• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia

Presidenciável em ascensão nas pesquisas, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, anda com a língua afiada e o pavio curto. Não à toa ele tem encontrado dificuldade para conseguir aliados mais ao centro: em partidos como o Democratas há resistência ao estilo estouradinho do pedetista, que abandonou o Congresso Nacional de Municípios, em Belo Horizonte (MG), no meio de sua participação.

Forma e conteúdo. O problema de Ciro, segundo o colunista da Gazeta do Povo Bruno Garschagen, não é apenas o temperamento explosivo, mas o fato de dizer uma besteira atrás de outra. Para Garschagen, Ciro – que já foi até ministro da Fazenda nos primeiros meses do Plano Real, foi migrando cada vez mais para a esquerda – comete erros grosseiros sobre vários temas de economia, e, por incrível que pareça, nem sempre é colocado na parede por entrevistadores após dizer alguma bobagem.

“Capitão do mato”. Ciro ainda chamou o vereador paulistano Fernando Holiday de “capitão do mato”. O colunista da Gazeta Paulo Cruz chama a atenção para a gravidade desse xingamento: o capitão do mato é o negro traidor dos seus irmãos – hoje, o traidor da “causa”. O negro, nessa mentalidade, não tem o direito a ter opiniões próprias, mas tem de obedecer cegamente a uma “consciência de raça”, seja lá o que isso signifique. Cruz recorda o antagonismo entre dois líderes negros norte-americanos, Malcolm X e Martin Luther King, para desenterrar as origens dessa ideia.

Previdência, ilusão e lendas urbanas

Uma das áreas em que Ciro demonstra pouco domínio, diz Bruno Garschagen, é a previdenciária. Mas isso não é privilégio do pré-candidato. Nosso editorial comenta uma pesquisa em que parte bastante significativa da população, independentemente de classe social e escolaridade, mostra não saber qual é o verdadeiro problema do INSS, preferindo acreditar que o sistema é viável e só tem déficits porque há muita roubalheira:

Para 75% dos entrevistados, o grande problema do INSS é a corrupção. Por esse raciocínio, se não houvesse roubalheira, provavelmente também não haveria déficit. Apenas 15% apontaram as falhas intrínsecas do modelo e o envelhecimento da população como os fatores por trás do rombo

É cadeia, mas parece casa

Aparentemente, alguns políticos viraram experts em administração penitenciária apenas depois de sentir na pele como a coisa funciona. Uma carta entregue à força-tarefa da Lava Jato descreve uma série de regalias que estariam sendo oferecidas aos presos da Lava Jato no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os presos – que incluem o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, os petistas André Vargas e Delubio Soares, o ex-senador Gim Argello e o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine – teriam zelador, segurança, cozinheiro, visita íntima e circulação livre dentro da cadeia

O nosso drama na fronteira

Enquanto nos Estados Unidos o presidente Trump tenta resolver os problemas criados por sua política de “tolerância zero”, o Brasil também tem precisa cuidar dos venezuelanos que batem à porta, fugindo do “socialismo do século 21” que devolveu nossos vizinhos ao século 19. O blog A Protagonista explica a lei sancionada por Michel Temer e como o governo planeja acelerar a emissão de documentos provisórios para os venezuelanos poderem trabalhar.

Voltando ainda mais no tempo...

O “socialismo do século 21” destrói a Venezuela, mas o “socialismo do século 3.º” fez seu estrago no Império Romano. Controle estatal sobre a produção, controle de preços, gastança pública ilimitada, burocracia sem fim, tudo isso já tinha sido testado por imperadores romanos – e, adivinhem só, falhou miseravelmente.

Na Arábia Saudita

Finalmente as mulheres conquistaram o direito de dirigir no país islâmico. Para comemorar, antes do Grande Prêmio da França, a saudita Aseel Al-Hamad dirigiu um Fórmula 1 da equipe Renault, dando uma volta no circuito de Paul Ricard.

Na Turquia

O presidente Recep Tayyip Erdogan conseguiu a reeleição no primeiro turno, e sua coalizão conseguiu maioria absoluta no parlamento. Somando os períodos como primeiro-ministro e presidente, Erdogan já acumula 15 anos no poder.

#MusicMonday: Sabedoria de mãe

O apresentador britânico James Corden, em seu quadro “Carpool Karaoke”, dá carona a artistas e, durante o passeio, eles conversam sobre sua carreira e, claro, cantam seus sucessos. Na semana passada, foi a vez de Paul McCartney, e o resultado foi tão sensacional que ganhou o mundo, com direito a histórias dos bastidores de canções como Let it BeShe Loves You.

No Paraná

O 7 a 1 não acaba. A Copa da Rússia já está entrando na última rodada da fase de grupos e a Copa de 2014 não acabou no Paraná. As obras que deviam estar prontas quatro anos atrás ainda não estão concluídas e o prazo dado pelo Tribunal de Contas do Estado já venceu.

Sem privilégios. Catarina Scortecci mostra que o presidente do TCE, Durval Amaral, envolvido em três escândalos, incluindo as operações Publicano e Quadro Negro, deve perder a prerrogativa de foro na esteira das decisões dos tribunais superiores.

Em Curitiba

Vai ter Copa, sim! Comerciantes da Rua da Cidadania Matriz se juntaram e encontraram uma maneira de não perder os lances da Copa do Mundo enquanto trabalham. Quem apenas está de passagem por ali também ganhou a chance de ver os jogos.

E vai ter truco também! O Guia listou cinco bares em Curitiba que são ideais para uma ou várias partidas com os amigos.

Bancada animal. A reportagem da Gazeta do Povo encontrou dez projetos em tramitação na Câmara de Vereadores que tratam do bem-estar de animais – alguns já chegaram a plenário e estão esperando votação: tem crematório público e animais nos ônibus. Spoiler: os pombos não vão gostar.

Tragédia urbana. Rogerio Galindo mostra como recentes mortes de moradores de rua colocam pressão sobre a política de atendimento da FAS. O que fazer quando o frio bate mais forte e mesmo assim as pessoas se recusam a ir para os abrigos?

Bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]