• Carregando...
Reunião da CCJ da Câmara dos Deputados que aprovou PEC para renovação do Judiciário.
Reunião da CCJ da Câmara dos Deputados que aprovou PEC para renovação do Judiciário.| Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Por 35 votos a 24, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz de 75 para 70 anos a idade-limite para aposentadoria de ministros nos tribunais superiores. Agora, a proposta segue para análise da comissão especial, que ainda pode modificar o texto antes de ele ir a plenário. Caso a PEC seja aprovada, o presidente Jair Bolsonaro terá o direito de indicar até o final do atual mandato mais dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF). Saiba mais.

Auxílio Brasil. O relator da MP que cria o Auxílio Brasil, deputado Marcelo Aro (PP-MG), fez modificações no texto e pretende obrigar o governo federal a reajustar automaticamente o benefício todos os anos.

Orçamento 2022. Já o projeto do orçamento para 2022 está em compasso de espera devido à indefinição em torno da PEC dos precatórios e das emendas de relator. Uma situação que pode trazer complicações, como explica Rodolfo Costa.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. Além dos problemas tecnológicos que suspenderam as prévias, o PSDB tem questões internas bem mais complicadas a resolver para 2022, como destaca Isabella Mayer de Moura. Também de olho nas eleições, Lula e o PT voltaram a defender pautas antidemocráticas. O PL anunciou uma nova data para filiação do presidente Jair Bolsonaro.

Alta dos combustíveis. Durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna defendeu a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis. Nos EUA, o presidente Joe Biden autorizou o uso de reservas de petróleo para conter a alta.

Giro pelo mundo. A pobreza crescente no Afeganistão está levando mais famílias a vender meninas para casamentos. Os Estados Unidos deverão retirar as Farc da sua lista de organizações terroristas. No México, a Justiça condenou religiosos por desaconselhar voto em apoiadores do aborto e ideologia de gênero.

Nossa visão  

Lula e a paixão por ditadores. O ex-presidente Lula demonstra que o amor do petismo pelos regimes ditatoriais é muito mais forte que qualquer tentativa de parecer comedido às vésperas de uma eleição presidencial. Em uma tacada só, defendeu as ditaduras cubana, venezuelana e nicaraguense, usando comparações que ofendem a inteligência de qualquer um que tenha a mínima noção do que se passa nestes países. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

É este Lula, fiel escudeiro de regimes carniceiros latino-americanos, que se apresentará ao eleitor brasileiro em 2022 posando de representante da “democracia”, contando com a ajuda de formadores de opinião mais comprometidos com a ideologia que com a verdade dos fatos. Lula não é um democrata, o PT não é democrata.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Bolsa de valores. Sem crise para elas: as 10 empresas que mais lucraram na temporada de balanços

Privatização x estatização. STF julga ações da oposição contra marco do saneamento; tendência é de manter a lei

Saúde. 4 erros comuns com antibióticos que podem causar resistência a bactérias

Colunas e artigos

Armas e segurança pública. Especialista em segurança pública e presidente da ONG Viva Brasil, Bene Barbosa é um dos principais ativistas em defesa do acesso a armas de fogo. Convidado do Gazeta Entrevista com Leda Nagle, ele critica as políticas de segurança e defende tentar um “outro caminho”.

Thaméa Danelon analisa os impactos da corrupção na economia.

Paulo Polzonoff comenta o tema da redação do Enem e mostra como isso reflete uma educação limitante.

Para inspirar

Um vestido de casamento diferente. Kelly Ann conheceu Anthony, um rapaz cego, ao perceber que ninguém o ajudava. Daí nasceu uma relação que neste mês se transformou em casamento. Para esse momento tão especial, a noiva criou um vestido que ele pudesse “enxergar”. Saiba como isso foi possível. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]