• Carregando...
coronavírus no Brasil
Desinformação sobre o coronavírus no Brasil é prejudicial. Desde o surto da gripe H1N1 em 2009 (foto) não há uma preocupação tão grande.| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Para começar. Não tem como deixar de falar sobre a “doença do momento” e os sintomas do coronavírus em humanos e no mercado financeiro. Como mostra a jornalista Isabella Moura, a China já avisou que o risco de contágio é maior que a Sars, mas menos letal. Apesar disso, o Ministério da Saúde garantiu que não haverá bloqueios de pessoas que retornem do país asiático como medida de impedir a proliferação do coronavírus no Brasil.

Também pudera. Não é só a doença: o Brasil nunca dependeu tanto da China, como mostra o editor de Economia Fernando Jasper. Portanto, vamos esclarecer o que é fake news sobre o coronavírus: da prevenção ao tratamento. Tire 15 Minutos do seu dia e descubra em nosso Podcast se o coronavírus tem cura, se há casos no Brasil e aproveite para ler esta lista de perguntas e respostas elaborada pela repórter Raquel Derevecki.

Inclui Correios e EBC. O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Salim Mattar, divulgou o novo calendário de privatizações previstas até 2022. Direto de Brasília, Jéssica Sant’Ana acompanhou e revela até que ponto o documento divulgado é diferente do previsto pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Disk Corrupção. Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro lançou um canal direto de comunicação para o setor empresarial denunciar diretamente tentativas de corrupção, lavagem de dinheiro, pirataria e crimes cibernéticos praticados contra a administração pública. Também de Brasília, Kelli Kadanus explica como funciona a nova ferramenta do Ministério.

Além do coronavírus no Brasil: o mais importante de ontem no país

Caso você não tenha visto muita coisa no noticiário além de reportagens sobre os riscos de coronavírus no Brasil, saiba o que mais aconteceu nesta quarta-feira (20):

Nossa visão

Editorial. A Gazeta do Povo analisa o novo plano para a paz no Oriente Médio, dessa vez elaborado pelo presidente norte-americano Donald Trump, após o fracasso de seus antecessores Jimmy Carter, Ronald Reagan, Bill Clinton e George W. Bush. Leia um trecho:

O status de Jerusalém sempre foi um entrave a qualquer entendimento entre israelenses e palestinos. Com os dois lados reivindicando a cidade para si, seja inteira (caso de Israel), seja a parte oriental (caso dos palestinos), qualquer solução haverá de desagradar pelo menos uma das partes, quando não ambas.

Cultura do medo. Precisamos falar [de novo] sobre o coronavírus: no Brasil e no mundo, a doença "dissemina" sintomas humanos à política. Para acabar com a desinformação, Paulo Polzonoff escreveu um artigo sobre como, em momentos de crise, o medo é utilizado para manipular informações. Neste caso, o manipulador é o Partido Comunista da China. Segue uma amostra do texto:

Em tempos de Internet, só há uma forma de conter a disseminação de informações: a força. Não à toa, pessoas têm sido presas por espalhar o que as autoridades chinesas consideram boatos, mas que são apenas informações sem o selo de autenticidade do Partido Comunista.

Mundo

Diante do crescimento do número de casos de coronavírus na China, alguns países começaram a retirar os seus cidadãos da cidade chinesa que é o epicentro do surto. Os primeiros foram Estados Unidos e Japão. Americanos que chegaram ontem aos EUA em um voo vindo de Wuhan ficarão isolados em uma base militar para exames minuciosos.

Enquanto autoridades tentam conter a propagação do vírus, especialistas cada vez mais conhecem as características da nova doença. Confira a comparação entre os números atuais e os da epidemia de Sars (sindrome respiratória aguda grave) de 2003.

Para inspirar

Adolescência. A Equipe Sempre Família faz um alerta: baixa autoestima, depressão e ansiedade podem ser consequências do início da vida sexual precoce. Leia na reportagem de Raquel Derevecki.

Tenha uma ótima quinta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]