• Carregando...
Marco Aurélio Mello
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello é o relator das duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) e uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) sobre a autonomia dos estados e do distrito federal para cuidar da saúde, dirigir o sistema único e executar ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além de adotar medidas de restrição ao transporte. Elas serão julgadas nesta quarta (15).| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. Nesta quarta-feira (15), o plenário do STF julga três ações sobre a autonomia dos estados para dirigir ações de saúde, vigilância e medidas de restrição ao transporte. Até o momento, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, estados e municípios podem adotar medidas de isolamento social, quarentena e suspensão de atividades. Nesta terça (14), a Advocacia-Geral da União apresentou recurso. Será que algo muda?

Para o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente pode decidir sobre o “momento oportuno” para um maior ou menor distanciamento social. Mas os ministros do STF vêm dando indicativos de que não aceitarão resposta que não seja baseada na ciência e nas recomendações internacionais. De Brasília, a correspondente Kelli Kadanus explica como impasse que chegou ao Judiciário. Clique aqui e entenda a divergência sobre isolamento social que opõe até STF e PGR.

Conteúdo aberto

Números incertos. O Ministério da Saúde confirmou 1.532 mortes e 25.262 casos de coronavírus no Brasil. O número de óbitos foi recorde para um único dia: 204 em 24 horas. Já o número de contaminados pode ser 15 vezes maior que o oficial, segundo estudo da USP e da UnB. Entre as autoridades, os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do Pará, Helder Barbalho, testaram positivo. Confira a curva da Covid-19 no Brasil comparada a outros países e por estados. Apenas no estado do Paraná já são mais de 800 casos confirmados.

Coronavírus na política. O vice-presidente Hamilton Mourão não gostou da entrevista do ministro da Saúde, Luiz Henrique Madetta, ao Fantástico no domingo (12). “Cruzou a linha da bola", disse. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diz que o governo “distorce" dados sobre o projeto de ajuda a estados e municípios; saiba mais. Também na Casa, três projetos suspendem ou tornam facultativos feriados para permitir a recuperação da economia. Em outra ação, a Funai organiza a distribuição de 308 mil cestas básicas para indígenas não saírem das tribos.

Pelo mundo. A Coreia do Sul divulgou suspeitas de reinfecção ou reativação da Covid-19 no organismo humano. Enquanto  isso, Itália, França e Reino Unido prorrogaram medidas de isolamento. Por outro lado, a Espanha relaxou o isolamento após a desaceleração dos contágios, diferente da Itália que permitiu apenas a reabertura parcial de algumas atividades. Os dois países foram os mais atingidos pelo coronavírus na Europa. Já a Índia prorrogou o lock down.

Podcast 15 minutos

Em apoio a Bolsonaro, Damares defende relaxar o isolamento social

Exclusivo para assinantes

Isolamento em baixa. De Brasília, Leonardo Desideri apresenta os resultados de dois estudos: a empresa de segurança InLoco e o Google mediram a adesão da população ao isolamento social. E os resultados não são bons, confira na reportagem. Leonardo também acompanhou a coletiva do ministro da Saúde e revela que, a partir de agora, os hospitais brasileiros serão obrigados a notificar os leitos desocupados. Já o Orçamento de Guerra deve finalmente ser votado nesta quarta-feira, escreve Olavo Soares, também de Brasília.

No Chile e nos EUA. Enquanto no Paraná testes rápidos estão chegando aos municípios, como revela Roger Pereira, no Chile serão testadas pessoas sem sintomas. Já nos Estados Unidos – lá como cá – o conflito é político: o presidente Donald Trump suspendeu o financiamento à OMS - Organização Mundial de Saúde. E na China, um péssimo exemplo: uma fast food proibiu negros de entrarem no restaurante “devido ao coronavírus”.

3 perguntas sem resposta. Em texto publicado na Gazeta do Povo, Ben Shapiro, do The Daily Signal, levanta três perguntas sobre a pandemia: o real índice de letalidade, a expectativa de uma segunda onda e o que podemos realmente fazer. Confira o artigo e entre no debate. O colunista João Pereira Coutinho também levanta questões sobre uma humanidade decadente. E na crônica de Paulo Polzonoff você confere que hoje o cinismo e o enfado venceram. Mas há esperança.

Minuto coronavírus

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Como relaxar o isolamento? A OMS divulgou um parecer para governos que consideram afrouxar medidas restritivas e reabrir estabelecimentos. A Gazeta do Povo avaliou as recomendações. Leia em nosso novo editorial: A busca pelos parâmetros para relaxar o isolamento.

Nem todos os países têm uma rede de proteção social que permita garantir uma renda minimamente decente aos atingidos pela crise econômica decorrente do coronavírus. Precisariam se manter indefinidamente em isolamento ou quarentena? Isso não faria o menor sentido.

Para inspirar

Memória afetiva.  É hora de dar um tempo no coronavírus e aproveitar um pouco o tempo em família. Pense nas relíquias de família que carregam histórias e emoções. Que tal aproveitá-las nesta quarentena para compartilhar com outras gerações? Carla Bastos Dias mostra como isso pode ser importante para a história familiar.

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]