• Carregando...
Senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL), presidente e relator da CPI da Covid.
Senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL), presidente e relator da CPI da Covid.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. Nos próximos dias, a CPI da Covid entra na reta final dos trabalhos. A cúpula da comissão confirmou que, na próxima semana, serão tomados os últimos depoimentos. Nesta quinta-feira (30), quem falou aos parlamentares foi o empresário Otávio Fakhoury, que reforçou críticas à vacinação contra a Covid e o uso de máscaras, mas negou integrar um esquema de disseminação de fake news. A expectativa da CPI é apresentar o relatório final no dia 19 de outubro. Olavo Soares detalha os passos derradeiros da investigação.

Eleições 2022. Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições, as discussões seguem a todo vapor. Cotado para concorrer ao Senado, o ex-juiz Sergio Moro teve reuniões com João Doria, Luiz Henrique Mandetta e representantes do MBL.

Superpartido. Já PSL e DEM se preparam para a convenção que deve oficializar a fusão das duas legendas e criar o União pelo Brasil. O Palácio do Planalto está de olho na movimentação. Rodolfo Costa diz por que a nova sigla é motivo de preocupação no governo.

Política, Economia e Utilidade pública

Sem horário de verão. O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou a possibilidade de retomada do horário de verão como forma de economizar energia em meio à crise hídrica. De acordo com ele, a alteração nos relógios não teria impacto como medida de economia.

Passaporte da vacina. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, derrubou a liminar que havia suspendido o passaporte da vacina no Rio de Janeiro. O presidente Jair Bolsonaro criticou a medida, comparando-a a uma mordaça. E você, é a favor ou contra o passaporte? Vote na nossa enquete.

Números da pandemia. O Brasil registrou mais 627 mortes por Covid-19 e 27.527 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.427.073 diagnósticos positivos e 596.749 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 146.320.236 com a primeira dose e 90.414.511 com a segunda.

Giro pelo mundo. O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi condenado à prisão por financiamento ilegal de campanha. Uma pesquisa revelou que 94,5% da população da Venezuela vive em situação de pobreza. E saiba como funciona e o que publica a Xinhua News, agência oficial do governo chinês.

O que mais você precisa saber hoje

Teleaborto. MPF age contra lei, ciência e autoridades para facilitar aborto em casa

Políticas públicas. Quais são os estados mais competitivos do país. E quem está na zona de rebaixamento

Combate à corrupção. MPF “fatia” Lava Jato do Paraná e redistribui casos para procuradores de 5 estados

Tributação. Reforma do IR reduz receita em R$ 47 bilhões mas não ameaça a dívida pública, diz governo

Nossa visão

Desemprego em queda. Depois de passar boa parte do ano apontando para direções opostas, os dois principais indicadores do mercado de trabalho no país, anunciados no fim deste mês de setembro, começam a convergir para mostrar uma ligeira melhora, embora ainda permaneçam muitos desafios pela frente. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A palavra certa não é bem “comemoração”, pois ainda temos dezenas de milhões de brasileiros que poderiam estar trabalhando, mas não têm emprego; mas há motivos para falar em “esperança” ao olhar mais alguns indicadores da Pnad Contínua relativos ao período de maio a julho, embora seja sempre necessário observar todas as nuances para não pintar um quadro nem otimista, nem pessimista demais.

Leia a íntegra do editorial

Colunas e artigos

Teorias sobre a facada. O jornalista Joaquim Carvalho lançou no YouTube a produção “Bolsonaro e Adélio – Uma Fakeada no Coração do Brasil”, que sustenta que o atentado ao presidente não passou de uma farsa eleitoral. Isso faz algum sentido? É o que discute o podcast Quarentena Cult.

J.R. Guzzo comenta o depoimento de Luciano Hang à CPI da Covid e diz que ele não revelou nada de nada.

Madeleine Lacsko denuncia os grupos de internet que estão incentivando jovens a cometer suicídio.

O podcast 15 Minutos debate a polêmica em torno dos passaportes da vacina, que agora estão sendo analisados pelo Congresso.

Para inspirar

Formação para refugiados. O Brasil tem hoje 57 mil refugiados reconhecidos. Para ajudar essas pessoas, que deixaram seus países em busca de uma nova vida, surgiu a Toti, uma empresa que oferece a elas formação em tecnologia. Conheça esse trabalho na reportagem de Milena Prado. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]