• Carregando...
Cpi da Lava Jato: Deputados. Charge do Paixão.
| Foto: Charge do Paixão

Corre no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso do doleiro Paulo Roberto Krug, condenado pelo então juiz federal Sergio Moro. Pede-se a nulidade do processo “diante do claro e inequívoco impedimento” de Moro. Parece recente? Nada disso: o caso é antigo, de 2003. Será decidido até quinta-feira (19). E pode ser um prelúdio do que vem pela frente. De Brasília, Kelli Kadanus mostra sete julgamentos decisivos para Moro e a Lava Jato na pauta do STF.

E como pressão pouca é bobagem, tem deputado querendo colocar a cabeça na terra de vergonha por ter assinado a CPI da Lava Jato (veja quem assinou). Falaram até que não sabiam o que assinavam, que foram enganados. Já são nove deputados que pedem a retirada de seus nomes. Mas agora é tarde e a última esperança de Moro e Deltan Dallagnol para evitar o Constrangimento Parlamentar de Inquérito (CPI) chama-se Rodrigo Maia. A CPI, inclusive, é tema do Editorial da Gazeta do Povo:

"Se a CPI for instalada, estará atropelando a Constituição Federal e consagrando um vale-tudo político"

A CPI virou trending topics no Twitter, assim como a CPI do Lava Toga (com a hashtag #LavaTogaSim) e a Capitu. Sim, isso mesmo. Ainda bem que a gente tem o Paulo Polzonoff para explicar como um personagem de Machado de Assis foi parar no Twitter. E já que estamos falando de literatura, indico para você um pouco de história: saiba como o capitão Sérgio Macaco evitou que a ditadura matasse 100 mil pessoas.

Economia

Cautela. Esse é o posicionamento da Petrobras em relação a um aumento dos combustíveis devido à alta do petróleo causada pelo ataque de drones a instalações petrolíferas sauditas. Analistas também sinalizam que uma eventual alta poderia gerar atritos com os caminhoneiros. O que é certo que uma crise nos preços do petróleo não poderia vir no pior momento do crescimento da economia mundial. E também coloca um ponto de interrogação nos planos da Saudi Aramco, a petrolífera atingida, em realizar o maior IPO da história, estimado em US$ 2 trilhões.

Se a cautela domina o mundo do petróleo, as expectativas são favoráveis para o comércio. A combinação de juros baixos, inflação controlada e mais crédito contribuem para o comércio deslanchar, especialmente no último trimestre do ano, no qual estão concentradas três importantes datas: Dia das Crianças, Black Friday e Natal. E por falar em comércio, as ações das varejistas brasileiras foram abaladas pela chegada do Amazon Prime – um serviço que combina frete grátis com serviços de streaming. Veja os motivos.

Mundo

Na Venezuela, o líder opositor Juan Guaidó confirmou que Maduro abandonou as negociações que estavam sendo mediadas pela Noruega. Enquanto isso, o regime chavista anunciou a formação de uma mesa de negociação paralela com quatro partidos de oposição minoritários, sem a presença de Guaidó e aliados.

O grupo anunciou que deputados chavistas voltarão para a Assembleia Nacional, o parlamento liderado por Guaidó de maioria opositora, para organizar novas eleições legislativas. Partidos de oposição rechaçaram o acordo. Também na segunda-feira, grupos armados pró-Maduro fizeram disparos para dispersar uma manifestação de professores em Caracas.

Por hoje é só. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]