• Carregando...
Chico Rodrigues - Senado
Chico Rodrigues, ao fundo, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, à frente: acusado pela PF por envolvimento em esquema criminoso.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Para começar esse resumo de notícias. Flagrado com dinheiro escondido entre as nádegas durante operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal em Boa Vista (RR), na quarta-feira (14), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) foi afastado do cargo pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF explicou como suspeitou do dinheiro na cueca do senador, onde havia quase R$ 30 mil.

Autorizada por Barroso, a operação Desvid-19 apura desvios de recursos de emendas parlamentares para ações de combate à Covid-19. Mas o “currículo” do senador tem outras suspeitas. Apuração do jornalista Wilson Lima, de Brasília, mostra que o parlamentar usou  verba pública para “fazer supermercado”; confira a lista de compra e as notas apresentadas por Chico Rodrigues, que incluem palito de dente, papel higiênico, rosca de coco, manteiga, café, ketchup e açúcar. Além disso, segundo a PF, Chico atuou para fraudar licitações públicas.

[Ex-]amigo. O caso aconteceu no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro disse que daria uma “voadora no pescoço” de membros do governo que se envolverem em corrupção. Até então, Chico Rodrigues era vice-líder do governo no Senado, e foi removido pelo presidente da função. O parlamentar é um velho conhecido de Bolsonaro, a quem já se referiu como “quase uma união estável”. De Brasília, o correspondente Rodolfo Costa conta a trajetória de Chico Rodrigues, da amizade com Bolsonaro ao dinheiro na cueca.

Utilidade pública

Atualização. O Brasil registrou 713 mortes por coronavírus e 28.523 novos casos em 24 horas, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. No total, são 5.169.386 diagnósticos, 152.460 óbitos e 4.599.446 recuperados. No Paraná, apesar da nova desativação de UTIs-Covid em Curitiba, a quinta-feira registrou o maior número de mortes causadas pela doença em outubro; saiba mais.

Mobilidade. Com a redução de casos no Brasil, a Ponte da Amizade foi reaberta em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai. A ponte estava fechada desde março. O jornalista Anderson Gonçalves traz mais detalhes sobre a reabertura, que inclui pedido da prefeitura de Foz para novas UTIs exclusivas para Covid. Também sobre mobilidade, em reportagem, Mariana Ceccon revela que a pandemia destaca uma urgência: a revisão do modelo de transporte público brasileiro.

Política e economia

Bate-boca no STF. O plenário do Supremo Tribunal Federal aprovou por 9 votos a 1 a decisão do presidente do STF, Luiz Fux, que derrubou uma liminar de Marco Aurélio - que mandou soltar o traficante André do Rap, líder do PCC agora foragido. Na quarta-feira (14), o plenário formou maioria, mas nesta quinta Marco Aurélio acusou Fux de autoritarismo. Outros colegas também criticaram Fux pela forma como derrubou a limitar, estremecendo a relação entre Fux e ministros “garantistas”. Por falar no caso, o advogado do traficante disse que “plano de fuga é um folclore”.

Crise fiscal e impostos. A preocupação dos investidores com um possível afrouxamento da austeridade fiscal do governo para criar um novo programa social no lugar do Bolsa Família tem afetado a gestão da dívida pública. A correspondente Jéssica Sant’Ana explica como a situação pode colocar o país à beira de uma crise fiscal. Uma solução parece essencial para criar segurança jurídica aos investidores, algo também essencial neste momento de debate de reforma tributária. Por falar nisso, pela primeira vez, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que pode desistir da “nova CPMF”, imposto sobre transações digitais.

Giro pelo mundo. Novos capítulos na “novela” das eleições presidenciais norte-americanas. Após o cancelamento do segundo debate, Donald Trump e Joe Biden disputam a audiência na TV em conversas com eleitores. Vale ainda entender a nova denúncia contra Biden, que teve e-mails comprometedores divulgados sobre relações com uma empresa ucraniana de energia. Na Europa, o negociador do Reino Unido para o Brexit afirmou que está "decepcionado" com a União Europeia, sobre as negociações bilaterais de saída do país do bloco econômico.

O que mais você precisa saber hoje

Artigos e colunas

Para o fim de semana. Temos novas recomendações de leituras e podcasts para seu fim de semana. Agende-se para ouvir o podcast Quarentena Cult sobre o filme “Primer” e os melhores filmes de viagem no tempo da história. O escritor e jornalista Paulo Polzonoff destaca o ponto mais baixo a que um homem pode chegar: o dinheiro entre as nádegas. Já o professor Francisco Razzo dá uma aula sobre a impureza moral da história. O apresentador norte-americano Ben Shapiro explica por que os progressistas odeiam Amy Barrett, juíza indicada por Trump à Suprema Corte.

Nossa visão

Editorial. A letargia do Congresso neste fim de 2020 também tem outros motivos: disputas internas de poder que podem inviabilizar ou atrasar projetos que são urgentes para o país, como o próprio Orçamento da União. Tema para nosso novo editorial: Disputas internas paralisam o Congresso e prejudicam o país.

O pano de fundo da queda de braço é a disputa pela presidência da Câmara, no início do ano que vem, e há quem tema que o relator, dado o curto espaço de tempo que os congressistas terão para discutir o orçamento, ganhe importância suficiente para usar o cargo como peça de barganha eleitoral, para si ou para o grupo a que pertence. A chave seriam as “emendas de relator”, que já estiveram no centro de uma disputa de R$ 30 bilhões entre o Congresso e o presidente Jair Bolsonaro no início deste ano.

Para inspirar

Fim de semana sem raiva. O fim de semana chega, mas você tem raiva por que a pandemia não permite sair de casa? Ou frequentemente sente incômodo com atitudes de amigos, familiares? A forma como se lida com a raiva é que pode ser um problema. Mas calma, a repórter Rossana Bittencourt escreveu uma reportagem para ajudar a lidar com a raiva para que esse sentimento não domine você.

Aproveite o fim de semana para colocar suas leituras da Gazeta do Povo em dia e tenha um ótimo fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]