• Carregando...
STF
Plenário do STF| Foto: Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. Nesta quarta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma um julgamento interrompido em 2017. Os ministros podem mudar uma orientação do Ministério da Saúde que não permite que homens que tiveram relação homossexual recente doem sangue. Movido pelo PSB, o processo alega que a regra viola a dignidade da pessoa humana. De Brasília, Leonardo Desideri explica o que está em jogo e qual é a tendência final para o julgamento.

Corrupção. Está mais difícil combater esse mal. A constatação é do procurador da República e coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, ao comentar os seis anos de Lava Jato, a serem celebrados no próximo dia 17 de março. Confira na reportagem de Camila Abrão os maiores obstáculos da Lava Jato segundo Deltan Dallagnol e leia ainda o novo artigo do procurador na Gazeta do Povo.

Crise dois em um. Em uma semana que começou com o mercado financeiro em pânico devido à queda do preço do petróleo e à expansão do coronavírus, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez algo raro: parou para conversar com a imprensa por 15 minutos na porta do ministério. De Brasília, a correspondente Jéssica Sant’Ana mostra o que o governo pretende fazer para enfrentar a(s) crise(s).

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Alarmismo. Não há como minimizar a seriedade dos problemas que levaram ao caos nos mercados, mas o alarmismo exagerado foi um dos motores do pânico financeiro da última segunda-feira. Este é o tema do novo editorial da Gazeta do Povo, leia agora.

Mesmo admitindo-se que Guedes não quisesse colaborar para aprofundar o pânico, não há como minimizar a seriedade dos problemas que levaram ao caos nos mercados. Este é mais um caso em que o Brasil está na carona, sofrendo as consequências das ações de outros atores no tabuleiro mundial, independentemente de todas as “coisas certas” que estejam sendo feitas internamente.

Deltan na Gazeta. Em novo artigo publicado na Gazeta do Povo, os procuradores da República Deltan Dallagnol e Júlio Noronha escrevem sobre o desmonte de um quebra-cabeça desvendado pela Lava Jato; entenda em que contexto as peças foram encaixadas.

Para conferir sentido a cada peça, pequena ou grande, a única solução é aproximar e unir as peças pequenas e também as grandes. O isolamento das peças grandes, como se fossem realidades à parte, é contraproducente para a própria montagem de cada quebra-cabeça menor, para a identificação de diversas das imagens e para a compreensão do todo.

Mundo

Venezuela. Atendendo a uma convocação do presidente interino Juan Guaidó, milhares de venezuelanos voltaram a marchar contra a ditadura de Nicolás Maduro. Enquanto o grupo liderado por Guaidó avançava pelas ruas de Caracas, uma barreira da Guarda Nacional Bolivariana os esperava na avenida Francisco Solano. Saiba mais sobre o novo protesto em Caracas e outras cidades do país vizinho.

Coronavírus. Murilo Basso e Isabella Mayer mostram que a expansão do novo vírus pelo mundo se tornou uma arma política nos Estados Unidos. As autoridades, inclusive, vêm aumentando precauções. A sede da ONU em Nova York, por exemplo, foi fechada para o público. No Velho Continente, a Itália pode receber apoio da União Europeia no combate à doença. E o surto também já preocupa produtores brasileiros. Carlos Coelho mostra como o coronavírus na China afeta a economia do Paraná e, de Brasília, Olavo Soares mostra que o medo do surto ameaça até mesmo as manifestações pró-Bolsonaro de 15 de março.

Para inspirar

Relacionamentos abusivos. Em reportagem especial para a Equipe Sempre Família, a jornalista Carla Bastos mostra que o vínculo entre mãe e filhos pode evitar relacionamentos abusivos futuros. “Se for preciso lidar com relações parentais hostis ou agressivas, o indivíduo irá buscar, de maneira inconsciente, relações abusivas em algum grau”, afirma a psicóloga Renata de Azevedo. Confira na reportagem.

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]