• Carregando...
Eduardo Bolsonaro e a incrível escola de diplomatas amadores
| Foto: Paixão

Bom dia!

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) tem o mérito de tornar diplomacia um assunto de conversa de padaria. Com a hipótese de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) assumir a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, surge uma série de perguntas. Uma delas é: quem fica no lugar do infante na Câmara dos Deputados? Giorgio Dal Molin apresenta a você o médico Vinícius Rodrigues.

Outra vaga que fica aberta é a de presidente do PSL em São Paulo – a briga pela cadeira já começou. Tiago Cordeiro, por sua vez, lista os nomes das figuras que apitam na política externa brasileira – cada vez mais nas mãos de diplomatas amadores – e Filipe Figueiredo analisa os prós e os contras de nomear Eduardo como embaixador.

E já que o assunto é o Itamaraty, Leandro Desideri esclarece por que o Brasil está cada dia mais alinhado com países islâmicos nas votações de textos da ONU.

Opinião da Gazeta

No editorial desta terça (16), a Gazeta do Povo comenta o “jeitinho” que o Congresso arranjou para conseguir um descanso no meio do ano, mesmo impedidos constitucionalmente de fazer recesso antes de aprovar a lei de diretrizes orçamentárias de 2020 – e com a tarefa da reforma da Previdência pendente:

Na iniciativa privada, seria impensável que toda uma equipe responsável por um projeto crucial para o futuro da empresa resolvesse sair de férias ou deixar de aparecer no escritório antes de concluir o trabalho – especialmente quando essa atitude contrariasse frontalmente as regras estabelecidas pela própria companhia.

Imagem do dia

A contagem anual de cisnes da Rainha Elizabeth II começou no Rio Tâmisa nesta segunda-feira. O evento teve início no século XII como um ritual para garantir que haveria cisnes suficientes para banquetes, mas hoje está relacionado à conservação das aves.
A contagem anual de cisnes da Rainha Elizabeth II começou no Rio Tâmisa nesta segunda-feira. O evento teve início no século XII como um ritual para garantir que haveria cisnes suficientes para banquetes, mas hoje está relacionado à conservação das aves. | Tolga Akmen/AFP

Aprofunde-se

Paulo Cruz explica por que não há nada de conservador em criticar a escolha de Halle Bailey para o papel de Ariel no live action de A Pequena Sereia:

"O indivíduo de temperamento e disposição conservadoras, de acordo com Michael Oakeshott em Conservadorismo, 'é precavido, e está sempre disposto a indicar se concorda ou discorda, nunca em termos absolutos, mas em graus. Seu paradigma o obriga a enxergar dada situação de mudança nos termos da propensão para disruptar a familiaridade dos aspectos de seu mundo'."

Lá fora

Trump decretou mudanças radicais nas políticas de asilo dos Estados Unidos, para tentar reduzir o número de centro-americanos que chegam ao país em busca de refúgio. Entre outras medidas, a regra permitirá aos solicitantes procurar asilo no país apenas se forem recusados por outras nações antes de chegarem ao território americano.

  • Um novo aeroporto no Peru pode significar um ponto final na história de Machu Picchu. Luan Galani explica o porquê.

As dicas que só a Gazeta traz

Tenha uma ótima terça-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]