• Carregando...
Em dia de julgamento importante no STF, PSL se divide em disputa pela liderança
| Foto: Charge do Paixão

Bom dia!

Se você dormiu cedo ontem, talvez não tenha acompanhado o cabo de guerra dentro do PSL na Câmara dos Deputados. Primeiro, os deputados da ala bolsonarista anunciaram que tinham conseguido o número suficiente de assinaturas para derrubar Delegado Waldir (GO) da liderança do partido - a ideia era emplacar o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, no cargo. Mas, houve reviravolta e outras duas listas foram apresentadas (uma para tirar Eduardo e outra para destituir Waldir novamente). Resumo: sobrou para o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), resolver a situação.

O repórter Olavo Soares acompanhou o caso o dia todo e mostra como a queda de braço pelo controle da legenda afeta as votações do governo no Congresso.

Já Kelli Kadanus faz uma leitura de como deve votar cada ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da validade da prisão após condenação em segunda instância judicial, marcado para esta quinta-feira (17). O ex-presidente Lula é um dos presos da Lava Jato que pode se beneficiar dessa decisão.

Economia

Mais uma startup brasileira ganha o status de unicórnio (valor de mercado superior a US$ 1 bilhão). A Ebanx recebeu um novo aporte do grupo americano FTV Capital e passa a integrar a lista que já tem Loggi, 99, iFood, Movile, Nubank, Gympass, Stone e Arco. A empresa tem planos ambiciosos, como conta a editora de Economia Cristina Seciuk: quer liderar os pagamentos na América Latina para empresas globais.

Dos unicórnios para o universo fitness. Você sabia que o Brasil é o segundo país no mundo em número de academias, atrás apenas dos Estados Unidos? Só que diferente dos americanos, nós desfrutamos de mais espaço para treinar, não enfrentamos (tanta) fila para usar os equipamentos e ainda recebemos mais atenção dos professores. Quem conta outras diferenças desta área dos negócios é o repórter Andrea Torrente.

Já na busca por novas receitas, montadoras de veículos se voltam a nichos de mercado até então pouco explorados. Com a mudança do perfil dos consumidores - que estão deixando o carro de lado pelo uso de mobilidade - o setor aposta na oferta de serviços como alternativa de ganhos.

Mundo

Não há dúvidas de que 2019 ficará marcado como um ano de grande instabilidade na América do Sul: protestos violentos no Equador, disputa entre poderes no Peru, agravamento da crise econômica na Argentina, ressurgimento das FARC na Colômbia, colapso político e social na Venezuela e um presidente que quer ficar indefinidamente no poder na Bolívia. Para lhe ajudar a entender essa onda de instabilidade na região, a Gazeta do Povo preparou um amplo guia que explica a situação atual e a origem da crise em cada país sul-americano, com texto, fotos e gráficos que ajudam a compreender a situação pela qual passa o nosso continente.

E, para descontrair, não deixe de conferir, também, o mais novo "ensaio fotográfico" do ditador norte-coreano Kim Jong-un, em que ele aparece montado em um cavalo branco, passeando por uma montanha sagrada. Especialistas dizem que pode ser o presságio de um grande anúncio.

Amanhã tem mais! Boa quinta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]