• Carregando...
Bolsonato tem 28 pedidos de impeachment na Câmara dos Deputados
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. O presidente Jair Bolsonaro já havia reclamado da decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou estados e municípios a decretarem isolamento social. Nesta quarta (6) o STF foi além: autorizou governadores e prefeitos a restringirem a locomoção e o transporte interestadual ou intermunicipal sem observar determinações federais, o que aumenta o poder dos governadores em divisas estaduais.

A ideia é transpor uma ferramenta regional de enfrentamento ao coronavírus, desde que os governantes sigam regras para não afetar o abastecimento. Se isso pode piorar a já desgastada relação do Executivo com o Judiciário, ainda não se sabe. Mas o próprio STF se movimenta para acabar com as “canetadas monocráticas” em escolhas presidenciais para cargos de confiança.

Após o ministro Alexandre de Moraes barrar a indicação de Alexandre Ramagem a diretor-geral da Polícia Federal, o ministro Marco Aurélio Mello propôs mudar o regimento interno da Suprema Corte para que apenas uma decisão colegiada autorize a “canetada”. Mas a mudança não será fácil. De Brasília, o correspondente Leonardo Desideri explica o que é a “ministrocracia” e como canetadas do STF podem estar com os dias contados.

Conteúdo aberto

Mais estados e municípios. O Senado aprovou, enfim, o projeto que garante auxílio financeiro a estados e municípios em decorrência da pandemia de coronavírus. Correspondente da Gazeta do Povo no Congresso, Olavo Soares mostra os detalhes do socorro de cerca de R$ 125 bilhões. O “bônus” deve ser essencial em um momento em que os estados endureceram o isolamento; saiba quais já decretaram ou estão por decretar o chamado lockdown. Uma das primeiras capitais a decretar a medida, Belém irá receber o apoio de Curitiba para triagem de casos.

Atualização e fila de testes. Já são 8.536 mortos e 125.218 infectados pelo novo coronavírus no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, com novo recorde de registro de óbitos em 24 horas: 615. Cerca de 100 mil exames aguardam resultados nos Laboratórios Centrais (Lacen) dos estados. A promessa é que a fila seja zerada na próxima semana com o uso de testes em massa, informa o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Já o ministro da Saúde, Nelson Teich, garantiu que máscaras N95 poderão ser reutilizadas a partir da esterilização com radiação ultravioleta.

Só mudou o endereço. Enquanto a pandemia arrefece na Europa Ocidental, mais casos de coronavírus têm sido reportados no Leste Europeu, na África, no Sudeste Asiático, no leste do Mediterrâneo e nas Américas, relata a OMS - Organização Mundial de Saúde. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump voltou atrás nos planos de encerrar a força-tarefa da Casa Branca. Já a China se recusa a iniciar investigação internacional sobre origem do vírus; veja os argumentos.

Minuto coronavírus

Exclusivo para assinantes

Brasil: tecnologia em alta, economia em baixa. O Senai Paraná e a TNS Nanotecnologia apostam em um spray para blindar superfícies por até dois dias da Covid-19. A repórter Juliana Fontes mostra o desenvolvimento dessa solução paranaense pioneira no mundo. Mas enquanto soluções definitiva não chegam, como uma vacina, a economia segue infectada e sofre com o dólar batendo novo recorde. Os editores Fernando Jasper e Giulia Fontes explicam como o ministro Paulo Guedes prevê a recuperação da economia em “V” após a pandemia. Não será fácil.

Esperanças e provocações. No Blog Certas Palavras, Célio Martins apresenta estudos da Holanda e de Israel sobre novas descobertas de anticorpos contra o coronavírus; entenda por que isso é fundamental para um tratamento. Já os pesquisadores da Fundação para Educação Econômica Antony Davies e James R. Harrigan fazem uma provocação. Leia o artigo: Nenhuma medida salva vidas. Elas apenas compensam vidas. Outra provocação é feita pelo escritor Carl Tomas: A geração que enfrentou a fome, a pólio e a guerra teria vergonha de nós, diz o autor.

Vozes na Gazeta. Nossos colunistas também trazem leituras políticas para você. Guilherme Macalossi escreve: O “cala boca” de Bolsonaro é o sinal para a ação dos seus extremistas. No artigo Ele tem sempre razão, o professor de Filosofia Francisco Razzo traz a reflexão: "A história está aí para nos advertir". Aproveite e conheça outros colunistas neste link.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Moro e a PF. Agora que – enfim – foi empossado o novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Souza, trazemos aqui três convites de leitura.

O primeiro é uma reportagem de Camila Abrão, que revela em miúdos quem é quem na equipe do novo diretor da PF. Segundo convite: nossa correspondente em Brasília Kelli Kadanus detalha o que o diretor da Polícia Federal pode ou não revelar ao presidente da República.

Por fim, fica o convite para a leitura do novo editorial da Gazeta do Povo, com nossa visão sobre o depoimento do ex-ministro Sergio Moro, que saiu do governo por conta da demissão de Maurício Valeixo da diretoria da PF. Moro prestou depoimento no último sábado, reiterando acusações de interferência do presidente Jair Bolsonaro na corporação.

Este esforço de Moro para deixar a situação em pratos limpos a respeito do alcance de suas afirmações – mais uma descrição de fatos do que propriamente denúncias ou acusações, ao menos no sentido legal da palavra – é apenas uma das demonstrações de que não houve, da parte do ex-ministro, as intenções obscuras, quiçá com ramificações políticas, que lhe foram atribuídas após sua saída do governo.

Podcast 15 Minutos

Para inspirar

Vídeo. Editora da Equipe Sempre Família, Angélica Favretto gravou um vídeo em que apresenta 5 características das pessoas assertivas. Será que você é uma delas? Confira.

Aproveite nossas dicas de leituras e tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]