• Carregando...
Pix instabilidade
Pix começou a operar em capacidade total nesta segunda-feira (16).| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para começar esse resumo de notícias. As eleições ainda não acabaram em 18 capitais brasileiras. Mas enquanto o “papo político” acontece, você prestou a atenção em outras informações de impacto no seu dia a dia nesta segunda-feira?

PIX. Desde ontem (16), a alternativa de pagamentos instantâneos dos bancos brasileiros entrou em funcionalidade. Com mais de 70 milhões de cadastros ativos, o PIX estreou “para valer”. Com ele, agora é possível fazer transferências imediatas, sem depender do horário bancário, inclusive em finais de semana. Em reportagem, Cristina Seciuk mostra todos os detalhes do PIX e por que o sistema é seguro. Mas não “marque bobeira”: confira também como evitar fraudes de criminosos que simulam a ferramenta para aplicar golpes.

Vacina. Após, nos últimos dias, a vacina da Pfizer e a russa Sputnik V apresentaram mais de 90% de eficiência na imunização contra o novo coronavírus, segundo os cientistas, nesta segunda (16) foi a vez da vacina da Moderna apresentar 94,5% de eficácia. Diferente da Pfizer, o imunizante da Moderna não precisa de temperatura de 80 graus negativos para ser transportada, o que facilita a logística. Saiba tudo sobre a novidade.

Eleições 2020

Segundo turno. Após a abstenção ficar próxima a 25% no primeiro turno,  os candidatos têm agora o desafio de incentivar os eleitores a irem às urnas. Por isso, a Gazeta do Povo analisou as estratégias eleitorais em três das capitais. Saiba o que esperar da disputa entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo; entenda melhor a disputa no Rio de Janeiro entre o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM); e confira a importância estratégica da decisão entre Manuela D’Avila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre. E veja o que mais você precisa saber sobre Eleições 2020 neste momento:

No Brasil e no mundo

Emprego, renda e benefício fiscal. Uma nova rodada do auxílio emergencial foi creditada nesta segunda (16), agora, para 3,6 milhões nascidos em outubro. Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto avaliou que a prorrogação de auxílios pode ser ruim para a economia. Enquanto isso, levantamento do Dieese mostra que houve redução de acordos coletivos e salariais na pandemia. Um setor, contudo, foi beneficiado nesta segunda-feira: o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou a isenção de imposto de importação de bens de capital e de informática.

Utilidade pública. Em 24 horas, o Brasil registrou 13.371 novos casos de coronavírus e 216 óbitos pela doença, elevando o total de diagnósticos confirmados para 5.876.464 e de mortes para 166.014, segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Desse total, 5.322.406 estão recuperados. Em um reflexo direto da pandemia, a queda nos estoques de sangue e hemoderivados já chega a 20% no país.

Giro pelo mundo. Se no Brasil a apuração do primeiro turno foi definida, nos Estados Unidos a eleição presidencial ainda não acabou. Confira em que pé estão os processos judiciais que Donald Trump moveu nos estados decisivos para evitar a derrota contra Joe Biden. Também nos EUA, mais de 300 mil nova-iorquinos deixaram a cidade desde o início da pandemia, segundo números dos correios locais. No Peru, segue a crise política: no domingo, o presidente interino e ministros renunciaram após protestos violentos. Nesta segunda (16), o Congresso peruano elegeu um novo presidente interno; saiba quem é Francisco Rafael Sagasti, terceiro chefe do Executivo em apenas uma semana.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Análises eleitorais. Nossos colunistas se debruçaram para analisar as eleições. O jornalista J.R. Guzzo avalia se Bolsonaro sai mais fraco ou mais forte das eleições municipais, enquanto a jornalista Madeleine Lacsko mostra que São Paulo vai reencontrar o passado no 2º turno, após sepultar o PT e o bolsonarismo. Em sua nova crônica, o escritor Paulo Polzonoff destaca: Aconteceu. Você se distraiu e o PSOL virou o novo PT . Célio Martins discorda e pensa que dizer que o Psol é o novo líder da esquerda é uma avaliação precipitada. Mas, como mostra Luciano Trigo, cada vez mais há uma nova luta de classes: pobres de direita contra ricos de esquerda.

Nossa visão

Editorial. A julgar pelos números do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), medido pelo Banco Central e considerado uma “prévia” do PIB, embora com método de cálculo ligeiramente diferente, o país deixou para trás a recessão técnica no terceiro trimestre deste ano. Tema para nosso novo editorial: O fim da recessão.

A percepção de que o governo não está comprometido com o ajuste pode ser tão ou mais mortal para a recuperação da economia quanto uma nova onda de Covid-19, já que neste caso se trata de decisões ruins tomadas internamente, não de ocorrências externas e alheias à vontade do governo.

Para inspirar

Hora da terapia? Quando as brigas não vão embora, mas o casal ainda se gosta, há duas alternativas: insistir até a crise passar ou buscar ajuda profissional. E não há nada deerrado nisso. Em reportagem, Rossana Bittencourt mostra a opinião de uma psicóloga que revela 4 sinais de que é hora de buscar uma terapia de casal.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]