• Carregando...
Município de Jardim Olinda, no Paraná, tem 1.331 habitantes e seria impactado.
Município de Jardim Olinda, no Paraná, tem 1.331 habitantes e seria impactado.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Jardim Olinda

Bom dia!

Hoje destacamos duas medidas que estão por vir: regras da Nova Previdência que só entram em vigor em 2020 e a discussão no Congresso sobre a proposta de fusão de municípios.

Sobre a Previdência. A reforma da Previdência entrou oficialmente em vigor, mas há regras que só valem para o ano que vem. É o caso das novas alíquotas de contribuição, isto é, dos porcentuais que serão descontados do salário do trabalhador e repassados ao INSS. A correspondente Jéssica Sant'Ana conta todos os detalhes.

Sobre a fusão dos municípios. A PEC do Pacto Federativo prevê que municípios com até 5 mil habitantes que não tenham sustentabilidade financeira sejam incorporados a outros, com melhores índices fiscais. A repórter Giulia Fontes conta como o governo quer fazer a fusão. Spoiler: não há consulta à população.

Como será a quinta-feira (14). Para entender, precisamos voltar aos fatos de quarta (13). A 11ª Cúpula do Brics começou em Brasília. A assinatura de diversos atos entre Brasil e China e o anúncio de que os dois países estudam um acordo de livre comércio foram os destaques do dia.

E outro acontecimento chamou a atenção na capital brasileira. Representantes de Juan Guaidó, o presidente interino da Venezuela, entraram na embaixada venezuelana, controlada por representantes de Nicolás Maduro. Houve confusão no local, com a presença do batalhão de choque da PM. A correspondente Kelli Kadanus fez toda a cobertura.

O mais importante de ontem no Brasil

Economia

Nossa opinião. O editorial destaca a ajuda para os mais vulneráveis entre os desempregados, no caso, os jovens. O programa Verde e Amarelo alivia encargos trabalhistas especialmente para a contratação de jovens em busca do primeiro emprego ou da inserção profissional:

"Espera-se que o programa Verde e Amarelo seja um piloto bem-sucedido para uma futura desoneração mais ampla da folha de pagamentos"

Alexandre Garcia destaca que “estamos atrasados e temos pressa". Leia aqui a coluna.

Mundo

No primeiro dia de sua presidência interina na Bolívia, Jeanine Áñez deu posse ao novo comando militar e disse que vai revogar a medida que permitiu que Evo Morales concorresse ao quarto mandato. Os protestos continuam no país.

O Chile também viveu mais um dia de protestos. O governo de Piñera anunciou há alguns dias que vai dar início à elaboração de uma nova constituição do país, uma das principais demandas dos manifestantes.

Entrevista. Entrevistamos o biólogo, fisiologista e geógrafo americano Jared Diamond. Para ele, “assim como pessoas, países enfrentam crises”.

Educação

Há mais de um ano, no sertão da Bahia, escolas públicas de quatro municípios estão, progressivamente, se "tornando" veganas. Mas a iniciativa não parte das próprias cidades, é uma diretriz do Ministério Público. A repórter Isabelle Barone explica todos os detalhes.

Para inspirar

Uma história para começar bem o dia. Raquel Derevecki, do Sempre Família, mostra que um motorista de aplicativo socorreu uma criança e esperou horas no hospital sem cobrar nada. Ele levou a menina e a mãe dela rapidamente até o hospital e fez questão de transportá-las de volta para casa.

Tenha um ótimo dia e bom descanso no feriado de sexta-feira (15)!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]