• Carregando...
Fizemos as contas: quanto você ganha em caso de redução de salário ou suspensão de contrato
| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

Bom dia!

Para começar. O novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda permite a redução de salário e jornada por até três meses e a suspensão de contratos por até dois. A iniciativa é válida para a iniciativa privada e, em qualquer caso, o governo federal disponibiliza um benefício ao trabalhador.

As medidas servem de apoio à rede empresarial durante a pandemia de coronavírus. Mas muitos trabalhadores e empresários estão na dúvida: quanto vou receber/bancar nesses casos? O editor de Economia Fernando Jasper traz essas informações em miúdos. Confira as simulações da Gazeta do Povo e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PR).

Minuto Coronavírus

Conteúdo aberto

Trabalhadores informais. O governo federal lançou nesta terça-feira (7) o aplicativo para trabalhadores informais receberem o auxílio de R$ 600. Ele está disponível para os sistemas Android (vários aparelhos) e iOS (celulares iPhone). Nem bem o app foi lançado e versões falsas foram colocadas no ar. Veja como diferenciar o aplicativo oficial do novo golpe.

Após o “dia do fico”. Após a confirmação da permanência de Luiz Henrique Mandetta na pasta da Saúde, o ministrou ganhou força. Nosso correspondente em Brasília, Leonardo Desideri acompanhou a nova coletiva desta terça (7): o ministro tentou colocar panos quentes nas diferenças com o presidente da República e pregou a união do governo federal.

Parceria. Após reunião com o embaixador da China no Brasil,Yang Wanming , Mandetta também avisou que a embaixada deve apoiar a importação de equipamentos de saúde. Grande produtor de equipamentos médicos, a China é fundamental para ampliação do número de respiradores no país. Brunno Brugnolo explica por que o respirador pulmonar é tão importante contra a Covid-19. Além disso, o Ministério da Saúde acompanha 9 estudos sobre novos tratamentos contra a doença.

Atualização. Novos dados sobre o coronavírus no Brasil confirmam 13.717 casos da doença, com 667 mortes. Veja números sobre os estados mais atingidos. A curva de expansão é mais baixa que na Europa e nos Estados Unidos, que divulgou uma estimativa com menos mortes por Covid-19. Apesar disso, no momento, a situação é crítica: Nova York planeja "enterros temporários" em parques. Local de surgimento da enfermidade, a China não registrou mortes por coronavírus na terça.

Podcast 15 minutos

Exclusivo para assinantes

Salvar vidas ou preservar a economia? Cada vez mais está provado: este é um falso dilema. A jornalista Giulia Fontes mostra por que especialistas dizem que flexibilizar o isolamento agora pode significar custos em dobro. A visão é reforçada por economistas do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mas apesar de todos os pedidos, um levantamento mostra que quase 30% da população insiste em driblar o isolamento.

Plano Mansueto. Estados e municípios querem autorização para aumentar o déficit deste ano e ampliar as ações de combate à pandemia. Entenda essa necessidade de ampliação de orçamento regional e por que a votação na Câmara prevista para esta semana foi adiada em busca de um novo acordo. Por falar em economia, Carlos Coelho mostra o outro lado da moeda do coronavírus: a queda em atendimentos e cirurgias ameaça “quebrar” hospitais privados.

Vozes na Gazeta. Nossos colunistas trazem visões diferenciadas neste momento de crise. Vejamos Paulo Polzonoff, que traz a seguinte informação: Especialistas dizem que coronavírus causa impotência. Mas calma: não é nada disso que você está pensando. Uma de nossas vozes em São Paulo, Madeleine Lacsko foi convidada para participar do Roda Viva e mostra os bastidores do programa de segunda-feira (6), com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Colunista de política internacional, Filipe Figueiredo escreve sobre um problema diplomático com duzentos anos de idade.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Adiamento das eleições. Já existem parlamentares que dão como certa a necessidade de adiar as eleições municipais previstas para outubro. A Gazeta do Povo pensa que apressar o debate sobre a data das eleições é um oportunismo que se aproveita de algo que ainda é um “não problema”. Confira nosso novo editorial: O coronavírus e as propostas de adiamento das eleições.

A Gazeta do Povo defende a manutenção do calendário atual por considerar que as eleições municipais são fundamentais, por se tratar da esfera de poder mais próxima da população, e ficariam ofuscadas – especialmente pela corrida presidencial – caso ocorressem ao mesmo tempo que os demais pleitos.

Para inspirar

Isolamento na Páscoa. É chato pensar em não passar esse momento em família. Mas há meios para criar um ambiente mais otimista em casa para a Páscoa, apesar do isolamento social. Confira na reportagem de Raquel Derevecki como caprichar mesmo que a celebração não ocorra com a residência cheia.

Tenha uma boa quarta-feira: em casa, de preferência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]