• Carregando...
Foi dada a largada para que uma das principais MPs de Bolsonaro não caduque
| Foto: Paixão

Bom dia!

Entramos em agosto. Até o fim deste mês, quatro medidas provisórias de Jair Bolsonaro (PSL) devem ser votadas no Congresso Nacional para não caducarem – entre elas, uma das estrelas deste governo, a chamada MP da Liberdade Econômica. Giorgio Dal Molin lista mais três e as outras sete que estão na fila.

  • Nesta quinta (1º), Bolsonaro e o presidente do PSL, Luciano Bivar, vão se sentar para conversar sobre uma mudança na identidade do partido. Olavo Soares investiga o que poderá mudar no nome e na marca da sigla.
  • Em meio à publicação de supostas conversas entre Sergio Moro e os procuradores de Curitiba, a Lava Jato deflagrou na quarta-feira (31) a sua 62ª fase, chamada de Rock City. O alvo é o grupo cervejeiro Petrópolis. Kelli Kadanus e Camila Abrão dão os detalhes.
  • Passada a turbulência do primeiro semestre, o presidente da CCJ da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR) se prepara para emplacar uma agenda própria na comissão. Giulia Fontes entrevistou o deputado e conta do que se trata.

Opinião da Gazeta

No editorial desta quinta, a Gazeta comenta as ofensas de Bolsonaro a Felipe Santa Cruz, presidente da OAB:

Se Bolsonaro quer levantar um debate sobre desaparecidos políticos ou sobre os trabalhos da Comissão da Verdade, tem toda a liberdade para fazê-lo – são discussões importantes que agradariam uma parcela significativa da sociedade. Mas não era este o caso; a menção a Fernando Santa Cruz foi tirada da cartola única e exclusivamente para atingir pessoalmente o presidente da OAB. Ao agir dessa forma, Bolsonaro levou a discussão para um nível rasteiro, demonstrando completa falta de empatia e explorando a memória de pessoas que nada têm a ver com o atentado ou com as supostas mensagens de Moro.

Imagem do dia

Trabalhador lava monumento aos heróis da Primeira Guerra Mundial em Moscou, Rússia.
Trabalhador lava monumento aos heróis da Primeira Guerra Mundial em Moscou, Rússia. | Alexander Nemenov/AFP

Aprofunde-se

Em todo o Brasil, foram registrados em 2018 69 casos de adoções de crianças e adolescentes por pessoas que vivem no exterior – 20 deles só no Paraná. Daiane Andrade traz o pano de fundo desses casos e o cenário da adoção no estado.

Lá fora

Um acordo entre Brasil e Paraguai para a compra de energia da usina de Itaipu desencadeou uma crise política que levou à demissão de altos funcionários do governo paraguaio e a críticas à presidência de Mario Abdo Benítez. Entenda como os países chegaram a esse impasse e por que o presidente Bolsonaro está considerando anular o acordo.

As dicas que só a Gazeta traz

Qual é o alimento mais importante da nossa cadeia alimentar? Para a chef Gabriela Carvalho, é o feijão. Ela explicou o porquê a Flávia Schiochet, no Bom Gourmet.

Tenha uma excelente quinta-feira e um bom início de mês!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]