• Carregando...
Gilmar diz que Lava Jato é criminosa e ele e Toffoli nada fizeram. E aí dá uma mão a Richa
| Foto:

Bom dia!

Em uma entrevista que praticamente “declara guerra” à Lava Jato, o ministro do STF Gilmar Mendes abriu fogo. Ele falou ao Correio Braziliense diversas frases de impacto sobre a Lava Jato: “Organização criminosa para investigar pessoas”, “Por que se queria investigar Toffoli ou a mim? Por que nós fizemos algo errado?”, “Eu até já disse que sou meio profeta, porque as coisas que eu falo acontecem”.

A propósito, a pedido do ex-governador Beto Richa (PSDB), o mesmo Gilmar Mendes que liberou Richa da prisão, agora aceitou adiar as audiências instrutórias da Operação Rádio Patrulha (leia a matéria de Catarina Scortecci). Depois dessas frases e dessa notícia, melhor parar por aqui já que temos outras:

  • Sim, os questionamentos de Bolsonaro sobre dados do desmatamento da Amazônia fazem sentido. Andrea Torrente entrevistou o professor doutor Alexandre Galvão Patriota, pesquisador do departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).
  • O jovem jornalista Vinicius Silvestrini apresenta os também jovens do Parlamento Universitário: uma nova geração de políticos. Melhor ir conhecendo desde já essas caras novas.
  • De Brasília, Kelli Kadanus apresenta o sistema de alarme para soltar presos, que deve funcionar até dezembro no Brasil. Vai ser tipo um despertador: avisar quando chegar a hora. Quem sabe isso ajude a evitar que os presos tentem sair da cadeia antes do tempo fazendo cosplay de manequim de salão de bairro:

Opinião da Gazeta

Quais são os limites e requisitos para que alguém possa exercer uma profissão? Esta pergunta voltou ao debate público depois que o ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs uma emenda à Constituição Federal. Na prática, a PEC dispensa a inscrição em conselhos profissionais. Veja nosso editorial sobre o tema. Eis um trecho:

Regulamentações fazem do certificado uma chave que tranca o mercado para os de fora, que só podem entrar se conseguirem sua cópia desta chave. Mas o que atrapalha a entrada também dificulta a saída: se um profissional percebe que seu futuro está em outra carreira, a chave que ele tem hoje não lhe servirá de nada para abrir as portas de um novo mercado.

Lá fora

Impossível não lamentar o terror imposto por atiradores em Ohio e no Texas, que deixaram dezenas de mortos nos Estados Unidos. Já são 22 ataques em série no país apenas neste ano.

E veja ainda: Paraguai deixou de ganhar US$ 75,4 bilhões por vender ao Brasil a energia excedente produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. Isso que é Hermano!

Aprofunde-se

Tem gente dizendo que está muito mais fácil ser racista hoje em dia. Tão fácil que o próximo alvo do pessoal preconceituoso nem humano é. Paulo Polzonoff apresenta o racismo robótico.

E se você é uma daquelas pessoas que têm preconceito com quem lê livros no tablet, talvez você esteja certo... mas só um pouquinho. Aprende aí na matéria do Tiago Cordeiro: a compreensão de textos é maior no papel do que na tela. Mas isso não quer dizer que não seja possível aprender bem nas telas. Patricia Basilio mostra como as startups educacionais vêm levando conhecimento adiante. E mostra ainda como shoppings vêm criando apps para estreitar relacionamento entre clientes e marcas.

Recomendações de nossos jornalistas

E para começar bem a semana, vamos às recomendações de nossos jornalistas:

E para que você não perca tempo nem a hora esta semana, Eloá Cruz mostra cinco truques para quem não tem tempo para cozinhar.

Boa semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]