• Carregando...
A quase guerra EUA e Irã
A quase guerra EUA e Irã: Iranianos queimam bandeiras dos EUA e de Israel durante procissão em homenagem ao general Qasem Suleimani em Teerã, 6 de janeiro de 2020.| Foto: Atta KENARE / AFP

Bom dia! Começamos a semana com o desdobramento das tensões no Oriente Médio após a morte do general iraniano Quassem Soleimani, atingido por drones norte-americanos no Iraque. A grande dúvida é quanto ao potencial de escalada do conflito entre Estados Unidos e Irã, e quem pagaria o pato em caso de uma guerra EUA e Irã: o Brasil poderia ser afetado?

Para responder essa pergunta, nossa repórter Giulia Fontes checou o cenário macro. Ainda que o Brasil tenha a tradição de se manter afastado de conflitos, nossa economia pode sim ser atingida. E não é apenas o preço do petróleo que é afetado pela quase guerra EUA e Irã. Veja em números por que o país do Oriente Médio não pode ser visto como um “mero mercado”.

Tudo sobre a quase guerra EUA e Irã

Impacto no seu bolso. Colunista da Gazeta do Povo e analista-chefe da Rico Investimentos, Roberto Indech mostra os impactos do conflito para quem possui investimentos na Bolsa. E tem mais sobre a quase guerra EUA e Irã:

Funeral. Os iranianos lotaram as ruas de Teerã para o segundo dia de procissões em homenagem ao general Suleimani. Para entender melhor a figura de Suleimani e o motivo da comoção, confira cinco fatos sobre o comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana, acusado de promover atividades militares clandestinas e atentados terroristas fora do Irã - tudo para aumentar a influência do país persa no Oriente Médio.

Desafio a Trump. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, compartilhou uma foto da multidão na capital iraniana e desafiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: "Você ainda quer ouvir os palhaços aconselhando você sobre nossa região?", perguntou, e disse que "o fim da presença maligna" dos EUA na região já começou.

Retirada de tropas? Uma confusão em Washington provocou dúvidas sobre o futuro da presença militar dos EUA no Iraque. Uma carta dos militares americanos ao governo do Iraque - vazada para a imprensa - dava a entender que as tropas americanas seriam removidas do país. O Pentágono insistiu que não há planos para evacuação, e um general disse que a carta era "um rascunho, um erro, não estava assinada, não deveria ter sido divulgada".

Nossa visão

O novo editorial da Gazeta do Povo também aborda a quase guerra EUA e Irã. Confira em texto e áudio nossa visão sobre o impacto da crise no Oriente Médio. Leia um trecho:

O Brasil tem a mania de criar problemas internos e má gestão econômica quando o mundo vai bem, e o azar de ser afetado por crises internacionais quando começa a administrar melhor a macreconomia interna.

Além do Oriente Médio, o mais importante de ontem no Brasil

Para inspirar

Com tantas notícias e acontecimentos sobre o Brasil e o mundo que confundem até mesmo os adultos, é bom treinar o cérebro desde cedo. Pensando nisso, a Equipe Sempre Família ensina como ajudar a desenvolver o senso crítico do seu filho. São sete dicas especiais, confira!

Boas leituras e tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]