• Carregando...
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebe na Residência Oficial o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tratar sobre a reforma tributária.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebe na Residência Oficial o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tratar sobre a reforma tributária.| Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Para começar esse resumo de notícias. Após o governo entrar “de cabeça” em sua própria versão da reforma tributária, com a apresentação do projeto que unifica os tributos federais Pis-Cofins e cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), é importante ter em mente a alíquota da CBS: 12%, com taxa menor para instituições financeiras, planos de saúde e seguradoras. A editora Fernanda Trisotto explica se a nova alíquota aumenta ou diminui a carga tributária.

Nove viram dois. Pis-Cofins são tributos federais. A reforma tributária, contudo, é mais ampla. Duas propostas de emenda à Constituição em tramitação já correm no Congresso. Uma no Senado (PEC 110) e outra da Câmara (PEC 45). Elas tratam desses impostos federais, mas também de estaduais e municipais. A ideia é transformar nove tributos em dois. Há um nome para isso: IVA - imposto sobre valor agregado.

IBS. No caso dos estados, eis o nome que você precisa lembrar: IBS - Imposto sobre operações com bens e serviços. Com essa “salada de siglas”, é melhor ter um guia em mãos. As jornalistas Fernanda Trisotto e Giulia Fontes e nossa equipe de Infografia fizeram isso por você: acesse a página especial da Gazeta do Povo sobre Reforma Tributária e não seja pego(a) de surpresa.

Utilidade pública

Cloroquina: novo estudo. A maior pesquisa brasileira sobre hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 teve resultados apresentados nesta quinta (23). Com uma coalização de 55 hospitais (que inclui Albert Einstein, HCor e Sírio-Libanês), 667 pacientes com sintomas leves a moderados foram avaliados. A conclusão é que a “hidroxicloroquina, sozinha ou com azitromicina, não melhorou o estado clínico em 15 dias, em comparação ao tratamento padrão”. Veja detalhes do estudo.

Atualização. Com 59.961 novos casos de coronavírus e 1.311 óbitos registrados em 24 horas, o Brasil se aproxima de 85 mil mortes por Covid-19; veja o último boletim da Saúde. Os números superam a soma de vítimas de assassinatos e acidentes de trânsito em 2019. Segundo um novo estudo de 15 instituições, o vírus chegou ao Brasil por pelo menos cem “portas de entrada”. Por outro lado, no mundo, as mortes por Covid-19 nas UTIs caíram um terço desde o início da pandemia.

Coronavírus na economia. De acordo com levantamento do IBGE, 43% dos lares brasileiros receberam algum auxílio emergencial do governo em junho. O valor médio foi de R$ 881. A taxa de desocupação no país ficou em 12,4% - 1,7 ponto percentual maior que maio. A Caixa também divulgou o calendário para a liberar contas do auxílio emergencial bloqueadas por suspeitas de fraude.

Minuto coronavírus

Política e economia

Denúncia e asfixia. Nesta quinta-feira (23), o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Já os membros do Ministério Público Federal (MPF) temem que a asfixia do cerco da Procuradoria-Geral da República (PGR) à Lava Jato atinja também a Operação Greenfield, responsável por recuperar mais de R$ 11 bilhões; leia na reportagem de Kelli Kadanus, correspondente em Brasília.

Retomada em “V”? Após péssimos indicadores em abril, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, diz que a retomada da economia em "V" já começou. Houve aumento de vendas no varejo (13,9% em maio) e da produção industrial (7% em maio). Mas a tal recuperação em “V” pode virar um “W”, já que o país pode crescer neste trimestre, mas encolher no próximo; entenda na reportagem de Giulia Fontes.

Giro pelo Mundo. Em mais uma amostra de que mudou de ideia quanto à pandemia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou uma convenção republicana na Flórida e defendeu o uso de máscaras. Na Europa, um senador da Itália quer tirar o país da União Europeia; conheça o Itallexit, enquanto na Alemanha um ex-guarda nazista foi condenado aos 93 anos. Já a China lançou a primeira missão independente para Marte.

O que mais você precisa saber hoje

Podcast 15 Minutos

Colunas e artigos

Debates pandêmicos. Estatística e pandemia. Duas palavras que, juntas, podem fazer política. Duvida? Confira no texto de Paulo Polzonoff. E o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) disse que quer ser candidato a presidente. Ele se tornou conhecido na pandemia, e pode fazer da Covid-19 seu palanque. Entenda como na coluna de Rodrigo Constantino: A egotrip de Mandetta.

Leituras para o fim de semana. Em uma divertida crônica, o escritor Paulo Polzonoff explica como seria sua vida se o Brsl cbrasse impsto sbre seus txts (p.s: erros propositais) e sugere a aprovação da Contribuição Provisória Porque Sim (CPPS). Doutora em filosofia, Bruna Frascolla levanta um problema da sociedade atual: Apologia do tráfico, pode. Sexismo, não. Ela aproveita ainda para apresentar sua crítica não-exaustiva do Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro. Luther Ray Abel, da National Review, escreve em primeira pessoa um artigo sobre como seu avô, de 94 anos, que finalmente conseguiu sua graduação no colegial. Leia a história desse veterano de guerra objetor de consciência. Em outra frente, com consciência imoral, a China adota táticas para aniquilar uma minoria.

Nossa visão

Liberdade de expressão na mira. Na última terça-feira, dia 21 de julho, o coordenador da força tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, utilizou seu Twitter para criticar a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que barrou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP). Resultado: virou réu no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pela crítica. Leia nosso editorial sobre esse ataque do CNMP à liberdade de expressão.

As críticas apresentadas pelo procurador não fogem ao direito de crítica legítimo. Não ofendem a dignidade do ministro, nem colocam em xeque sua reputação ou ilibada conduta. O texto não possui qualquer injúria, calúnia ou insinuação contra a pessoa de Dias Toffoli. Por isso mesmo, a manifestação do CNPM acende um sinal de alerta. A abertura de uma investigação quando não há qualquer indício de materialidade de abuso não é nada saudável numa democracia e pode gerar, no mínimo, uma autocensura em profissionais zelosos de sua reputação.

Para inspirar

Por um país melhor. Repórter da Equipe Sempre Família, Raquel Derevecki apresenta uma história que fez a diferença na vida de um senhor de 91 anos, vendedor de tecidos de Guarulhos. Em plena pandemia de Covid-19, o idoso continuou ficou triste ao fechar o comércio por quase 50 dias devido às restrições sociais. Foi aí que a neta entrou em ação nas mídias sociais e conseguiu um mutirão de vendas; veja esta história inspiradora.

Inspire-se nessa história, e aproveite o fim de semana para colocar suas leituras da Gazeta do Povo em dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]