• Carregando...
Seis partidos com representação no Congresso se manifestaram sobre indulto no STF.
Seis partidos com representação no Congresso se manifestaram sobre indulto no STF.| Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu o indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), seis partidos já se manifestaram no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto, sendo cinco com pedidos para derrubar o decreto e um em prol do perdão. Saiba o que dizem esses partidos. Já uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se posicionou pela contrariedade do decreto presidencial. O parecer foi elaborado por um jurista ligado ao PT.

Convite a ministros. O senador Espiridião Amin (PP-SC) cobrou uma decisão do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o convite ao ministro Alexandre de Moraes para participar de um debate sobre os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

Contra os excessos do STF. As recentes decisões e declarações questionáveis de ministros do STF intensificaram o debate sobre o “ativismo judicial” da Corte e suscitaram iniciativas do Congresso e da sociedade civil para tentar frear os excessos. Confira algumas delas.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. O União Brasil sinalizou que pode abandonar o grupo que tenta emplacar uma candidatura única da terceira via. No PT, é uma crise de comunicação que pode impactar a campanha de Lula. E confira um guia para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor.

Auxílio Brasil. A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória que cria um benefício extra e permanente para o Auxílio Brasil. Parlamentares do PT protocolaram uma ação na Justiça contra o ex-juiz Sergio Moro, acusando-o de prejuízo aos cofres públicos.

Giro pelo mundo. Foi detectado na China o primeiro caso humano de gripe aviária H3N8. O presidente russo Vladimir Putin ameaçou um ataque “relâmpago” em reposta a ingerências na Ucrânia. Conheça o ex-guerrilheiro que lidera a corrida presidencial na Colômbia.

Opinião da Gazeta  

Os desafios de Macron. No fim, a vitória de Emmanuel Macron no segundo turno da eleição presidencial francesa foi mais tranquila que o previsto nas pesquisas de opinião. Pela primeira vez desde 2002, um mandatário conseguiu a reeleição. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Algumas das plataformas do mandatário reeleito não são das mais palatáveis em um país que se acostumou com uma enorme rede de bem-estar social, subsídios pesados para alguns setores da economia e uma legislação trabalhista bastante engessada em comparação com a de outras nações europeias.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Redes sociais. Libs of TikTok, a página anti-ativismo queer que não para de crescer e irrita a grande mídia dos EUA

Entrevista. Reformas “micro” tornaram Brasil “porto seguro do investimento”, diz assessor de Guedes

Transportes. O que o governo fará com as concessões de infraestrutura da era PT que foram devolvidas

Atendimento rápido. Manobra de Heimlish salva vida em caso de engasgo: saiba como fazer

Colunas e artigos

Argumentos em favor da vida. “Você concorda que um problema não se resolve matando alguém?” O autor da frase é o médico obstetra Jacyr Leal, que em entrevista a Cristina Graeml fala sobre aborto e apresenta alguns argumentos em defesa da vida.

Madeleine Lacsko conta que ouviu a Voz do Brasil e encontrou mais notícia que no Jornal Nacional.

Daniel Lopez fala da ofensiva de Elon Musk contra a Nova Ordem.

Para inspirar

Degustando um bom vinho. Sabe aquele momento em que o garçom serve o primeiro gole do vinho e fica aguardando a sua avaliação para dizer se a bebida está aprovada e pode seguir para o resto da mesa? O Bom Gourmet apresenta algumas dicas para avaliar e saber se o vinho é de qualidade. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]