• Carregando...
Incertezas inflação
Preços em alta reforçam projeções para inflação maior em 2022.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira (19) seu Boletim Macrofiscal, que não traz boas notícias. O governo reviu para cima as expectativas da inflação para 2022 e 2023. De acordo com o ministério, os números da alta vieram acima do projetado, mas fazem parte de um problema global. Confira os novos números da inflação e os fatores que contribuíram para o aumento nas expectativas.

Mais inflação pela frente. O cenário global, com aumento de casos de Covid-19 na China e a guerra na Ucrânia, tende a manter a inflação pressionada não apenas no Brasil. Entenda por que a escalada de preços não deve arrefecer tão cedo.

PEC do Quinquênio. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) em trâmite no Congresso prevê que membros do Judiciário e Ministério Público tenham reajuste salarial automático a cada cinco anos. Saiba quem está por trás da PEC do Quinquênio.

Política, Economia e Utilidade pública

Bolsonaro vs. Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou mais uma multa ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). Após a queixa-crime, saiba qual a chance de Moraes se declarar impedido de julgar o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eleições 2022. Pré-candidato à Presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar convidou o ex-juiz Sergio Moro para elaborar seu plano de governo. Moro, que mudou o domicílio eleitoral para São Paulo, discute seu futuro: será candidato à Câmara ou ao Senado?

Giro pelo mundo. No próximo sábado (21) acontecem as eleições federais na Austrália. Entenda o que está em jogo na disputa. Na guerra da Ucrânia, saiba por que os Estados Unidos são a favor e a Turquia é contra a entrada de Finlândia e Suécia na OTAN.

Opinião da Gazeta

Vitória para as famílias educadoras. Quase quatro anos depois de o Supremo Tribunal Federal decidir que o ensino domiciliar, ou homeschooling, era tema que cabia ao Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados finalmente deu um passo para tirar da ilegalidade milhares de famílias que, por diversas razões, optaram por educar seus filhos em casa. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A regulamentação aprovada na Câmara é bastante razoável, ao menos para este primeiro momento. Não há exigências desproporcionais ou descabidas, especialmente quando a preocupação com uma possível onda de evasão escolar disfarçada de ensino domiciliar ainda é bastante legítima.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Rede social. Suspensão de jornalista no Twitter é mais uma ameaça à liberdade de expressão

Educação domiciliar. Câmara rejeita 9 emendas ao projeto do homeschooling; proposição segue para o Senado

Saúde. Varíola dos macacos: o que se sabe até agora sobre os casos na Europa e nos EUA

Artigo. Os danos que a esquerda causou aos desejos femininos

Colunas e artigos

Os tradicionalistas católicos. A Igreja Católica passou por uma grande transformação a partir da década de 1960, mas nem todos gostaram dos resultados dessas reformas. O podcast Ideias discute sem preconceito o que pensam os tradicionalistas católicos.

J.R. Guzzo analisa o tamanho da vitória na privatização da Eletrobras.

Luís Ernesto Lacombe mostra quem são os deuses imbecis.

Para inspirar

Casa quentinha e aconchegante. O inverno ainda nem chegou, mas as temperaturas mais baixas já convidam para se buscar soluções que aqueçam e tragam conforto ao mesmo tempo em que embelezam os ambientes domésticos. Confira essas dicas da Haus para deixar a casa quentinha. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]