• Carregando...
Regras de uso de aviões da FAB por autoridades
Avião da FAB: regras de uso das aeronaves oficiais já foram questionadas pelo MPF e agora são alvo de Bolsonaro.| Foto: Ten. Enilton/FAB/divulgação

Bom dia!

Para começar. Agora ex-secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini viajou à Índia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O presidente Jair Bolsonaro não gostou: demitiu Santini, que ocupava interinamente a Casa Civil, durante as férias de Onix Lorenzoni. O substituto já foi escolhido. Será o fim da polêmica? Talvez não.

Registros de voo da FAB dão conta que uma viagem solicitada pelo Ministério do Meio Ambiente a Nairóbi (Quênia) teria apenas um “caixeiro viajante”. O nome [ainda] não foi revelado, mas pode ter sido o ministro Ricardo Salles. Se Salles corre riscos, a gente [ainda] não sabe. Mas o fato é que Bolsonaro quer alterar as condições de uso de aviões da FAB por autoridades. Camila Abrão explica quais são as regras atuais e o que pode mudar.

Não foi só Santini que caiu. Até então presidente do INSS, Renato Vieira deixou o cargo nesta terça-feira (28). O anúncio foi feito pelo secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Veja os motivos da queda, saiba quem será o substituto e confira ainda na reportagem de Jéssica Sant’Ana, correspondente em Brasília: como os aposentados do INSS vão ajudar a reduzir a fila da aposentadoria.

Coronavírus. O Ministério da Saúde subiu o nível de alerta e desaconselhou viagens à China devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. Catarina Scortecci mostra que em Curitiba já há dois casos suspeitos. Há outros em observação no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais e um plano de contingência será discutido com secretários estaduais. Nossos jornalistas Fernando Jasper, Fernanda Trisotto e Jéssica Sant'Ana mostram outro fator de risco: como o coronavírus pode contaminar a economia global e brasileira.

O mais importante de ontem no Brasil:

Nossa visão

Editorial. Até governadores de partidos de esquerda estão se rendendo à realidade: são imprescindíveis mudanças urgentes nas regras do funcionalismo. É uma questão de sobrevivência fiscal apresentada no novo editorial da Gazeta do Povo: A reforma administrativa e o combate às distorções. Veja um trecho:

Não se trata de declarar “guerra ao funcionalismo”, uma categoria sumamente necessária para oferecer aos brasileiros serviços dignos. O ponto, aqui, é reconhecer que vários dispositivos legais acabaram criando uma série de benesses e privilégios.

O mesmo tema é abordado por nosso colunista Rodrigo Constantino, que explica os argumentos para vencer uma “guerra de narrativas” contra a reforma. Confira no artigo: Reforma administrativa trará racionalidade para setor público. Segue um fragmento:

A estabilidade garantida e o foco no concurso público produzem uma mentalidade distorcida no setor público, onde a decoreba vale mais do que qualquer aptidão real para exercer o cargo com competência.  Com a proposta de reforma administrativa do governo, os concursos deixam de ser a porta de entrada definitiva para o serviço público.

Mundo

Uma das principais pautas da recente visita do presidente Bolsonaro à Índia foi a indústria bélica. O colunista Filipe Figueiredo analisou os acordos e conversas na área de Defesa entre os dois países:

A indústria bélica é uma ferramenta interessante de desenvolvimento econômico, que foi negligenciada pelo Brasil em diversos momentos, enquanto vai de vento em popa em terras indianas, apesar dos pesares.

Já na China, a indústria bélica vai de vento em popa. Nos últimos anos, o país se tornou o vice-líder global na fabricação de armas militares, ficando atrás apenas dos EUA. Saiba quem são as maiores empresas chinesas do setor de armamentos militares.

Para inspirar

Ela perdeu tudo em uma enchente. Mas pelo menos há pessoas de bom coração para compensar. Após a Tribuna do Paraná - que faz parte de nosso grupo de comunicação - contar que uma mãe grávida de nove meses perdeu tudo em uma enchente, a dona de uma fábrica de enxovais infantis de Curitiba resolveu doar um enxoval completinho. Confira essa bela história narrada por Alex Silveira.

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]