• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Dogolachan. O termo era familiar para os dois jovens que abriram fogo contra os alunos da Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Era o fórum de internet do qual os dois participavam – um chan, isto é, um fórum do qual se pode participar anonimamente e que fica na deep web, a “região” da internet inacessível ao usuário comum. Nesse reduto, rola de tudo: misoginia, racismo, nazismo. E quem comete atos como o de quarta-feira em Suzano é louvado como herói. Tiago Cordeiro explica mais sobre o que acontece nos chans – e como eles estão relacionados com outros atentados do tipo.

Esses fóruns são povoados por jovens que se denominam como “falhos”, que não fazem muito sucesso com os colegas de escola. É o outro lado da moeda do problema do bullying, um dos fatores que levaram os jovens a planejar o crime. Isabelle Barone conversou com especialistas para entender como os sinais de comportamentos nocivos podem ser detectados por pais e educadores a tempo

Há, além disso, um amplo debate sobre o quanto a mídia deveria cobrir esse tipo de caso. Um conceito chamado de “copycat effect” afirma que a exposição de episódios do tipo favorece a geração de novos casos. Luan Sperandio sintetiza o debate em torno da questão e os argumentos dos dois lados. Ainda sobre a tragédia: 

O editorial da Gazeta do Povo desta sexta (15) chama a atenção para outro problema por trás do crime de Suzano: a fragmentação da família é um dos fatores associados à vulnerabilidade e à criminalidade e, como tal, é um desafio a ser enfrentado pela sociedade e pelas políticas públicas: 

A história de um dos assassinos mostra que, muito antes do bullying, muito antes da deep web (cujas redes a inteligência policial precisa desarticular o quanto antes), muito antes dos jogos de computador em que eles consumiam boa parte do tempo livre, havia uma família profundamente fraturada. O relato da mãe do adolescente de 17 anos, ela mesma lutando para se recuperar da dependência química que a faz passar muito tempo na rua, mostra que ele nasceu de um relacionamento rápido, sendo criado pelos avós em um ambiente no qual nunca houve muito diálogo com pai e mãe.

O fim está próximo?

O Supremo Tribunal Federal encerrou hoje o julgamento sobre o encaminhamento de processos de crimes comuns associados a crimes eleitorais à Justiça Eleitoral. Coube ao presidente da corte, Dias Toffoli, o voto de minerva que decidiu pelo combo. Kelli Kadanus relata como foi o julgamento e explica se a decisão é tão apocalíptica assim para a Lava Jato como os procuradores de Curitiba pensam.

Entre tapas e beijos

O PSOL, que nasceu de uma dissidência do PT e teve embates significativos com o governo quando Lula e Dilma Rousseff ocuparam o Planalto, está mais próximo do que nunca do partido dos ex-presidentes. Olavo Soares narra a trajetória de divergências entre as duas siglas e explica como o PSOL desbancou o PCdoB como melhor amigo do PT.

Enquanto isso, o Ministério Público Federal pediu a abertura de uma ação penal contra Joesley Batista, da JBS, os ex-ministros dos governos petistas Guido Mantega e Antonio Palocci e outros nove acusados de serem responsáveis por um rombo de 1,8 bilhão de reais no BNDES. 

Se a vida te der limões 

Onde há crise, há oportunidade, diria algum coach por aí. Foi o que o governo viu na série de abacaxis que o Ministério da Educação protagonizou nos últimos dias. O desgaste da pasta abriu brechas para transformar os seus cargos em moeda de troca com a base aliada, pensando na aprovação da reforma da Previdência. Os evangélicos, grupo que se sentiu preterido na composição do ministério, já marcaram um ponto: Ricardo Vélez Rodríguez nomeou a diretora de uma escola batista paulista para a Secretaria Executiva da pasta.

Selo de qualidade

Jair Bolsonaro (PSL) fará a sua segunda viagem ao exterior como presidente das República a partir do próximo domingo (17). O destino são os Estados Unidos, que planejam durante a visita declarar o Brasil um MNNA – Major Non-NATO Ally, isto é, um “aliado importante extra-OTAN”. O que o Brasil tem a ganhar com isso? Renan Barbosa explica para você

A viagem foi um dos temas do segundo episódio das lives semanais de Bolsonaro. O presidente falou ainda sobre o atentado de Suzano e disse que “acha que dá” para encontrar um jeito de abolir as novas placas de carro padrão Mercosul.

Colectivos

Na Venezuela, uma das armas preferidas de Nicolás Maduro tem sido os colectivos, gangues de motociclistas que chegam atirando para dispersas manifestações. Grupos paramilitares como esse são praticamente uma tradição das ditaduras latino-americanas.

Imagem do dia

Nesta imagem divulgada pela NASA, o foguete Soyuz é visto ao amanhecer no local de lançamento 1 do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, em 14 de março. Nesta quinta-feira, a nave tripulada Soyuz decolou, com auxílio do foguete, rumo à Estação Espacial Internacional levando um cosmonauta russo e dois astronautas americanos.BILL INGALLS/NASAAFP

Cocombustível

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), anunciou que a cidade vai começar a testar um ônibus movido a resíduos de esgoto, lixo doméstico e restos de plantas e animais. O veículo é uma espécie de “flex gasoso”, que funciona tanto com GNV quanto com biometano, gás obtido a partir da decomposição de material orgânico. Durval Ramos conta como o processo vai funcionar.

“É tetra!”

A expressão batiza o perfil do Instagram de Ítalo Moraes, um jovem paranaense de 32 anos que ficou tetraplégico depois de um acidente de carro em junho do ano passado. Com o apoio da esposa, Camilla Tavares, ele relata com bom humor o seu dia a dia em meio a superações e dificuldades. Amanda Milléo conta essa história para a gente no Viver Bem.

Rapidinhas

Um ótimo fim de semana para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]