• Carregando...
sergio-moro-indices-criminalidade
O ministro Sergio Moro.| Foto: Rodrigo Sierpinski/Gazeta do Povo

Bom dia!

Para começar. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pode mudar as regras da publicidade infantil e, inclusive, abriu uma consulta pública sobre o tema. Entre os alvos, estão anúncios de refrigerantes e de cerveja, com a obrigatoriedade de que atores em comerciais da bebida aparentem ser maiores de 25 anos. Você é a favor? Antes de opinar, entenda a nova proposta para publicidade infantil.

Coronavírus. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei emergencial enviado pelo governo com regras de quarentena para pessoas que possam ter sido expostas ao coronavírus. Apesar de a proposta ainda estar tramitando, um voo vindo da China encaminhará os passageiros para isolamento. Veja como será a quarentena para brasileiros repatriados de Wuhan na reportagem de Camila Abrão.

Calouros versus raposas. Direto de Brasília, a correspondente Kelli Kadanus levantou o cenário das maiores capitais para as eleições de 2020. Tem gente da nova e da velha política. Veja um resumo de como será a disputa pelas principais prefeituras do Brasil.

No Paraná. O dono da Havan, Luciano Hang, pode ganhar o título de cidadão honorário do estado. A inusitada discussão promete tomar um bom tempo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (5). Leia na matéria de Vivian Faria.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

As prioridades do Congresso. Presidente do Senado, Davi Alcolumbre já determinou as prioridades a serem votadas pelo Legislativo. O novo editorial da Gazeta do Povo avalia: As prioridades do Congresso e as do Brasil. Leia um trecho.

A lista começa a mostrar falhas quando trata das privatizações, muito necessárias, mas que enfrentam resistência. Alcolumbre menciona nominalmente a Eletrobrás e antecipa que “a proposta do governo para privatização da Eletrobrás não será aprovada no Senado, no modelo como foi proposto”. Mas o grande “estranho no ninho” é a proposta que pretende limitar o poder do presidente da República de escolher ministros do Supremo Tribunal Federal.

Passe livre para a impunidade. O Tribunal de Justiça do Paraná anulou provas coletadas na Assembleia Legislativa em 2010, na esteira do escândalo que ficou conhecido como Diários Secretos. A anulação atende a um pedido da defesa de Abib Miguel, o Bibinho, ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa. A Gazeta do Povo publicou um editorial sobre o tema e condena a decisão do TJ-PR. Confira nossa visão. Antes, veja um trecho:

Continua havendo elementos suficientes para condenar Bibinho quando o julgamento for refeito na primeira instância? Sem dúvida que há, desde que a Justiça seja célere para evitar o risco de prescrição. Mesmo assim, é terrível perceber que na principal corte do Paraná há passe livre para a impunidade, até mesmo atropelando os precedentes estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Mundo

Fiasco. Problemas técnicos causaram grande atraso na divulgação dos resultados da primeira prévia do Partido Democrata para as próximas eleições. Os resultados preliminares começaram a ser divulgados na noite de ontem, quase 24 horas depois do horário previsto inicialmente. Saíram na liderança Pete Buttigieg e Bernie Sanders - mas os resultados ainda podem mudar.

Trump feliz. O colunista Filipe Figueiredo comenta o caso, e diz que o fiasco do partido democrata foi um "presentão" para o presidente Trump. Motivos para sorrir Trump já tinha: o republicano registrou o melhor índice de aprovação de seu mandato em pesquisa recente - mesmo enfrentando um processo de impeachment. Leia na reportagem de Isabella Mayer.

Para inspirar

Sua personalidade causa insônia. Quem nunca teve problemas para dormir que atire o primeiro travesseiro. Repórter do Sempre Família, Raquel Derevecki apresenta quando a insônia vira doença, ou é desencadeada por traços de personalidades. Confira a reportagem e os sintomas.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]