• Carregando...
Sergio Moro
Ex-juiz Sergio Moro se tornou réu em ação na qual deputados do PT pedem indenização por supostos prejuízos causados à cadeia de óleo e gás pela Lava Jato.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-juiz Sergio Moro se tornou réu em uma ação popular movida por deputados do PT. Os parlamentares questionam a atuação de Moro na extinta Operação Lava Jato e cobram indenização aos cofres públicos. O processo está tramitando na 2ª Vara Federal Cível de Brasília. Ao comentar a ação, Moro classificou-a como “risível” e disse que a decisão de citá-lo “não envolve qualquer juízo de valor sobre a ação”. Entenda o que está em discussão.

Natureza política. Juristas consultados pela Gazeta do Povo afirmam que a ação tem natureza política, além de vários vícios processuais e no próprio mérito. Na avaliação deles, a ação deveria ser rapidamente rejeitada. Saiba por quê.

Bolsonaro vs. Moraes. A defesa do presidente Jair Bolsonaro recorreu da decisão que arquivou a notícia-crime apresentada por ele contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido é para que a decisão seja analisada pelo plenário.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições presidenciais. Em reunião, a Executiva do MDB confirmou a pré-candidatura à Presidência da senadora Simone Tebet e reforçou a aliança com os partidos da terceira via. Entenda por que o presidente Jair Bolsonaro é bem avaliado na Região Norte do país.

Troca na Petrobras. A indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da Petrobras pode ser barrada por ele não ter a experiência mínima exigida por lei. Com a nova troca na estatal, já são 12 tentativas do governo de conter o preço dos combustíveis.

Giro pelo mundo. Um tiroteio numa escola do Texas deixou pelo menos 21 mortos, entre eles o atirador. A violência tem crescido nos EUA, principalmente em cidades democratas. Nancy Pelosi, presidente da Câmara do país, criticou a Igreja depois de ser proibida de comungar.

Opinião da Gazeta

A porta giratória da Petrobras. Após cerca de 40 dias no comando da Petrobras, José Mauro Coelho já está de saída, tornando-se a terceira cabeça a rolar em menos de dois meses graças ao descontentamento do presidente Jair Bolsonaro com os preços dos combustíveis. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O presidente da Petrobras poderia abolir a PPI e substituí-la por outra política de preços. Mas isso já foi tentado antes, com resultados desastrosos. Qualquer intervenção no sentido de abandonar os preços de mercado, fazendo a Petrobras absorver perdas em nome de um barateamento dos combustíveis, fará tudo menos contribuir para a “geração de valor da empresa”.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Questão indígena. “Cadê os Yanomami”: o outro lado do desaparecimento de uma aldeia e da morte de uma criança

Teorias de gênero. Estudos consideram infância “construção social” e relativizam leis de proteção

Câmara dos Deputados. Mensalidade em universidade pública: CCJ aprova audiência pública antes de incluir na pauta

Vigilância americana. Como o FDA de Biden contribui para a crise de fórmula infantil nos EUA

Colunas e artigos

Líder mundial pró-família. O Brasil tem se destacado na liderança mundial do Consenso de Genebra, um acordo internacional entre governantes para promover ações de apoio à família e à mulher. Cristina Graeml conta como o país se tornou referência pró-vida e pró-família.

Thaméa Danelon responde à pergunta: afinal, Lula é inocente?

Paulo Uebel explica por que o sistema eleitoral brasileiro é perverso.

Para inspirar

As “bagagens” do casamento. Os primeiros anos de casamento costumam ser um verdadeiro desafio para o casal, já que marido e mulher têm de conviver com novos hábitos e costumes que nem sempre lhe são muito agradáveis. O Sempre Família dá dicas para lidar com essas “bagagens”. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]