• Carregando...
 | Roberto JaymeAscom/TSE
| Foto: Roberto JaymeAscom/TSE

Bom dia!

De um lado, correntes alarmistas e notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, e um candidato colocando em dúvida todo o processo eleitoral – caso perca, claro. De outro lado, autoridades que desdenham da desconfiança dos cidadãos e não se esforçam em explicar por que, afinal, o sistema de contagem de votos é seguro. No meio disso tudo, o bom jornalismo: Rosana Felix foi entender quais falhas pode haver nas urnas eletrônicas e quais as condições necessárias para haver fraude nas eleições, bem como as salvaguardas contra essa possibilidade. 

Repercussão

Falando nisso, o procurador Carlos Lima, que está de saída da Lava Jato, conversou com Kelli Kadanus e, entre muitas outras coisas, alertou que negar a legitimidade das urnas é receita para crise institucional. Já o General Joaquim Silva e Luna, atual ministro da Defesa, afirmou que as Forças Armadas vão garantir os resultados das eleições

Agora não

No editorial de hoje (24), a Gazeta do Povo explica por que, embora não seja absurdo pensar em uma nova Constituição para o Brasil, o atual momento não poderia ser pior para isso:

A Constituição é a regra do jogo democrático. E, quanto maior a turbulência, maior a necessidade de um ponto de apoio sólido. Que construtor, em uma área onde ocorrem muitos terremotos, construiria um prédio sem um alicerce ao mesmo tempo firme e flexível que aguentasse os maiores tremores? E que pessoas ou empresas aceitariam viver ou operar em um edifício que não tivesse essas fundações? E o Brasil vive um momento conturbado, cheio de terremotos.

A cruz e a espada

Fernando Martins entrevistou Marina Silva, que esteve em Curitiba neste domingo (23). Na conversa, Marina fala sobre a carta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pedindo uma união do centro contra os “extremos”, sobre polarização e as críticas que sofre por ser “morna” e sobre sua estratégia para a reta final da campanha.

Voto útil

No editorial de domingo, a Gazeta do Povo analisa o muito que tem sido dito o voto útil, que virou tema já nesse primeiro turno:

É fácil demonizar o voto útil, e isso tem sido feito neste primeiro turno, em que, argumenta-se, todo eleitor deveria votar naquele que efetivamente considera o mais capacitado para governar o Brasil, analisando planos de governo, sem se deixar levar por considerações de estratégia eleitoral ou rejeição, comportamento que ficaria reservado ao segundo turno. Mas até que ponto esse tipo de raciocínio não esconde uma vontade de estabelecer uma ‘maneira certa’ e uma ‘maneira errada’ de votar, um ‘elitismo eleitoral’?

Natimorta

A propósito, a ideia de FHC de unir o centro – em torno da candidatura de Alckmin, naturalmente – já nasceu morta. Sem qualquer atitude do PSDB nesse sentido, a proposta foi recebida como ridícula pelos demais candidatos. O ex-presidente defendeu-se no Twitter, dizendo que a carta era dirigida aos eleitores, não às candidaturas

Conclusões?

A Polícia Federal deve concluir o primeiro inquérito sobre o esfaqueamento de Jair Bolsonaro nesta semana. Aliás, o quadro clínico do candidato evolui bem e ele recebeu a visita de Paulo Guedes no final de semana. Bolsonaro postou uma foto do encontro nas redes sociais para desfazer o incômodo causado pela proposta de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e instituir uma alíquota única para o Imposto de Renda.

Esclareça

Com a eleição se aproximando, ainda há um número alto de indecisos. Mesmo entre quem já se decidiu, pode haver aqueles que não conhecem bem seu candidato. Confira o que os presidenciáveis pensam sobre:

Você também pode conferir a página especial que Gazeta do Povo preparou reunindo as propostas dos candidatos nos mais diversos temas. Internamente, apelidamos carinhosamente a página de “Propostômetro”

Eu vejo o futuro repetir o passado

Vou te dar só a manchete. Vê se eu não tenho razão: certo de sua reeleição, Renan Calheiros já negocia volta à presidência do Senado.

Na ordem do dia

No Podcast Ideias dessa semana, o trio Rodrigo Constantino, Gustavo Nogy e Guilherme Fiúza debatem o ensino domiciliar (homeschooling) e a recente decisão do STF sobre o tema com o procurador André Borges Uliano, que é colunista da Gazeta do Povo. E, no Podcast Logos, Helen Mendes, editora de Ideias, conversa com Camila Nunes Dias e Bruno Paes Manso, autores do livro “A Guerra — A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil”. Aproveite os afazeres matinais para escutar.

Negociador

O ministro Dias Toffoli, do STF, quer negociar com todo mundo. Diz que vai negociar com o Legislativo, com o Executivo e até com envolvidos na Lava Jato.

Passado promissor

A Uber perdeu a primeira ação em Segunda Instância, no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, que reconheceu vínculo empregatício entre um motorista e a empresa. Denise Drechsel mostra como a avalanche de ações na Justiça do Trabalho ameaça a economia colaborativa.

Liberdade

Você já ouvir falar no voucher escolar? A ideia tem sido implementada em alguns países e é defendida pelo candidato à Presidência João Amoêdo (Novo). Murilo Basso explica.

Volta ao mundo em 1 minuto

As Nações Unidas voltam a se reunir nesta semana. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Dá pra acreditar? Não é piada, nem coisa de outro mundo. No Peru, Lenin tentou impedir Hitler de disputar uma eleição. Mas calma aí, não se trata dos dois ditadores. Hitler Alba Sánchez se candidatou à prefeitura de Yungar, ao norte de Lima, mas teve sua candidatura ameaçada por Lenin Vladimir Rodríguez Valverde, que entrou com um pedido de impugnação. No Peru, é comum encontrar pessoas com nome de figuras históricas. 

ONU. Agora, um assunto mais sério: a Assembleia Geral da ONU se reúne nesta semana. E, certamente, cinco temas deverão estar na agenda: o futuro da Coreia do Norte, a crise da Venezuela, as guerras civis na Síria e no Iêmen e o acordo nuclear no Irã

Maduro, again. E, por falar em Venezuela: Roraima fechou acordo com o ditador Nicolás Maduro para repatriar venezuelanos. Mas o acordo informal pode ser questionado porque, de acordo com a Constituição brasileira, os estados não tem competência para manter relações com países. 

Encrenca. Que a China e os Estados Unidos estão às turras, isto não é novidade. Mas a encrenca entre as duas maiores economias do planeta ganhou novos contornos neste final de semana, com a suspensão das negociações sobre a guerra comercial entre os dois países

Imagem do dia:

Monges budistas rezam pelo falecido presidente do Vietnã, Tran Dai Quang, no templo Viet Nam Quoc Tu, na cidade de Ho Chi Minh.KAO NGUYENAFP

Paraná

Decida. A Gazeta do Povo colocou uma nova ferramenta para ajudar você a escolher seus candidatos ao governo do estado, ao Senado e à Câmara dos Deputados. Você responde suas opiniões sobre uma série de temas e o Quiz te dá o “match” com os candidatos que mais concordam com você

Cheio. Foi um domingo intenso de campanha na feirinha do Largo da Ordem. Passaram por lá Marina Silva e seu vice, Eduardo Jorge (PV), Kátia Abreu (PDT), vice de Ciro Gomes (PDT), Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB), candidatos ao Palácio Iguaçu, e os candidatos ao Senado Flavio Arns (Rede), Jorge Bernardi (Rede), Roberto Requião (MDB),  Nelton Friedrich (PDT) e Alex Canziani (PDT). Já Alvaro Dias (Podemos), candidato à Presidência, declarou que vai ficar neutro na disputa pelo governo do estado.

Não perca. E, nesta semana, a Gazeta do Povo entrevista os candidatos a vice-governador do Paraná. Todo dia às 14h30.

Planejamento. Um dos maiores desafios do próximo governo será decidir sobre a Faixa de Infraestrutura do litoral. A questão é complexa e divide opiniões.

Futebol. O Operário-PR venceu o Cuiabá por 1 a 0 e sagrou-se campeão da série C. Também fez história: é o primeiro time a levar a taça de duas divisões do Campeonato Brasileiro em sequência. No clássico de ontem, o Paraná levou de 3 a 0 do Atlético, imbatível na Arena da Baixada. E, na sexta-feira, o Coxa só empatou por 1 a 1 com o CRB. Confira como ficaram a Série A e a Série B

Curitiba

Sociedade civil. A Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) começou uma campanha de arrecadação de fundos e materiais para a construção de 24 novos leitos para receber crianças e seus familiares no tratamento contra o câncer. Eles precisam levantar R$ 2 milhões.

Precisa de solução. Já passou apuro nas montanhas do litoral? Cecília Tümler alerta para os riscos que o aumento do público tem gerado nessas áreas: falta de informações e de estrutura, filas, acidentes e danos ao meio ambiente

Prove! Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “Será que você já comeu o melhor cachorro-quente de Curitiba? O sanduíche eleito pelo Prêmio Bom Gourmet 2018 leva mignon e duas vinas. Conheça!” 

Uma ótima semana a todos! Até sexta vamos juntos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]