• Carregando...
No dia do discurso de Bolsonaro na ONU, quem chutou o balde foi Davi Alcolumbre
| Foto: Charge do Paixão

Horas após o discurso de Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, o Congresso Nacional “aproveitou” que o presidente estava em Nova York e derrubou 18 vetos do Lei de Abuso de Autoridade.

Presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi quem chutou o balde: além de ter marcado a sessão de última hora, queria que todos os vetos fossem derrubados.

No meio da confusão instalada no Congresso, entre discursos pró e contra os vetos, nosso correspondente em Brasília Olavo Soares viu tudo de perto: confira em miúdos como foi a sessão, vista como uma reação à operação da Polícia Federal realizada no gabinete do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

E leia ainda no Editorial da Gazeta do Povo nossa visão sobre o discurso de Bolsonaro na ONU.

Os trechos mais aguardados do discurso eram aqueles referentes à Amazônia. Bolsonaro respondeu aos que o descreveram como um líder que pouco se importa com o meio ambiente, defendendo o “compromisso solene com a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável”, e mostrando sua disposição em aceitar a cooperação internacional.

Mundo

Por falar na Assembleia Geral da ONU, os aliados Donald Trump e Boris Johnson não tiveram um dia tão bom quanto esperavam nesta terça-feira agitada em Nova York. A Suprema Corte do Reino Unido decidiu que a suspensão do parlamento britânico, pedida por Johnson, é ilegal. O primeiro-ministro britânico teve que adiantar sua volta ao Reino Unido.

Já Trump fez o seu discurso no principal palco dos líderes mundiais, e apontou o seu verbo para a China, como explica o colunista Filipe Figueiredo. O republicano falou também sobre outros assuntos, incluindo Venezuela, liberdade religiosa e censura nas redes sociais.

Durante a tarde, a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra Trump. A decisão foi tomada após alegações de que Trump teria pressionado o presidente ucraniano para investigar o pré-candidato democrata Joe Biden e sua família.

Economia

A Argentina é o principal fornecedor de trigo brasileiro. E promete não largar o osso diante do aumento na concorrência de americanos e russos. Para isso, contam com um trunfo. É o que conta o editor Marcos Tosi, que revela como novos acordos comerciais vão mexer em todo o mercado de panificação.

E leia também por que o Chile está mais perto. A companhia aérea chilena JetSmart anunciou os planos para o Brasil. Com passagens a partir de R$ 269, ela voará de Foz do Iguaçu, Salvador e São Paulo para Santiago. E vê potencial no Brasil para voos domésticos. Mas no momento, diz que se restringirá aos internacionais.

Para fechar a manhã, vamos falar sobre seu bolso. A queda nos juros é uma tendência mundial. Novas quedas virão no Brasil e no exterior nos próximos meses, em uma tentativa de segurar o desaquecimento da economia mundial. E isso alterar a forma de investir. Especialistas apontam que o investidor, para ganhar mais, vai ter de diversificar o portfólio e correr mais riscos.

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]