• Carregando...
Nossa entrevista exclusiva com Deltan, o Brexit sul-americano e as barraginhas
| Foto: Paixão

Bom dia!

A Gazeta do Povo publicou na sexta (23) uma entrevista exclusiva com Deltan Dallagnol – a mais longa que ele concedeu desde o início da Lava Jato. Na conversa de mais de duas horas com Kelli Kadanus, Fernando Jasper e Fernando Martins, o procurador afirmou que tanto o Congresso quanto o STF – e também a presidência da República – vêm tomando ações que ameaçam a continuidade da operação. Ele também comentou os supostos diálogos publicados pelo The Intercept Brasil e sublinhou que, se a sociedade quer mudanças, não pode esperar que a Lava Jato resolva tudo. Você pode conferir a entrevista em vídeo, áudio e texto.

  • Anderson Gonçalves explica tintim por tintim como funciona o financiamento do cinema nacional. Ele conta ainda qual é o retorno dessa indústria para o país, como funciona a Ancine e de que jeito essa relação entre Estado e indústria cinematográfica acontece em outros países.
  • Apesar de viver trocando farpas com lideranças latino-americanas de esquerda, Jair Bolsonaro (PSL) mantém uma ótima relação com Evo Morales. Existe um motivo muito claro para isso, que Leandro Desideri esclarece para você.
  • Só três estados do Brasil não saem no prejuízo com as empresas estatais estaduais. Jéssica Sant’Ana mostra a situação de cada estado e o tamanho do rombo que essas empresas causam nas suas contas.

Opinião da Gazeta

No editorial desta segunda (26), a Gazeta do Povo comenta a decisão da procuradora-geral da República de prorrogar, pela quinta vez, os trabalhos da Operação Lava Jato – que do contrário seria descontinuada em setembro:

Ao prorrogar os trabalhos da força-tarefa, Raquel Dodge demonstrou que não deixou as desavenças entre ela e os procuradores de Curitiba se sobreporem aos interesses do país.

Imagem do dia

Líderes dos países do G7, as sete democracias mais ricas do mundo, se reúnem em Biarritz, no sudoeste da França, neste domingo (25). Em destaque na foto, os presidentes da França e dos Estados Unidos, Emmanuel Macron e Donald Trump.
Líderes dos países do G7, as sete democracias mais ricas do mundo, se reúnem em Biarritz, no sudoeste da França, neste domingo (25). Em destaque na foto, os presidentes da França e dos Estados Unidos, Emmanuel Macron e Donald Trump.| Andrew Harnik/AFP

Lá fora

Donald Trump estava a fim de comprar a Groenlândia. Um professor universitário do Alasca conta como foi a última vez em que os Estados Unidos compraram uma parte do Ártico.

Aprofunde-se

Quem lacra não lucra – e isso vale também para a direita. Gustavo Nogy rememora, no contexto das queimadas, o preço dos devaneios conspiratórios e da cortada de cabelo de Bolsonaro. Já Mario Vitor Rodrigues suspira: se pelo menos o governo flertasse com o bom senso, as coisas seriam diferentes – e a imagem do país lá fora não estaria tão arranhada.

As dicas que só a Gazeta traz

Carla Rocha e Flávia Alves listam as substâncias de produtos de beleza que são proibidas durante a gravidez.

Para começar o dia inspirado 

Ideias simples podem ser transformadoras. Trinta e cinco anos atrás, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros reparou no jeito como surgiam pequenas barragens naturais depois de enxurradas. Depois de dez anos de pesquisas, lançou o Projeto Barraginhas, com o intuito de multiplicar pequenas barragens de 16 metros de diâmetro pelo sertão. É como plantar chuva. Hoje estima-se que há mais de dois milhões de barraginhas pelo país – o número de pessoas impactadas é incalculável. João Rodrigo Maroni conta essa história.

Uma ótima semana para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]