• Carregando...
Ex-advogados de políticos como Lula e Eduardo Cunha podem ser os autores de uma nova lei de lavagem de dinheiro.
Ex-advogados de políticos como Lula e Eduardo Cunha podem ser os autores de uma nova lei de lavagem de dinheiro.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para começar esse resumo de notícias. A convite do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma comissão de 43 juristas deve reavaliar a atual Lei de Lavagem de Dinheiro. Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Kelli Kadanus verificou nome a nome e destaca que pelo menos 18 advogados da comissão atuaram para políticos envolvidos em processos do gênero, o que coloca uma Nova Lei de Lavagem de Dinheiro sob suspeita.

Alguns nomes da comissão. Maria Claudia Bucchianeri já defendeu o ex-presidente Lula, e atua hoje para o governador afastado Wilson Witzel. Pedro Ivo Velloso é ex-advogado de Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara) e atual defensor do ministro da Economia, Paulo Guedes, em um processo de supostas fraudes em fundos de pensão. Também há nomes ligados ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (ex-MDB), a Gleisi Hoffmann (PT), ao empresário Eike Batista, entre outros.

Conflito de interesses. Para um procurador ouvido pela repórter Kelli Kadanus, há conflito de interesses na comissão da Nova Lei de Lavagem de Dinheiro. Com a situação, um grupo de oito entidades representantes de auditores fiscais, procuradores e delegados da Polícia Federal pediram composição paritária. Leia na reportagem tudo sobre a comissão de juristas que irá propor mudanças na legislação.

Utilidade pública

Atualização. Em 24 horas, o Brasil registrou mais 41.906 novos casos de coronavírus, e 819 mortes pela doença, conforme o último boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, são 4.969.141 diagnósticos, 147.494 óbitos e 4.353.871 recuperados. Além da Covid-19, há o novo ciclo da dengue: já foram confirmadas duas mortes e 741 ocorrências no Paraná.

Volta às aulas. Nesta terça (6), o Conselho Nacional de Educação (CNE) autorizou o ensino remoto nas escolas públicas e particulares o fim de 2021; veja o que falta para a resolução entrar em vigor. No Paraná, as aulas podem voltar dia 19 de outubro em algumas regiões; entenda na reportagem de Célio Yano. Como mostrou uma enquete da Gazeta do Povo, a maioria dos leitores prefere o retorno apenas em 2021.

Sementes misteriosas. Cidadãos brasileiros que receberem sementes enviadas em pacotes vindos da China e países da Ásia não devem plantá-las, sob risco de disseminar novas pragas no Brasil. Ao todo, 258 amostras foram entregues para autoridades e 39 seguem em análise no território nacional. Um estudo preliminar identificou a presença de três tipos de fungos, bactérias e outros elementos; leia na reportagem de Eloá Cruz.

Política e economia: além da nova lei de lavagem de dinheiro

Renda Cidadã. Após a proposta inicial do programa social sugerir limitar precatórios e utilizar o Fundeb (gerando reação negativa do mercado), o senador Márcio Bittar, relator da PEC Emergencial e do Orçamento, afirmou nesta terça-feira (6) que a proposta só deve ser apresentada semana que vem “se Deus quiser”. Se não houver acordo entre governo e Congresso, 38 milhões de brasileiros que recebem o auxílio emergencial podem ficar sem renda; entenda na reportagem de Fernanda Trisotto.

O pensamento de Kassio Nunes. Indicado por Jair Bolsonaro para substituir Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Kassio Nunes Marques iniciou o corpo a corpo com senadores para ter seu nome aprovado em plenário. O correspondente da Gazeta do Povo Wilson Lima apurou bastidores das reuniões e revela o que Kassio Nunes Marques pensa sobre prisão em 2.ª instância, Lava Jato e pauta de costumes. Aproveite e veja ainda no programa Bastidores de Brasília mais sobre “o homem que rachou o bolsonarismo”.

Congresso. Em anos de eleições municipais, geralmente, o Congresso Nacional “sofre” com a falta de trabalho. Desta vez, pode ser diferente. De Brasília, o correspondente Olavo Soares mostra como a pandemia pode levar o Congresso a ter produtividade inédita nas eleições 2020.Apesar disso, a instalação da Comissão do Orçamento 2021 foi adiada pela segunda vez em meio à disputada pelo comando.

Giro pelo mundo. Nesta terça (6), faleceu o lendário guitarrista Eddie Van Halen, vítima de câncer. Nos Estados Unidos, ocorre nesta quarta (7) o primeiro debate entre candidatos à vice-presidência. O evento ganhou peso com a contaminação do presidente Donald Trump por Covid-19. Segundo a Casa Branca, Trump apresenta melhora rápida. Como o Brasil, a Argentina enfrenta incêndios florestais: já são 15 províncias atingidas. Na Suécia, foi divulgado o novo Prêmio Nobel da Física: três pesquisadores que fizeram descobertas sobre buracos negros, incluindo a quarta mulher a ser premiada nessa categoria. Já o Nobel da Medicina foi para os descobridores da hepatite C.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Decisões polêmicas. O Conselho Nacional de Justiça decidiu que presas transexuais, travestis ou intersexo poderão escolher se querem ser levadas a unidades penitenciárias masculinas ou femininas. Leonardo Desideri explica se a decisão pode fazer prisões abrigarem juntas mulheres trans e biológicas. Na Califórnia houve decisão similiar por identidade de gênero; entenda. E já que o tema é identidade de gênero, a jornalista Cristina Graeml mostra a por que é impossível de adotar gênero neutro  na língua portuguesa.

Debates pandêmicos. Em meio à pandemia, 400 mil pessoas ainda estão em alto mar; confira no levantamento de Madeleine Lacsko, que revela a burocracia que está levando trabalhadores marítimos à exaustão. E a Gazeta do Povo também mostra uma notável ausência no tratamento de Trump contra a Covid-19: a hidroxicloroquina. Também na pandemia, o debate sobre volta às aulas continua. Enquanto elas não voltam presencialmente, temos um convite: a Gazeta do Povo disponibilizou gratuitamente o curso “Defesa da Democracia”, com o filósofo Francisco Razzo, nosso colunista.

Nossa visão

Editorial. O Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal quase contribuíram para dificultar ainda mais o já penoso processo de recuperação da Petrobras, mas no fim prevaleceu o bom senso e refinarias da estatal já podem ser vendidas sem o aval do Congresso. Tema para editorial da Gazeta do Povo: Uma chance para a recuperação da Petrobras.

O plano de desinvestimentos inclui a venda de oito das 13 refinarias da empresa, e a Petrobras ainda pode sair de ramos como os de GLP, fertilizantes, gás e biodiesel. O objetivo da estatal é levantar de US$ 20 bilhões a US$ 30 bilhões até 2024. São escolhas de negócio que não deveriam estar submetidas ao crivo de conveniências políticas de congressistas.

Para inspirar

Entre o real e o virtual. Em artigo especial para a Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, a neuropsicopedagoga Renata Aguilar apresenta a importância de equilibrar interações reais e o convívio familiar com as brincadeiras virtuais das crianças; vale a leitura.

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]