• Carregando...

Três novas ações que pretendem derrubar o poder de investigação criminal do Ministério Público (MP) chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) em maio. Os pedidos foram feitos pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) e são assinados por um advogado que há tempos tenta impedir que promotores e procuradores toquem inquéritos penais. Os relatores são os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia, ambos favoráveis ao poder de investigação do MP. Mas há sinais no STF de que possa haver um movimento interno para limitar os poderes do Ministério Público. As novas ações são uma tentativa de reverter um entendimento firmado em 2015 pelo STF que garantiu ao MP o poder de fazer investigações independentemente da polícia.

A queda de braço pela redução do preço dos combustíveis entre os núcleos político e econômico do governo federal continua. Mesmo fortalecido e contrário à ideia de um subsídio para reduzir os custos nas bombas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, segue pressionado a encontrar uma alternativa que possa soar como menos "danosa" aos olhos do mercado, em termos de política fiscal. O Palácio do Planalto não quer abandonar a política econômica liberal defendida por Guedes. Há o reconhecimento de que o ministro contribuiu com o papel de afirmar o compromisso de responsabilidade fiscal do governo. Porém, o cálculo político pesa cada vez mais na "conta" da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados da base governista nos estados. Bolsonaro está cada vez mais convencido de que medidas a curto prazo precisarão ser adotadas para mitigar os efeitos da alta do petróleo sobre os combustíveis e, consequentemente, os impactos na inflação e danos eleitorais.

A 15ª Marcha Nacional pela Vida será realizada hoje à tarde em Brasília. O evento é organizado pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto. Os representantes escolhidos pelo povo nas eleições de 2022 terão papel crucial na direção que o assunto tomará aqui no país. Por isso, o tema da edição nacional da Marcha pela Vida neste ano eleitoral é “A vida depende do seu voto”. Um dos principais pleitos dos participantes da marcha será a aprovação do Estatuto do Nascituro. O projeto de lei está na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

A nona edição da Cúpula das Américas começou, em Los Angeles, nos Estados Unidos, com a abertura do Fórum da Sociedade Civil, em meio à polêmica da exclusão dos governos de Cuba, Nicarágua e Venezuela. O líder da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou que o encontro acontece em um "momento histórico", que deve servir para "fortalecer as relações interamericanas", que refletem o desse jo de "renovar a aliança" entre os países da região. Ele também disse que é necessário "defender com firmeza e determinação" a democracia e encontrar soluções para os problemas estruturais que afetam o continente.

A opinião de J. R. Guzzo, que afirma que a economia brasileira vai bem. Isso porque no primeiro trimestre o PIB brasileiro cresceu 1%, três vezes mais que o FMI previa.

E a relação dos pais com os filhos de diferentes idades. Enquanto o mais velho costuma ter a fama de ser o mais cobrado pelos pais para ter responsabilidade, o caçula é considerado o mimado da família. Já o filho do meio pode parecer meio “perdido”. A doutora em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem ouvida pela reportagem explica que cada filho tem um repertório comportamental e um temperamento. Portanto, cada um se comporta de maneira diferente diante de situações semelhantes. O que acontece é que normalmente os pais são mais rígidos com o primeiro por pura inexperiência. Com a chegada do segundo filho tudo flui de maneira mais tranquila. De qualquer jeito, educar bem o filho é atender a necessidade de cada um, já que eles são diferentes, emocional e fisicamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]