• Carregando...
Novo partido de Bolsonaro já tem nome: Aliança pelo Brasil.
Novo partido de Bolsonaro já tem nome: Aliança pelo Brasil.| Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou sua saída do PSL e a criação do Aliança pelo Brasil, novo partido que será fundado por ele e aliados mais próximos. A decisão foi comunicada oficialmente em postagem no Facebook, em que Bolsonaro agradeceu a todos que colaboraram com ele no PSL e caminharam juntos nas eleições de 2018.

E o Aliança pelo Brasil nascerá grande, mostra o correspondente Olavo Soares. Veja aqui quem deve migrar.

Sergio Moro abre seu gabinete. O ministro Sergio Moro levou três dias após a soltura do ex-presidente Lula para falar a um veículo de imprensa sobre a decisão do STF de proibir prisões de condenados em segunda instância. E essa primeira entrevista foi concedida à Gazeta do Povo. Clique aqui para acompanhar em texto, áudio e vídeo a entrevista, em que Moro falou sobre lealdade a Bolsonaro, 2022, STF e Lula.

Mundo

Nossa opinião. O caos na Bolívia e a turbulência no Chile são tema do nosso editorial, destacando que Evo Morales poderia muito bem ter evitado lançar o próprio país na confusão atual:

“Quando, em 2016, a população [da Bolívia], em um referendo, negou ao presidente a possibilidade de tentar um quarto mandato, o recado suficientemente claro foi ignorado por Morales, que mais uma vez conseguiu de uma suprema corte aparelhada a permissão para concorrer.”

E a Bolívia já tem uma nova líder. A senadora Jeanine Áñez se declarou presidente interina do país em uma sessão legislativa. As sessões na Câmara de Deputados e no Senado foram convocadas para resolver o vazio de poder após a renúncia de Evo Morales, mas não houve quórum em nenhuma das Casas, já que os representantes do MAS, partido de Morales, não compareceram.

O Brasil reconheceu Áñez como presidente interina da Bolívia, disse o chanceler Ernesto Araújo a jornalistas logo após o anúncio. Saiba quem é a interina, que terá a tarefa de convocar eleições em um prazo de 90 dias.

Artigo. Mudando de assunto, o autor Theodore Dalrymple destaca que todo mundo agora tem uma lei para chamar de sua, citando o caso de uma candidata do Partido Verde do Reino Unido inocentada de uma acusação criminal só porque ela se preocupa com as mudanças climáticas.

Economia

Otimistas. Analistas do Fundo Monetário Internacional mantêm impressões otimistas e acreditam que o Brasil deve ser um dos únicos latinos a alcançar perspectivas positivas para a economia neste último bimestre.

E o salto seria muito maior com a implantação da Inteligência Artificial. Andrea Torrente mostra um estudo realizado por uma consultoria americana que estima que o PIB pode crescer em até 7,1% ao ano até 2030, num cenário de máxima difusão da IA.

Fim do DPVAT. A repórter Camila Abrão tira dúvidas sobre o que muda com o fim do seguro.

Para inspirar

Encerramos com uma daquelas histórias que parece roteiro de filme. Pelo WhatsApp, um sobrinho encontrou o tio desaparecido há 30 anos e que morava na rua. Quem conta é Angélica Favretto, do Sempre Família.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]