• Carregando...
O novo presidente do BNDES, a eleição para a PGR e o fracasso de Macri
| Foto: Paixão

Bom dia!

A semana é mais curta, mas nem por isso promete menos emoções no Congresso Nacional. O plenário do Senado deve avaliar nesta terça (18) o projeto que susta os efeitos do decreto de Jair Bolsonaro (PSL) sobre porte de armas e, no dia seguinte, receber Sergio Moro no contexto do vazamento de diálogos atribuídos a ele e a procuradores da Lava Jato. Olavo Soares fala sobre esses e outros compromissos dos parlamentares antes do feriado.

Opinião da Gazeta

No editorial desta terça, a Gazeta do Povo comenta o papel do Executivo e do Legislativo nos próximos passos da tramitação da reforma da Previdência – em meio a novos atritos entre Rodrigo Maia e Paulo Guedes:

"Debater o mérito das medidas e sugerir alterações é atitude legítima, mas sem se deixar levar por rompantes de indignação sempre tornados públicos – especialmente agora, quando as perspectivas de aprovação nunca foram tão positivas."

Aprofunde-se

Jorge Paulo Lemann é um dos homens mais ricos do Brasil. O empresário investe há décadas na formação de jovens, oferecendo bolsas de estudo na área do empreendedorismo, mas nos últimos anos tem voltado o seu foco à formação de novas lideranças políticas – embora tenha um histórico de aversão a esse campo. Luan Sperandio conversou com dezenas pessoas ligadas a Lemann para entender qual o interesse do bilionário na política.

  • Gustavo Nogy analisa a demissão de Levy: “Outro nome do mercado será escolhido, garantias serão feitas, elogios serão abundantes, mas tudo dependerá da adequação do profissional não ao governo, o que seria óbvio, mas às maquinações ideológicas de improviso, que teimam em se intrometer nos altos escalões da burocracia.”
  • Luan Galani entrevista José La Pastina Filho – que talvez você não conheça, mas deveria conhecer. O arquiteto esteve à frente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná durante 23 anos, durante os quais ajudou a salvar uma série de monumentos do estado. E mais: é o responsável por derrubar o mito de que as telhas coloniais eram feitas “nas coxas” dos escravos, o que teria dado origem à expressão.

Lá fora

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, foi eleito em 2015 com a promessa de recuperar a economia do país. Mas ele vê a inflação disparar, o crescimento estagnar e enfrenta protestos cada vez maiores da população. Entenda como a promessa liberal de Macri se perdeu no caminho.

Imagem do dia

Monges budistas participam do encontro anual do grupo nacionalista Buddha Dhamma Parahita Foundation, em Yangon, Mianmar, na segunda (17).
Monges budistas participam do encontro anual do grupo nacionalista Buddha Dhamma Parahita Foundation, em Yangon, Mianmar, na segunda (17). | Sai Aung Main/AFP

Para começar o dia inspirado

Mylena tinha apenas 15 anos quando ouviu que estava velha demais para a carreira que queria: a de bailarina. No entanto, hoje, aos 21 anos, ela está à frente de uma escola de balé em Carambeí, no interior do Paraná, com certificação da Royal Academy of Dance e tudo. A família de agricultores ajudou a transformar o antigo barracão de defensivos agrícolas em uma escola de alto nível. “Fizemos tudo nós mesmos, porque contratar serviço especializado seria muito caro. Era literalmente tirar leite pela manhã e cuidar do palco à tarde”, lembra Mylena. Quem conta em detalhes essa história é Mariana de Camargo Ceccon.

As dicas que só a Gazeta traz

Ótima terça-feira para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]