• Carregando...
Luiz Fux recebe Jair Bolsonaro para a cerimônia de posse do ministro como novo presidente do STF.
Luiz Fux recebe Jair Bolsonaro para a cerimônia de posse do ministro como novo presidente do STF.| Foto: Marcos Corrêa/PR

Para começar esse resumo de notícias. Nesta quinta-feira (10), o ministro Luiz Fux assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar de Dias Toffoli. Enquanto a gestão Toffoli foi marcada por polêmicas como o inquérito das fake news, lagostas em eventos e menor acervo processual, nos bastidores, a expectativa é que o novo presidente do STF tente reaproximar o Supremo da população.

A posse. Durante discurso de posse, Luiz Fux mandou recados aos presidentes da República, Jair Bolsonaro; da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Wilson Lima acompanhou e revela as críticas do novo “guardião da Corte” aos demais poderes e a promessa de defesa da Lava Jato.

Enquanto isso... O ministro do STF Ricardo Lewandowski contrariou uma decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que previa, a partir das eleições de 2022, a divisão proporcional de recursos do Fundo Eleitoral entre candidatos brancos e negros. Por liminar, Lewandowski determinou a partilha igualitária já a partir deste ano, nas eleições municipais. A situação pode mudar [de novo] se o caso for julgado a tempo no plenário. Entenda melhor a reserva de recursos para candidatos negros.

Podcast 15 Minutos

Utilidade pública

Distribuição da vacina. Para facilitar a aquisição e distribuição das doses de vacina contra a Covid-19, o governo federal criou um grupo de trabalho que terá a duração de até 90 dias. Entenda como funcionará a operação de distribuição da imunização no Brasil.

Quer saber como as vacinas contra o coronavírus estão sendo desenvolvidas? Confira este infográfico da Gazeta do Povo

Atualização. O Brasil registrou 983 mortes por coronavírus e 40.557 novos casos em 24 horas. A média de óbitos em uma semana, contudo, está abaixo de 700 por dia. Segundo o último boletim do Ministério de Saúde, já são 4.238.446 diagnósticos, 129.522 óbitos e 3.497.337 recuperados. No mundo, o número de mortos por Covid-19 ultrapassou a marca de 900 mil, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, com 27 milhões de casos confirmados. Com mais de 190 mil óbitos, os Estados Unidos lideram o ranking, seguido pelo Brasil.

Minuto coronavírus

Política e economia: além da posse de Luiz Fux

Arroz a R$ 40? É fato: arroz, feijão e óleo de soja são alguns dos alimentos que puxaram a alta na inflação em agosto, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Analistas ouvidos pela Gazeta do Povo concordam que há fatores do cenário macroeconômico e externo que pressionam esses preços. Leia a reportagem de Fernanda Trisotto e entenda por que a comida está mais cara.

Auxílio restrito, Bolsa Família em alta. Apontado por alguns analistas como um dos motivos para o avanço de preços (devido ao aumento das compras), o auxílio emergencial terá mais quatro parcelas de R$ 300. Mas nem todos poderão manter o benefício, veja quem tem direito à extensão na reportagem de Jéssica Sant’Ana, correspondente em Brasília. Por outro lado, há quem receba pelo Bolsa Família sete vezes que o novo valor do auxílio emergencial; confira na reportagem de Lúcio Vaz, também de Brasília.

Prorrogação da Lava Jato. Ainda que a Procuradoria-Geral da República tenha autorizado a prorrogação da força-tarefa de Curitiba, o órgão do PGR Augusto Aras deu sinais de que deve manter o cerco à operação; entenda na reportagem de Kelli Kadanus, de Brasília. Um desses sinais é o tempo da prorrogação: apenas 140 dias, ao invés de um ano. A Kelli também avaliou junto à equipe da Lava Jato que o ritmo de trabalho pode aumentar neste período.

Giro pelo mundo. China e Índia podem estar à beira de um confronto bélico devido ao aumento das tensões por causa de uma disputa territorial parte ocidental do Himalaia. A China fez exercícios militares encarados como provocação e preparação para guerra. Já os Estados Unidos revogaram vistos de estudantes chineses. Ao mesmo tempo, os EUA enfrentam uma crise ambiental com incêndios que superam 10 mil km² de florestas na Califórnia. Já na América Latina, policiais protestaram na Argentina e um influenciador digital foi preso após escrever no Twitter que Cristina Kirchner “não vai ficar viva”.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Leituras para o fim de semana. Antes de escolher filmes para o fim de semana, que tal uma leitura relacionada a cinema? Fabio Marcelo Calsavara mostra que o Oscar mudou as regras para que filmes tenham mais “diversidade”. Por falar em diversidade, o Fabio também revela o que os especialistas dizem sobre  “poliamor” . Já o  escritor e jornalista Paulo Polzonoff traz um texto que vai envelhecer mal, com reflexões sobre a bonança que antecede a tempestade.

Debates atuais. Editora de Ideias da Gazeta do Povo, Maria Clara Vieira traz à pauta a proteção à infância e explica o que pode ser feito para combater o abuso sexual infantil (e porque isso é tão difícil). A colunista Madeleine Lacsko apresenta o plano de um mundo dominado pelo Partido Comunista Chinês até 2049. E por falar na China, o colunista internacional Leonardo Coutinho escreve: os chineses estão com fome cercados pelo coronavírus, pragas e enchentes.

Nossa visão

Editorial. Ao contrário de todas as outras prorrogações dos trabalhos da força-tarefa da Lava Jato, desta vez a maior operação contra a corrupção da história do país ganhou sobrevida de apenas quatro meses. Confira nossa visão sobre o futuro e o passado incertos da Lava Jato.

Oficialmente, a alegação é de que as unidades do Ministério Público Federal que cederam membros para a Lava Jato têm cada vez mais dificuldade de abrir mão dos profissionais, graças a limitações de pessoal e orçamentárias. Mas não podemos deixar de questionar se o procurador-geral, cujas críticas à Lava Jato são bastante conhecidas, não estaria apenas preparando um fim da operação em fogo brando.

Para inspirar

Autismo aos 41 anos. Um advogado foi diagnosticado com autismo após os 40 anos. Ao descobrir essa história, a repórter Raquel Derevecki, da Equipe Sempre Família, conta como o advogado e seu filho, diagnosticados ao mesmo tempo, convivem juntos com a condição.

Tenha um bom final de semana e aproveite para colocar suas leituras da Gazeta do Povo em dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]