• Carregando...
O fogo na Amazônia, a fritura de Moro e a liberdade econômica saindo do forno
| Foto: Paixão

Bom dia!

Os desdobramentos das queimadas na Floresta Amazônica – não apenas no Brasil – continuam. O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que o G7 vai tratar do assunto na próxima cúpula, que começa no sábado (24). Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), anunciou a criação de duas comissões para acompanhar as queimadas. A Rede Sustentabilidade avisou que vai protocolar no STF um pedido de impeachment do ministro Ricardo Salles e o Novo, partido do ministro, se esforçou em dizer que o filho não é seu. Jair Bolsonaro (PSL), por sua vez, decretou na noite de ontem (22) que todos os ministros se envolvam com o assunto.

  • Fernanda Trisotto capricha e explica como o fogo na Amazônia afeta o governo Bolsonaro, expõe a crise ambiental que vive o país, repercute na economia brasileira e de que maneira as queimadas estão relacionadas ao desmatamento da região.
  • A recém-aprovada MP da Liberdade Econômica tem um pai e ele se chama Geanluca Lorenzon. O diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia concedeu uma entrevista a Jéssica Sant’Ana, em que explicou quais são os próximos passos para “tirar o Estado do nosso cangote”.
  • Bolsonaro está fritando Sergio Moro? Se não está, parece. O pivô do gelo no relacionamento é a pretensão do presidente de trocar o comando da Polícia Federal. O casamento entre bolsonarismo e lavajatismo está com seus dias contados? Olavo Soares explica o contexto todo e avalia.
  • Enquanto isso, em Santa Catarina o momento é de uma versão do PSL mais light. O governador Carlos Moisés da Silva tem descolado a sua imagem da de Bolsonaro e adotado uma gestão mais técnica. E tem dado certo. Camila Abrão conta o que tem rolado na gestão de Moisés.

Opinião da Gazeta

No editorial desta sexta (23), a Gazeta do Povo comemora a nova lei da Liberdade Econômica:

A liberdade econômica no Brasil não se construirá da noite para o dia, com a sanção de uma lei. Do ponto de vista formal, porque ainda há pontos do texto que necessitarão de regulação, ainda por ser feita. E, do ponto de vista cultural, porque há toda uma mentalidade que precisa ser mudada, especialmente da parte do poder público, acostumado a hiper-regulações e à criação de todo tipo possível de dificuldades à atividade econômica.

Lá fora

O presidente da Itália, Sergio Matarella, deu cinco dias para os partidos tentarem formar um novo governo, ou o Parlamento será dissolvido. Andrea Torrente explica tudo o que você precisa saber sobre esse imbróglio.

Imagem do dia

Chineses visitam o Templo do Buda de Ouro, Wat Traimit, em Bangkok, Tailândia.
Chineses visitam o Templo do Buda de Ouro, Wat Traimit, em Bangkok, Tailândia. | Mladen ANTONOV / AFP

Aprofunde-se

Pense em um corante azul natural. Pensou no jenipapo? O fruto, que rende doces de cor âmbar, pode ser usado para tingir diversos alimentos de azul devido a uma reação química que acontece devido ao calor. Flávia Schiochet explica tudo.

As dicas que só a Gazeta traz

Sharon Abdalla está cobrindo para a Haus a 8ª Design Weekend em São Paulo. Veja o que ela já contou para a gente:

Tenha um excelente fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]