• Carregando...
O país dos alvarás, o agronegócio indígena e a resistência de Moro
| Foto: Paixão

Bom dia!

A aprovação da MP da Liberdade Econômica é um dos passos mais importantes deste primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Tão cedo, porém, o Brasil não se livra da fama de ser o país dos alvarás. Vandré Kramer conta por quê.

Opinião da Gazeta

No editorial desta terça (20), a Gazeta do Povo comenta as juras de amor que o Brasil e os Estados Unidos têm trocado, com a promessa de ampliar suas relações comerciais:

Enquanto fornece produtos para nações pobres, ou de outros espectros políticos e religiosos, o Brasil deve cultivar também os mercados da China, Estados Unidos e Argentina, que são os três maiores parceiros comerciais do comércio exterior brasileiro; deve levar adiante o acordo com os países da União Europeia; e trabalhar pela ampliação de mercados onde os produtos brasileiros têm sido pouco consumidos.

Imagem do dia

O pianista e compositor suíço Alain Roche apresenta a canção "Chantier" suspenso no ar com seu piano de cauda sob um guindaste em movimento durante o festival Jeux du Castrum, em Yverdon-les-Baind, na Suíça.
O pianista e compositor suíço Alain Roche apresenta a canção "Chantier" suspenso no ar com seu piano de cauda sob um guindaste em movimento durante o festival Jeux du Castrum, em Yverdon-les-Baind, na Suíça. | FABRICE COFFRINI / AFP

Aprofunde-se

Paulo Polzonoff Jr. entrevistou o neurocientista de Harvard Charles Nelson III, que estudou o dramático caso dos órfãos da Romênia, um legado macabro dos anos de totalitarismo no país. Ele conta o que foi possível descobrir sobre o desenvolvimento da criança durante a primeira infância – e o papel do afeto nesse período – a partir do estudo desse caso.

  • Gustavo Nogy comenta o mea culpa do MBL: "Se Jair Bolsonaro foi eleito, parte da responsabilidade é deles. Não porque apoiaram o então candidato do PSL de forma direta, e apoiaram, como tantos outros; mas sobretudo porque criaram as condições de possibilidade para sua vitoriosa campanha. Memetizaram a política."

Para começar o dia inspirado

William Bilches conta a história de uma família que já está há cinco gerações no picadeiro. Cartita Júnior, de apenas 2 anos, faz questão de dividir o palco com seu pai, o palhaço Cartita. “Decidimos seguir a tradição da família e meu bisavô permitiu que seguíssemos sua linhagem. É um grande orgulho pra gente”, garante o artista.

As dicas que só a Gazeta traz

A Haus tem trazido uma série de inspirações para quem quer montar um home office. As matérias são assinadas por Aléxia Saraiva:

Tenha uma bonita terça-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]