• Carregando...
Coronavírus: Espanha
Desinfecção na Estação de Metrô Nuevos Ministerios em Madri, Espanha: governo anunciou plano de quatro fases para a saída do confinamento.| Foto: OSCAR DEL POZO/AFP

Bom dia!

Para começar. Enquanto o Ministério da Saúde não entrega o plano de Nelson Teich para afrouxar o isolamento social, os governos federal, estaduais e municipais têm agora uma chance de “fazer a prova do coronavírus com gabarito”.

A Espanha apresentou quatro fases para sair da quarentena, uma vez que a curva de contágio do país está caindo. Se vai dar certo, ainda não se sabe. Mas se funcionar, o plano pode ser adaptado à realidade brasileira, já que - assim planeja Teich para o Brasil - cada região terá a obrigação de garantir condições para passar para a próxima etapa - ou reprovar e voltar um passo, se for o caso.

A Fase 0 tem aberturas pequenas. A Fase 1 autoriza a circulação de pessoas na mesma província. A Fase 3 conta com retomada controlada de eventos. Na Fase 4 entra a mobilidade geral, ainda com regras. Mas isso é só um resumo. Curioso(a) para ver mais? Clique aqui e conheça detalhes do plano em quatro etapas da Espanha para voltar à “nova normalidade”.

Conteúdo aberto

Atualização. O Brasil alcançou 5.466 mortes por coronavírus e 78.162 casos confirmados, informa o Ministério da Saúde. São 449 óbitos a mais que na terça, com recorde de novos diagnósticos confirmados: 6.276. Veja dados do estado do Paraná. O Brasil apresenta a maior taxa de contágio da Covid-19 entre 48 países, segundo relatório do Imperial College de Londres.

Bate-boca público. A disparada nos números gerou polêmica. O presidente Jair Bolsonaro disse: “Não adianta botar a culpa em mim” e argumentou que o STF decidiu que medidas de isolamento são de governadores e prefeitos. Em audiência com Senadores, o ministro da Saúde também jogou a culpa nos governadores, confira no texto de Leonardo Desideri.

Temos dicas. Para evitar a contaminação, o repórter Moreno Valério apresenta 7 regras para o uso correto das máscaras de pano e como evitar o ressecamento das mãos com tanto sabão e álcool gel na pele. E já que o momento é de dicas, um novo decreto presidencial amplia a lista de serviços essenciais durante a pandemia. Essa é para o pessoal da saúde: o Paraná abriu vagas em 31 cidades do interior para profissionais e estudantes bolsistas. E ainda: uma máquina de desinfecção criada por UFPR e UTFPR dá “sobrevida” a máscaras N95.

Minuto coronavírus

Exclusivo para assinantes

Coronavírus na economia. Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Braga Netto (Casa Civil) negaram desavenças sobre o Programa Pró-Brasil, que traz investimentos em infraestrutura após a pandemia. De Brasília, Jéssica Sant’Ana mostra quem dará a palavra final na estratégia de recuperação. Confira também na reportagem de Giulia Fontes as estimativas de cenários otimistas e pessimistas para o auxílio da União a estados e municípios.

Segue a polêmica. A saída do então ministro Sergio Moro e de Mauricio Valeixo da Polícia Federal continua rendendo. De Brasília, Kelli Kadanus mostra como foi a posse do novo Ministro  da Justiça, André Mendonça, onde Bolsonaro disse que ainda não desistiu de nomear Alexandre Ramagem para a Polícia Federal. Colunistas da Gazeta do Povo, Cristina Graeml opina que Moro e Bolsonaro foram infantis e Gustavo Nogy escreve sobre as três tentações de Moro. A saída seria a última estação, nas palavras de Flávio Quintela.

Novo normal. Enquanto pesquisadores brasileiros encontram o vírus da Covid-19 inclusive na rede de esgoto, seguem as reflexões. A colunista Madeleine Lacsko traz uma visão sobre o que será o “novo normal”. E quem segue a ciência está conquistando vitórias. No blog Certas Palavras, Célio Martins apresenta Jacinda Ardern, a primeira-ministra que está vencendo a batalha do coronavírus em seu país. E enquanto isso, o confucionismo pode mudar a China.

Podcast 15 minutos

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

O STF e o comando da Polícia Federal. A nomeação, pelo presidente Jair Bolsonaro, de Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal gerou uma enxurrada de ações, e acabou revogada pelo STF. Mas o que dizer da nomeação propriamente dita? Confira o novo editorial da Gazeta do Povo.

Interferências do Judiciário em nomeações do Executivo são assunto grave demais para que a jurisprudência se baseie em liminares. Que desta vez os ministros resolvam conjuntamente a controvérsia, balizando critérios para a ação em casos extremos e que não façam pouco da importância da separação entre poderes.

Para inspirar

Vacina contra o coronavírus. Podemos estar prestes a ter boas notícias. A farmacêutica americana Pfizer pode estar pronta para uso emergencial nos Estados Unidos durante o outono local, que vai de setembro a novembro, caso seja aprovada em testes de segurança. Já farmacêutica chinesa Sinovac Biotech diz ter conseguido imunizar macacos. Conheça a vacina norte-americana e a versão produzida pela China.

Tenha um bom dia e aproveite o feriado em casa!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]