• Carregando...

O esboço do plano de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgado sem consentimento, defende, entre outros pontos, a realização de reformas política e do Estado, mas sem maiores detalhamentos. O texto traz como diretriz a defesa de uma reforma política como forma de "fortalecer a democracia". Essa prévia do plano de governo foi levada para discussão com os demais partidos da coligação que irá apoiar Lula, como PSB, Solidariedade, Psol, Rede e PCdoB, e deve sofrer alterações. A expectativa é que um programa mais consolidado seja divulgado, já com a anuência dos presidentes dos partidos, de Lula, e do ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice-presidente na chapa petista. Entre as ideias listadas estão a adoção do voto distrital misto, a paridade entre homens e mulheres no Legislativo, a contrariedade com o modelo de semipresidencialismo e a ampliação da participação do Estado na economia para servir como indutor do crescimento do país.

O que esperar da presidência de Alexandre de Moraes no TSE e quais foram os principais recados dados por ele após ter sido eleito para comandar o Tribunal. É disso que fala o episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é Renan Ramalho, da editoria de República da Gazeta do Povo.

O Ministério Público do Peru solicitou à Justiça do país que investigue o presidente Pedro Castillo como “líder de uma organização criminosa” entrincheirada no Executivo para obter “benefícios ilegais” de contratos assinados pelo Ministério de Transportes e Comunicações. O procurador-geral do país iniciou uma investigação preliminar contra Castillo e esclareceu que isso não se deu por parte de uma denúncia de uma organização civil, nem de um membro do Congresso”. O que houve foi a obtenção de informações em investigações fiscais, em decorrência das irregularidades que evidenciaram “a existência de uma organização criminosa administrada pelo Estado. O advogado de Castillo declarou que o Ministério Público não tem competência para investigar o presidente, pois ele só pode ser acusado durante seu mandato por traição à pátria, impedir eleições, dissolver o Congresso ou impedir o funcionamento dos órgãos eleitorais.

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou um comunicado com novas recomendações à comunidade universitária para controlar o avanço da Covid-19 na instituição, em decorrência do aumento de casos da doença no estado de São Paulo. No comunicado, a universidade paulista mantém a obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes fechados e exige a comprovação da dose de reforço contra Covid-19 para a matrícula dos alunos de graduação e de pós-graduação no segundo semestre de 2022. Também está proibida a realização de eventos e confraternizações que estimulem a retirada de máscara para ingestão de alimentos.

O Sempre Família te mostra como ajudar os adolescentes a tomarem boas decisões. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) esse ciclo inicia aos 15 anos e termina aos 19. É um período que marca a transição entre a infância e a idade adulta e uma fase de muitas mudanças, decisões e dúvidas, para filhos e pais. A psicoterapeuta ouvida pela reportagem explica que, para que um adolescente consiga decidir entre o certo e o errado, é necessário que os pais tenham construído valores e princípios fortes, desde a infância. Os pais podem ajudar na busca do autoconhecimento do filho e devem instigar os adolescestes a analisarem o que gostam, habilidades, competências e aspirações únicas.

E o Haus fala da importância da iluminação dos ambientes para conforto e funcionalidade. A escolha do tipo de luminária ou das lâmpadas pode mudar completamente o visual de um cômodo e, entre os critérios que devem ser levados em conta, está a cor da luz. A decisão entre uma lâmpada com luz mais branca ou amarelada depende muito de qual é o objetivo do espaço em questão. Se a ideia é relaxar uma cor mais quente, oferece maior conforto óptico e aconchego. Já uma luz mais branca, fria, traz mais estímulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]