• Carregando...
Telão exibe apuração em tempo real da eleição nos EUA: novo ocupante da Casa Branca não deve influenciar com força as relações comerciais com o Brasil.
Telão exibe apuração em tempo real da eleição nos EUA: novo ocupante da Casa Branca não deve influenciar com força as relações comerciais com o Brasil.| Foto: Olivier Douliery/AFP

Para começar esse resumo de notícias. Certamente as eleições nos Estados Unidos – disputadas entre Donald Trump (Republicanos) e Joe Biden (Democratas) – são o assunto de maior impacto no noticiário. Mas enquanto isso, aqui no Brasil, outros fatos que ocorreram nesta quarta-feira (4) merecem a sua atenção:

Desoneração e auxílio emergencial. Tanto a Câmara quanto o Senado derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro que determinaria o fim da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. As jornalistas Jéssica Sant’Ana e Fernanda Trisotto apuraram que o governo gostaria de manter o veto, mas um acordo foi costurado. Dessa forma, o benefício – que acabaria em dezembro deste ano – ficou prorrogado até o fim de 2021; confira todos os detalhes. Em outra frente, o Congresso manteve o veto de Bolsonaro à ampliação da lista de beneficiários do auxílio emergencial.

Rachadinhas. Ex-assessora do senador Flávio Bolsonaro, Luiza Souza Paes confirmou ao Ministério Público do Rio de Janeiro que repassava parte do próprio salário para Fabrício Queiroz, suspeito de liderar um esquema das rachadinhas no gabinete de Flávio enquanto este era deputado estadual. Saiba mais sobre o depoimento, que ocorreu em setembro e veio a público nesta quarta.

“Nada a esconder”. O vice-presidente Hamilton Mourão iniciou uma viagem à Amazônia com embaixadores e ministros, após oito países europeus cobrarem medidas contra o desmatamento e ameçando sanções à importação de produtos. Mourão disse que o Brasil não tem nada a esconder. Leia mais sobre a viagem de Mourão e saiba quem participa da viagem.

Eleições nos EUA: resumo de quarta

Nesta quarta-feira (4), o cenário eleitoral nos Estados Unidos indicou uma margem alta a favor de Biden, que leva vantagem nos últimos estados-chave. Contudo, Trump prometeu judicializar os resultados por suspeita de fraude, levando o resultado para a Suprema Corte (equivalente ao Supremo Tribunal Federal no Brasil).

O atual presidente norte-americano alega que estava na frente e que sua vantagem  “desapareceu magicamente”. Ele deve pedir a recontagem de votos no Michigan, em Wisconsin, principalmente da Pensilvânia. Entenda por que Trump deve pedir a recontagem.

Pelas regras do sistema eleitoral americano, são necessários 270 delegados para a vitória (entenda como funciona a votação com o voto dos delegados no colégio eleitoral). Contudo, ainda que Trump vença na Pensilvânia, que gera um número de 20 delegados, ele pode perder. Naa noite desta quarta-feira (4), Biden já possuía 264 contra 213 de Trump. Em pronunciamento, Biden evitou “cravar a vitória”, mas admitiu que está “um pé na Casa Branca”. Veja um resumo do discurso de Biden e aproveite para acompanhar a apuração em tempo real.

Leia também: como o resultado da apuração vai influenciar a economia brasileira

Utilidade pública

Atualização. Em 24 horas, o Brasil registrou 23.976 casos do novo coronavírus e 610 novas mortes pela doença, informou o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o país acumula 5.590.025 casos, 161.106 óbitos e 5.064.344 recuperados. Entre os que venceram a doença está o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que anunciou estar curado.

Vacina e consequências da Covid. A Fiocruz anunciou que começará a produzir 210 milhões de doses da vacina de Oxford contra Covid-19 a partir de janeiro, mas não haverá aplicação em massa. E além dos sintomas comuns de Covid 19, um novo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostra o aumento na busca por tratamento odontológico durante a pandemia, entenda na reportagem de Amanda Milléo.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Caso Mariana Ferrer. Apesar de muitos acharem que foi “inserido pela procuradoria” nas alegações processuais, o termo “estupro culposo” não consta no processo do caso Mariana Ferrer. A jovem denunciou ter sido vítima de estupro e foi humilhada por um advogado em audiência. Em sua nova coluna, a jornalista Madeleine Caso revela o outro lado do uso do termo estupro culposo: transformar justiça penal em espetáculo. O colunista Alexandre Garcia também comentou o caso e apresenta as pontas soltas do processo que inocentou acusado de estupro.

Redes sociais e esquerdismo. Todos os dias ocorre um “cancelamento” nas redes sociais. Tudo por conta de uma “geração sem máculas”. Como mostra o escritor e jornalista Paulo Polzonoff, essa geração conseguiu até mesmo criar um louro- expiatório: entenda por que nem os mortos escapam da necessidade de encontrar culpados. Grande parte dos “canceladores”, aliás, é de esquerda. Doutora em Filosofia, Bruna Frascolla apresenta uma causa psicológica do sucesso da esquerda, não apenas nas redes, mas por apresentar uma ilusão prazerosa para tocar a vida.

Nossa visão

Autonomia do BC. Aprovado no Senado na terça (3), o projeto de lei que dá autonomia formal ao Banco Central avançou, em um movimento importante para proteger a autoridade monetária de influências políticas. Tema para nosso editorial: O primeiro passo para a autonomia do Banco Central.

Ainda que os dois últimos governos tenham mantido distância segura das ações do Banco Central, a taxa de juros foi alvo de pressão governamental nos anos em que Dilma Rousseff esteve no Planalto e Alexandre Tombini conduzia o BC. A irresponsável “nova matriz econômica” incluiu um ciclo de redução voluntarista da taxa básica de juros entre 2011 e 2013, mas que logo se mostrou insustentável.

Para inspirar

Amizade verdadeira. Como saber se os amigos que você tem são amigos de verdade? Editora da Equipe Sempre Família, Angélica Favretto um vídeo para mostrar 6 características de um amigo verdadeiro.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]