• Carregando...
Os afagos de Bolsonaro a Moro, a Previdência no Senado e a Amazônia sem clichês
| Foto: Paixão

Bom dia!

Depois de uns dias de gelo na relação, Sergio Moro e Jair Bolsonaro apareceram sorridentes lado a lado nesta quinta (29), no lançamento do principal projeto do ministro da Justiça para combater os crimes violentos no país. Kelli Kadanus mostra os afagos do presidente a Moro durante o evento e conta como o novo projeto vai funcionar.

Opinião da Gazeta

No editorial desta sexta (30), a Gazeta do Povo comenta a conclusão para a qual caminha o STF em relação ao corte de gastos com servidores concursados: para a corte, demitir é aceitável, mas reduzir o salário é inadmissível:

Não são apenas os funcionários públicos, potenciais vítimas dessa decisão, que verão muita dificuldade em compreender essa lógica. É amplamente conhecida – e empregada no Direito – a frase “quem pode o mais pode o menos”. Ora, se o Estado tem a possibilidade de adotar a medida mais drástica, a que causa maior dano, que é a demissão, deveria também poder recorrer a uma solução menos prejudicial ao servidor, reduzindo seu salário e a jornada, mas preservando seu posto, e chega a ser surpreendente que seis dos ministros não tenham percebido algo tão evidente.

Para começar o dia inspirado

Curitiba será a primeira cidade brasileira com um centro de ensino especializado para acolher crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. Angieli Maros conta como a ideia surgiu e como o centro vai funcionar.

Imagem do dia

Migrantes chegam ao porto de Málaga, na Espanha, nesta quinta (29), depois do resgate de um barco inflável com 132 migrantes na costa do país.
Migrantes chegam ao porto de Málaga, na Espanha, nesta quinta (29), depois do resgate de um barco inflável com 132 migrantes na costa do país. | Jorge Guerrero/AFP

Lá fora

Veneza amanheceu em um dia de junho com lambe-lambes espalhados pelas paredes da cidade. Seria mais uma de Banksy? Não: as obras são do paranaense Estevan Reder, que conversou com Luan Galani sobre a proposta.

Aprofunde-se

Amazônia além dos clichês: Madeleine Lackso conversou com o biólogo Renato Farias, filho de agricultores da região e diretor de uma ONG que faz um trabalho de preservação que leva em conta o desenvolvimento da população local. Ele fala da importância da sustentabilidade para o agro, do Fundo Amazônia e das falas de Bolsonaro sobre as ONGs da região.

As dicas que só a Gazeta traz

Você sabe o que é aquafaba? Esse líquido, fácil de obter, pode substituir a clara de ovo em drinks. Flávia Schiochet conta mais sobre esse achado da coquetelaria vegana.

Tenha um ótimo fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]