• Carregando...
Novo coronavírus entra nos critérios de triagem para a doação de sangue no Brasil
Além de apresentar maior incidência em alguns tipos sanguíneos, o novo coronavírus entrou nos critérios de triagem para a doação de sangue no Brasil.| Foto: Visual Hunt

Bom dia!

Para começar. Um estudo desenvolvido por cientistas chineses com mais de 2 mil pacientes revela a relação entre tipos sanguíneos e o novo coronavírus. A conclusão inicial é de que infectados que tenham o tipo sanguíneo A tendem a apresentar casos mais severos. Já o sangue O pode ter maior resistência. Mas não se iluda: as medidas de prevenção valem para todos. Clique aqui e saiba mais sobre a pesquisa.

Enquanto isso, no Brasil. Após a confirmação do 1º óbito no país por conta da doença, o governo anunciou que pedirá o reconhecimento de calamidade pública. O número de infectados já está na casa de 300 casos confirmados, informa Leonardo Desideri, correspondente em Brasília. Só o estado do Paraná dobrou a estatística em um dia, o governo federal anunciou leitos adicionais para desafogar hospitais e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pediu que sejam retomadas as atividades de cursos de saúde  em universidades.

Juro zero? O Comitê de Política Monetária do Banco Central se movimenta para reduzir a taxa básica de juros. Giulia Fontes explica como a baixa se relaciona ao coronavírus e os impactos esperados pelos economistas. Vai funcionar? Editor da Gazeta do Povo, Guido Orgis mostra que, em algum momento, o BC pode chegar a zerar a Selic. Isso é possível? Leia o artigo.

Embora haja justificativas para o juro real zero no Brasil, o BC pode optar por um caminho mais gradativo. Seria um corte de 0,25 ou 0,5 ponto, possivelmente com viés de baixa. Com isso, a autoridade monetária teria tempo para monitorar efeitos sobre o câmbio. O ponto negativo é que o mercado de crédito pode "secar" rapidamente e o debate sobre a Selic pode barrar outras medidas emergenciais.

Efeitos econômicos. Além da taxa de juros, fica a dúvida: o governo deve reabrir a torneira do investimento público para enfrentar a lentidão na economia? De Brasília, a correspondente Jéssica San’Ana mostra que consenso só mesmo para medidas emergenciais, leia a reportagem.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Pacotão contra o vírus. A Gazeta do Povo comenta as medidas emergenciais do governo. É o que pode ser feito no momento sem partir para a irresponsabilidade fiscal completa; leia o editorial.

Felizmente, o ministro Paulo Guedes entendeu que apenas insistir na aprovação das reformas, por mais que elas realmente deem ao Brasil as condições de se recuperar mais rapidamente quando a pandemia acabar, não bastaria para que os empresários e os trabalhadores brasileiros aguentem o terremoto enquanto ele ocorre.

Mercado irracional. Colunista da Gazeta do Povo, Roberto Indech - analista-chefe da Rico Investimentos e head de análise técnica do Grupo XP – pergunta: Até quando o mercado ficará irracional? Confira a opinião do especialista.

O certo é que o tempo não volta e o isolamento das populações de alguns países está produzindo efeitos catastróficos para as economias. Portanto, como as bolsas antecipam estes movimentos, as ações tem sofrido consideravelmente.

Mundo

Lá como cá. Após o presidente Jair Bolsonaro participar de manifestações no domingo (15), o presidente esquerdista do México abraçou e beijou a população, mesmo em meio à pandemia de coronavírus. Já na União Europeia, líderes apoiaram a proibição de viagens não essenciais dentro do bloco. Entenda no texto de Rafael Salvi como a Europa se tornou o centro da pandemia e conheça desafios e medidas tomadas pelos Estados Unidos.

Jornalismo. A China anunciou a retirada de credenciais de jornalistas correspondentes do New York Times, do Washington Post e do Wall Street Journal. A justificativa: a partir de agora os veículos serão considerados missões estrangeiras e precisarão apresentar novos documentos. Entenda a medida, que vale também para as regiões administrativas Hong Kong e Macau.

Para inspirar

Cuidar, acompanhar e promover. Vamos dar um tempo em informações sobre o coronavírus? Editor da Equipe Sempre Família, Felipe Koller apresenta o Projeto Gadareno, que tem o objetivo de fazer com que pessoas deixem a situação de rua e se reintegrem à sociedade.

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]