• Carregando...

O podcast de hoje fala sobre a determinação do Ministro Alexandre de Moraes para que a defesa do deputado Daniel Silveira se manifeste sobre o perdão judicial concedido pelo presidente Jair Bolsonaro. O ministro também pediu explicações sobre o descumprimento das medidas restritivas, já que a tornozeleira eletrônica que o parlamentar deveria utilizar está desligada desde o dia 17 de abril. Moraes indicou, ainda, a possibilidade de impedir a concessão imediata o indulto caso a Procuradoria-Geral da República recorra da condenação. Quanto à inelegibilidade de Silveira, o ministro citou várias decisões do STF, STJ e TSE que dizem que o indulto extingue a punição, mas não os efeitos da condenação.

E ainda:
O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações retire do ar o site do jornalista bolsonarista Allan dos Santos. Além do bloqueio do site, Allan dos Santos - que está desde agosto de 2020 nos Estados Unidos - teve ordem de prisão determinada por Moraes em outubro do ano passado. A medida foi tomada no inquérito aberto pelo ministro para apurar a suposta existência de uma organização criminosa, de forte atuação digital. Na próxima sexta-feira o STF vai começar a julgar, em plenário virtual, o pedido de habeas corpus em favor do jornalista, rejeitado duas vezes, por decisões monocráticas, pelo ministro Edson Fachin, relator do processo.

Influenciadores de direita dizem que ganharam mais seguidores após anúncio da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk. Esses usuários da plataforma afirmam que a moderação de conteúdo feita pela rede social era bastante rígida com publicações ligadas ao conservadorismo e ao liberalismo, enquanto havia vista grossa para postagens relacionadas a outras matizes  ideológicas. O comentarista político Kim Paim fez um levantamento quanto ao aumento de seguidores na comparação entre diversos perfis de direita e de esquerda. Segundo ele houve crescimento de até 22.409% em contas da direita enquanto do lado oposto o crescimento foi quase inexpressivo. Na avaliação dele a plataforma restringiu filtros e restrições a todos os usuários, porém influenciadores da direta eram os principais alvos das políticas de limitação de alcance. Após contato feito pela reportagem, o Twitter Brasil optou por não responder sobre a efetivação de mudanças recentes nas políticas da plataforma.

Mercado melhora previsões para o PIB de 2022, piora as de 2023 e vê dólar mais fraco. Após semanas de interrupção, o Banco Central retomou a publicação do relatório Focus, que compila as projeções de dezenas de bancos, corretoras e consultorias para vários indicadores da economia brasileira. O documento revela que o mercado está mais otimista com o crescimento econômico de 2022 prevendo a variação do PIB de 0,5% para 0,65%. A projeção para o IPCA agora é de 7,65%. No caso do câmbio, a expectativa de  cotação do dólar ao fim de dezembro desse ano é de 5 reais.

A opinião de Thaméa Danelon, que afirma que a graça concedida a Daniel Silveira é constitucional. Ela explica por que, apesar de descortês com os Ministros do STF, Daniel Silveira não poderia ter sido preso.

Curitiba vai receber investimentos de cerca de R$ 100 milhões em novos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz para produzir imunizantes e remédios a partir de biotecnologia. As novas plantas terão parceria com o governo do estado, que fornecerá materiais para a produção a partir do Instituto Tecnológico do Paraná e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná. A parceria já fez com que a Fiocruz em Curitiba se tornasse o maior produtor nacional de exames de Covid-19.

Ouça o podcast.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]