• Carregando...
Sessão da Câmara dos Deputados não teve quórum para votar PEC dos precatórios.
Sessão da Câmara dos Deputados não teve quórum para votar PEC dos precatórios.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Terminou frustrada a tentativa da Câmara dos Deputados de votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) dos precatórios nesta semana. A matéria estava na pauta desta quinta-feira (28), mas sem quórum e articulação para aprovação, ficou para a semana que vem. A PEC limita o pagamento de dívidas da União e é tida como fundamental para viabilizar o Auxílio Brasil. Porém, parlamentares acreditam que a medida criará verbas que terão como destinos o fundo eleitoral, o “orçamento secreto” e outras iniciativas de pouca transparência. Olavo Soares explica o que está pegando.

Cassação rejeitada. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou ações do PT que pediam a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão. Para 2022, a promessa é de que quem espalhar ataques a rivais nas redes será cassado e preso. Qual sua opinião sobre o assunto? Vote na nossa enquete.

Precedente. Em outro julgamento, o TSE cassou o deputado estadual Fernando Francischini (PSL), do Paraná, por apontar, sem provas, fraudes em urnas eletrônicas. A decisão abre um precedente que pode afetar Bolsonaro. Entenda como.

Política, Economia e Utilidade pública

Quem vai ficar com Bolsonaro? Faltando um ano para as eleições, o partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro deverá tentar a reeleição ainda é uma incógnita. Nos bastidores, a disputa pelo novo filiado provoca uma guerra fria entre caciques do PL, PP e PTB. Saiba o que está em jogo.

Greve dos caminhoneiros. Em reunião com líderes dos caminhoneiros, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) se comprometeu a construir um diálogo para tentar evitar a paralisação marcada para segunda-feira (1º). O movimento, porém, pode ganhar a adesão de empresas.

Open banking. Começa nesta sexta-feira (29) uma nova etapa da implementação do open banking. A principal novidade é a possibilidade de fazer transações via Pix sem abrir o aplicativo do banco. Cristina Seciuk detalha as novidades e o que mais vem por aí.

Giro pelo mundo. A ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela, pretende criar uma “equipe de vigilância” para controlar as redes sociais durante a campanha eleitoral. Com a alta inflação no país, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, colocou a culpa na especulação de empresários “patifes”.

Nossa visão  

Liberdade de expressão agredida. O cerco à liberdade de expressão, que vive um verdadeiro “apagão” no Brasil, patrocinado até mesmo pelas instituições que têm o dever constitucional de defendê-la, ganhou novo capítulo quando o jogador de vôlei Maurício Souza foi desligado do Minas Tênis Clube, como consequência de uma campanha de cancelamento promovida contra ele. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Classificar as manifestações do atleta como “homofóbicas” ou “ilegais” é muito mais que uma distorção grosseira do seu conteúdo; é a admissão de que, a partir de agora, há tabus, assuntos que não podem ser nem mesmo discutidos, quanto mais questionados.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Julgamento. STF define que o crime de injúria preconceituosa é imprescritível e inafiançável

Infraestrutura. Com Dutra e Rio-Santos, governo faz o maior leilão rodoviário da história

Portaria. Lei Rouanet: Secretaria da Cultura proíbe financiamento de projetos que utilizem linguagem neutra

Tecnologia. Facebook muda de nome e agora se chama Meta; entenda a movimentação

Colunas e artigos

Fuga do comunismo. Durante décadas a Alemanha foi um país dividido por um muro. Na tentativa de fugir do lado comunista, 483 morreram. O filme “Ventos da Liberdade” conta a história de duas famílias que conseguiram escapar em um balão. É sobre ele o episódio do podcast Quarentena Cult.

J.R. Guzzo comenta o caso do jogador Maurício Souza e diz por que liberdade de opinião não pode ser confundida com homofobia.

Confira uma “faixa bônus” do Polzo Show, com um apanhado de todas as paródias do programa.

Para inspirar

Amor ao time. A imagem de um torcedor do Athletico viralizou nas redes sociais nesta semana. Aos 92 anos de idade e com apenas 20% da visão, o aposentado Fábio Pimenta de Paula não deixa de vibrar com o time de coração. O UmDois Esportes contou essa história. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]