• Carregando...

O podcast de hoje fala sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou novas recomendações e observações das Forças Armadas sobre o sistema eletrônico de votação, apresentadas pelo Ministério da Defesa no fim de março, bem como as respostas da área técnica da Corte a cada uma das sugestões. São medidas sugeridas envolvendo sete procedimentos ou questões relacionadas à segurança das urnas eletrônicas. Em ofício enviado a diversas instituições públicas e entidades civis que, além das Forças Armadas, também integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e o Observatório de Transparência das Eleições (OTE), o presidente do TSE, Edson Fachin, salientou que as sugestões enviadas têm recebido atenção mesmo depois do prazo de apresentação, que terminou em 17 de dezembro do ano passado.

E ainda:

Após 60 dias sem novos reajustes, a Petrobras anunciou um novo aumento nos preços do diesel que vende às distribuidoras. A partir desta terça-feira (10), o valor médio de venda do combustível passará dos atuais R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro, alta de 8,86%. Gasolina e gás de cozinha não terão aumento por enquanto, segund o a companhia. A Petrobras afirmou, ainda, que a atualização dos preços foi necessária em razão do desequilíbrio entre oferta e demanda do diesel em todo o mundo.

A cepa da dengue mais disseminada no mundo foi detectada pela primeira vez no Brasil. A linhagem está mais presente na Ásia, no Oriente Médio e na África, mas foi identificada em Aparecida de Goiânia (GO). A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os pesquisadores estão preocupados porque existe a possibilidade de disseminação de forma mais eficiente do que os tipos que já circulam no país. Entre as principais ações para conter a disseminação da dengue está a eliminação de depósitos de água parada, que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença.

Feriado mais importante da Rússia, o Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio, foi alvo de apreensão e especulações em todo o mundo durante as últimas semanas. Havia quem apostasse que o presidente russo, Vladimir Putin, clamaria vitória no campo de batalha, declararia uma guerra mais ampla ou talvez até usasse armas nucleares, para acelerar o fim do conflito com a Ucrânia. Comemorado com desfiles militares e fogos de artifício em todo o território, a data marca a vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O discurso de Putin indica que o conflito na Ucrânia está longe de chegar ao fim. No desfile militar na Praça Vermelha, ontem, o presidente russo não deu indicativos de mudança em sua estratégia militar ou de qualquer mobilização mais ampla, como temiam Ucrânia e Ocidente. Dirigindo-se às tropas russas, Putin justificou sua campanha militar como necessária para evitar uma ameaça que era absolutamente inaceitável. Ele acusou o Ocidente e a Otan de terem preparado uma "invasão dos territórios históricos da Rússia, incluindo a Crimeia", de modo que não teve outra escolha senão realizar um ataque "preventivo" contra a Ucrânia.

J. R. Guzzo comenta que desde a volta das eleições de 1989, a corrida presidencial de 2022 promete o pior momento da política brasileira, com uma ofensiva para se negar a um dos lados o direito de ganhar.

Um estudante de 6 anos, do Ceará, quebrou a perna e os médicos recomendaram que ele ficasse em casa, sem poder ir à escola. O período de repouso foi muito difícil, O Vitor ficou triste e os colegas não paravam de perguntar dele. Até que a professora teve a ideia de levar a turma toda pra casa do menino. E a aula foi na garagem da casa dele. Os 14 estudantes colocaram a conversa em dia, aproveitaram o relato do acidente para falar de segurança ao brincar, tiveram aula de música e se divertiram bastante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]