• Carregando...
Combustíveis
| Foto: Pixabay

Bom dia!

Para começar. Talvez você não acredite (nem eu), mas o preço da gasolina poderia cair 44% e o do diesel, 24%. Bastaria os governadores aceitarem um desafio lançado pelo presidente Jair Bolsonaro: “Eu zero [o imposto] federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora”. Os motoristas certamente sairiam ganhando. Mas quem perderia mais com isso: estados ou União? Veja a resposta na reportagem de Célio Martins.

Prisão em segunda instância. Nesta quarta-feira (5), foi realizada a primeira audiência pública sobre o assunto na comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC). De Brasília, Kelli Kadanus mostra que a Câmara deve para ampliar a PEC. Assim, todas as ações terminariam na 2.ª instância, não só as penais.

Cotado para o STF. Como a Gazeta do Povo já havia antecipado, o Congresso quer alterar as regras de indicação ao Supremo. Apesar de uma possível alteração não valer para a atual legislatura, a proposta foi criticada por dois ministros da Corte. E “surgiu na mesa” um forte nome a assumir “a beca” de Celso de Mello em novembro: Jorge Oliveira, policial e amigo de Bolsonaro. Veja o perfil do candidato, atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, na reportagem de Leonardo Desideri, correspondente em Brasília. O assunto é também o tema do Podcast 15 minutos.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Repatriação. O novo editorial da Gazeta do Povo aborda a ação de resgate dos brasileiros que estavam na região de Wuhan, o epicentro da epidemia de coronavírus na China. O Legislativo aprovou uma nova lei para possibilitar a repatriação. Confira um trecho do editorial:

O episódio mostrou que o país carecia de uma legislação adequada. A lacuna ficou preenchida no caso do coronavírus, mas a possibilidade de novas doenças no futuro, somada à mobilidade global cada vez maior, pede o estabelecimento de um protocolo que possa ser ativado logo.

Negócios. Ex-head de marketing do gigante tech chinês Baidu e fundador da consultoria de negócios Inovasia, o colunista da Gazeta do Povo Felipe Zmoginski mostra que o caso do coronavírus vai muito além de um surto na China. Confira a opinião do especialista. Veja um fragmento do texto:

A má compreensão pelo Brasil e sua elite econômica e intelectual do que é a China, seu modo de pensar e fazer negócios certamente irrita os chineses, que passaram os últimos dias queixando-se da xenofobia brasileira. Para nós, no entanto, o despreparo custa bem mais que incômodo. Desde 2009, a China é a principal parceria comercial do Brasil e um dos 5 maiores investidores estrangeiros no país.

Mundo

Como esperado. O presidente norte-americano, Donald Trump, foi absolvido pelo Senado no processo de impeachment. Os senadores consideraram o republicano inocente nas acusações de abuso de poder e obstrução de justiça. A partir de agora, portanto, Trump pode se concentrar apenas na sua campanha para reeleição em novembro.

Enquanto isso. Os democratas ainda têm um longo caminho até a definição do nome do adversário de Trump na corrida presidencial. Quem saiu na frente foi o moderado Pete Buttigieg, o azarão que até o momento está na frente de Biden e Sanders na primeira prévia do partido. Editora de Mundo, Isabella Mayer explica: quem é Buttigieg - e aprenda a pronunciar o nome dele.

Para inspirar

“Vale a pena viver?” Essa pergunta foi feita por uma aluna na parede de uma escola. A Equipe Sempre família mostra mensagens inspiradoras de colegas que responderam ao pedido de ajuda da colega. Aproveite essa leitura: talvez as mensagens dos jovens possam valer para você ou para alguém próximo que precise de ajuda.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]