• Carregando...
Próximas eleições podem ter cota. Brasil na “lista fora-da-lei” de Biden. Milícia digital
| Foto: Divulgação/TSE

Para começar esse resumo de notícias. As eleições municipais de 2020 ocorrem neste domingo (15). Se você tem alguma dúvida, aproveite para acessar nosso site especial de eleições 2020 com diversos conteúdos de utilidade pública, como a possibilidade de votar portando apenas título digital. E por falar em eleições, as regras podem mudar nos próximos pleitos.

Projeto na câmara. Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) prometeu levar ao plenário dia 17 deste mês a votação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui cotas para mulheres nas casas legislativas de municípios, estados e na Câmara Federal. Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Kelli Kadanus mostra o que prevê o texto que implementa cotas para mulheres, que já passou pelo Senado.

Política e economia

Mais Eleições e Amazônia. Devido a um apagão que já dura mais de 10 dias no Amapá, a capital Macapá teve a eleição adiada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E se o problema no Amapá é o apagão, em diversos outros estados são os incêndios florestais. Apesar disso, as queimadas não vêm sendo abordadas na campanhas municipais dos estados atingidos; confira o levantamento de Gustavo Ribeiro. E por falar em Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou o vice Hamilton Mourão por um projeto de expropriação de terras.

Renda. Ministro da Economia, Paulo Guedes disse que o auxílio emergencial pode ser prorrogado no Brasil em caso de segunda onda de Covid-19. Em outro efeito da pandemia, a Justiça do Trabalho 138 mil ações trabalhistas com o tema para analisar. E aproveite para ler na reportagem de Fernanda Trisotto quais respostas ainda não foram dadas sobre o Renda Cidadã, programa social que o governo pretende implementar.

Giro pelo mundo. O democrata Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos segundo projeções da mídia, pode ter colocado o Brasil no topo de uma lista de “foras-da-lei do clima”; entenda. Já o atual presidente Donald Trump segue contestando as eleições: saiba como estão os processos e entenda 4 pontos sobre a empresa de máquinas de votação que está causando desconfiança nos EUA. Por aqui, na América do Sul, a Bolívia retomou a política da era Evo Morales e restabeleceu laços com Venezuela e Irã.

Nossa visão

Desde a última semana, a milícia anônima Sleeping Giants Brasil começou uma campanha de ataque nas redes sociais para intimidar anunciantes da Gazeta do Povo. Juristas ouvidos por esta Gazeta lembram que as mídias sociais poderiam ser obrigadas a revelar a identidade do Sleeping Giants Brasil e apontam indícios de crimes virtuais nessa prática de constrangimento contra empresas. Nesta reportagem, explicamos o que é a milícia e como ela age, baseada em uma bandeira de anonimato. Em editorial, a Gazeta do Povo vai além e mostra como esse tipo de grupos ataca a liberdade de expressão. Confira um trecho:

O anonimato no qual se esconde o Sleeping Giants é uma característica particular dos linchamentos virtuais de hoje; é a arma conveniente dos covardes para estimular os justiçamentos on-line e chantagear empresas. Essa estratégia já é um desrespeito à Constituição Federal, que, em seu artigo 5.º, IV, garante que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, mas ela é muito mais que uma simples ilegalidade: é uma perversidade, à medida que impede de antemão todo aquele processo de diálogo e convencimento que a boa razão exige diante das ideias das quais discordamos.

Leia aqui o editorial completo: A milícia digital anônima contra a liberdade de expressão

Colunas e artigos

Sobre milícias digitais. Colunistas da Gazeta do Povo também se manifestaram sobre os ataques. A jornalista Madeleine Lascko revelou que o Slepping Giants enfrentou um escândalo de machismo nos EUA e agora finge defender mulheres no Brasil. A colunista também desvendou três iniciativas anônimas que miram agências de publicidade, anunciantes e veículos de comunicação. O escritor Maior Vitor Rodrigues também mostra o constrangimento a anunciantes faz parte de uma tirania do cancelamento de perfis sem rosto.

Ainda sobre o “cancelamentos”. No Blog de Rodrigo Constantino na Gazeta do Povo, o autor Paulo Emílio de Macedo, do Instituto Liberal, revela o que acontece quando você discorda da opinião de uma pessoa de esquerda. A questão também é discutida de expressão pelo professor Paulo Cruz no artigo: Liberdade, para quê?

O que mais você precisa saber hoje

Utilidade pública

Atualização. O Brasil voltou a ficar perto da casa das mil mortes por dia de Covid-19. Após uma semana com problemas técnicos, o Ministério da Saúde informou 908 novas mortes pela doença em 24 horas, além de 33.207 novos casos. Com isso, são 5.781.582 diagnósticos, 164.281 óbitos e 5.256.767 recuperados. Uma nova alta de casos está no radar de estados como o Paraná. O jornalista Célio Yano mostra que a alta de casos de Covid em SC às vésperas da temporada gera o risco de uma nova onda no PR.

Vacinas e locais de transmissão. A vacina da Pfizer contra a Covid-19, que apresentou eficácia superior a 90%, pode chegar ao Brasil em março, segundo o presidente da Pfizer no país, Carlos Murillo. Já a vacina Coronavac, segundo comprovou um laudo médico, não teve relação com a morte de um voluntário dos testes do imunizante. Enquanto uma imunização não está disponível, o ideal segue sendo a prevenção. Neste sentido, um novo estudo reforçou quais locais têm maior risco para a disseminação da Covid-19. A pesquisa foi feita nos estados Unidos e mostrou que a cada dez infecções, oito estavam associadas a ambientes fechados e com aglomeração.

Para inspirar

Defesa animal. Questionada sobre as coisas que mais gosta, uma garotinha de apenas 5 anos responde cheia de convicção: os animais e a arte. E foi exatamente uma iniciativa que uniu o seu amor pelos bichinhos e pela pintura que fizeram a pequena Elliot se tornar uma inspiração para qualquer adulto. Confira na reportagem da Equipe Sempre Família como a menina vem vendendo pinturas para ajudar cães e gatos.

Até a próxima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]