• Carregando...
Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG) e Paula Belmonte (Cidadania-DF)
Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG) e Paula Belmonte (Cidadania-DF)| Foto: Agência Câmara

Bom dia!

Para começar. Nosso correspondente em Brasília, Olavo Soares foi atrás de duas raridades: os deputados federais que não utilizaram a cota parlamentar, o chamado cotão. São eles: Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG). Que sirva de exemplo aos demais: veja como é possível administrar um gabinete sem torrar dinheiro público. E aproveite para ouvir o Podcast 15 Minutos sobre o tema:

Coronavírus. Um estudo de pesquisadores chineses mostra que a “nova versão” do coronavírus pode ocorrer sem que os pacientes apresentem sintomas, o que dificulta ainda mais a contenção da doença. A OMS elevou o nível de alerta: fique por dentro.

O fato é que a epidemia já matou pelo menos 80 pessoas e está se espalhando pelo mundo. Inclusive, uma nova suspeita está sendo investigada no Brasil, mas a Anvisa avisou que só inspecionará aviões vindos da China quando houver dúvida notificada. Presidente em exercício, Hamilton Mourão disse que portos e aeroportos estão preparados. E o mercado financeiro também sentiu o baque: o coronavírus derrubou as bolsas.

Acordos na bagagem. De Brasília, Leonardo Desideri mostra o que o presidente Jair Bolsonaro trouxe na bagagem da Índia: 14 acordos e duplicação do comércio. Os atos bilaterais assinados entre os países envolvem diversos setores. Nosso correspondente também mostra que ainda neste ano o governo brasileiro deve lançar bases para um acordo de livre comércio com os EUA.

Emprego Verde Amarelo. Instituído por medida provisória, o programa do governo que traz condições diferenciadas para empresários empregarem jovens de 18 a 29 anos pode ser ampliado. Em entrevista à jornalista Giulia Fontes, da Gazeta do Povo, o deputado relator da matéria, Christino Aureo (PP-RJ), espera incluir trabalhadores com mais de 55 anos no programa Verde Amarelo. Entenda.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Juiz de garantias. A suspensão dessa “nova figura do direito” é tema de editorial na Gazeta do Povo. A novidade deveria entrar em vigor na última quinta-feira (23), foi adiada e, posteriormente, suspensa. Entenda nossa visão sobre a suspensão do juiz de garantias. Veja um trecho:

Independentemente de qualquer questão orçamentária e da possibilidade de se implantar o juiz de garantias com o quadro atual da magistratura – o que parece extremamente complicado, exigindo gastos adicionais que o legislador não contemplou –, o fato é que todo o processo penal brasileiro foi desenhado tendo em mente o mesmo juiz atuando desde a coleta de provas até o momento de se proferir a sentença.

Emprego. O segundo editorial da Gazeta do Povo que apresentamos hoje trata do mercado de trabalho, que se encontra em franca recuperação. Leia as boas notícias do emprego. Segue um fragmento do texto:

Estes resultados só foram possíveis porque, lentamente, as reformas macro e microeconômicas estão trazendo de volta a confiança no país. A reforma da Previdência  está aprovada; a reforma tributária está caminhando e a administrativa deve ser enviada ao Congresso em fevereiro. A Lei de Liberdade Econômica e outras medidas de desburocratização estão facilitando a vida do empreendedor, especialmente do microempresário.

Mundo

Sobreviventes do Holocausto. Após 75 anos, 200 sobreviventes do campo de concentração nazista de Auschwitz retornaram ao local nesta segunda-feira (27). Eles utilizaram gorros e lenços listrados para simbolizar uniformes de prisioneiros. Confira essa triste memória, porém, essencial para não repetir a história.

Crise na Bolívia. A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, pediu a renúncia de todos os seus ministros. A justificativa: uma nova etapa de governo. Veja como a medida está relacionada à candidatura de Janine à presidência.

Para inspirar

Casamento duradouro. Em matéria especial para a Equipe Sempre Família, Carlos Bastos Dias mostra que amizade no casamento não é um diferencial – é a base do relacionamento. O fator é defendido por livros e terapeutas: confira!

Tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]