• Carregando...
Será o fim do efeito cascata no judiciário ou apenas uma ilusão?
| Foto:

Bom dia!

Para começar. A notícia que todos querem que aconteça – menos o judiciário. Elaborado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o relatório da PEC Emergencial inclui uma alteração que proíbe o efeito cascata do reajuste do STF sobre os salários de magistrados. Será que vai para frente? Nossa repórter Giulia Fontes explica.

Lula preso tinha motoristas. É isso mesmo. De Brasília, Lúcio Vaz conta como o ex-presidente tinha direito a motorista e segurança mesmo enquanto estava preso. E a brincadeira custou quase R$ 1 milhão aos cofres públicos.  

Novo Bolsa Família. O presidente Jair Bolsonaro está avaliando propostas para uma ampla reformulação do programa. Pode até ser rebatizado. Mas o certo é que o Bolsa Família 2020 vai priorizar a meritocracia e a primeira infância. Leia na matéria de Fernanda Trisotto.

Por falar em apoio social. Pessoas com autismo agora terão uma carteirinha para ganhar prioridade em atendimentos na rede de saúde. Amanda Milléo revela como funciona.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

O novo editorial da Gazeta do Povo aborda uma das medidas provisórias prestes a serem alteradas pelo Congresso: o Programa Verde Amarelo. O relator prometeu alterar a contribuição de 7,5% sobre o seguro-desemprego, criada na MP. Clique para ler o editorial e confira um trecho agora:

Que o governo tenha dado atenção à geração de empregos é meritório, mas a maneira encontrada para bancar as isenções fiscais não era a mais adequada, lançando uma carga desnecessária justamente sobre quem acabaria de sentir o impacto do desemprego.

Vale a pena ainda ler o artigo do jornalista Paulo Polzonoff sobre o “deslize ortográfico” do ministro da Educação, que escreveu “imprecionante” no Twitter. Como mostra Polzonoff, o erro não é para tudo isso. Fica a dica: leia o artigo A “imprecionante” hipocrisia da esquerda paulofreireana. Segue um spoiler para você ficar curioso:

Opositores de Weintraub passaram décadas exaltando uma tal sabedoria popular – manifestada no erro ortográfico e gramatical – como forma de resistência ao saber elitista dos opressores. O resultado dessa visão de mundo (e de pedagogia) é um exército de 60 milhões de analfabetos funcionais, muitos deles até com doutorado.

Mundo

Em meio às tensões entre EUA e Irã, a Câmara dos Deputados norte-americana aprovou uma resolução que limita as ações militares de Donald Trump contra o Irã. Se a medida for aprovada pelo Senado, o presidente americano terá que consultar o Congresso para usar as forças armadas em ações contra o país persa.

O avião ucraniano que caiu após decolar de Teerã na madrugada de quarta-feira pode ter sido derrubado acidentalmente por um míssil iraniano, segundo autoridades dos EUA. Os primeiros-ministros do Canadá e do Reino Unido confirmaram que existe um conjunto de evidências que reforçam essa suspeita.

Um vídeo divulgado pelo New York Times parece mostrar o momento em que um míssil atinge o Boeing 737 nos arredores da capital iraniana. Todas as 176 pessoas que estavam a bordo morreram na queda.

Para inspirar

Para fechar a semana, uma das histórias mais legais do ano [até agora]. A Equipe Sempre Família descobriu que um avô comprou um ônibus escolar para levar os netos à escola diariamente. Conheça o Expresso do Vovô!

Por hoje é só. Tenha um ótimo final de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]