• Carregando...
stf vacina fux bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro com Luiz Fux, presidente do STF: decisão sobre vacina contra Covid-19 ser obrigatória (ou não) pode ser tomada pelo Judiciário.| Foto: Marcos Correa

Para começar esse resumo de notícias. Em maio de 2019, o Supremo Tribunal Federal recorreu à Justiça comum para liberar lagostas e vinhos para ministros. Agora, lançou outro edital polêmico. Correspondente da Gazeta do Povo na Corte, Wilson Lima observou que o STF quer bancar R$ 4 milhões ao ano para 41 garçons e copeiros atenderem os ministros. Entre as atribuições no edital estão “colocar água e sucos para gelar” e “cortar frutas”.

Enquanto isso... A discussão sobre o novo edital ocorre em um momento de corte de gastos em outras Casas, como na Câmara, por conta da pandemia de Covid-19. A epidemia de coronavírus no Brasil, aliás, pode ser “julgada no STF” em ações que propõem a obrigatoriedade do cidadão tomar a vacina, se não for aprovada uma lei que determine a situação. O correspondente Wilson Lima apurou que, reservadamente, a maioria dos ministros são favoráveis à vacinação obrigatória, mas podem colocar uma “solução alternativa”: quem não tomar a vacina, pode ter a restrição de direitos, como de locomoção; entenda na reportagem.

Utilidade pública

Anticorpos e teste novo. Segundo uma pesquisa liderada pelo Imperial College London, da Inglaterra, feita com 365 mil pessoas, três em quatro pacientes infectados pela Covid-19 mantiveram anticorpos contra o novo coronavírus por pelo menos três meses. Além disso, cidadãos de algumas cidades da Grande São Paulo já podem fazer um novo teste por R$ 169 e que fica pronto em 24 horas; entenda o teste meuDNA Covid, voltado para detectar o vírus em fase ativa.

Atualização e incêndio. Em24 horas, o Brasil registrou 29.787 novos casos de Covid-19 e 549 novas mortes. Conforme o último boletim do Ministério da Saúde,  já são 5.439.641 diagnósticos positivos da doença, 157.946 óbitos e 4.904.046 (90,2%) considerados recuperados. Além da Covid-19, um incêndio em um hospital no Rio de Janeiro fez com que 200 pacientes fossem transferidos para outras áreas ou unidades de saúde da região.  Pelo menos duas pessoas morreram.

Política e economia

Desacordo. Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cobrou da base aliada do governo menos obstruções para avançar as pautas de reformas. , como a PEC Emergencial e a reforma tributária. Além disso, a proposta do líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de reformar a Constituição “continua rendendo”. Além de reações do meio jurídico, o presidente Jair Bolsonaro preferiu manter distância e o Planalto viu a sugestão como surpresa ingrata; leia mais na reportagem do correspondente Rodolfo Costa.

Eleições, PSDB e Bolsonaro. Tendo como base as últimas pesquisas de intenção de voto para os municípios, pelo menos sete capitais podem ter prefeito definido já no primeiro turno; confira no levantamento de Giulia Fontes. Vale a pena também acompanhar um movimento do PSDB nestas eleições. O tucano Joao Doria, governador de São Paulo, sequer aparece na campanha de Bruno Covas, candidato tucano à capital paulista. Inimigo político do presidente Jair Bolsonaro, Doria vê o avanço de ala bolsonarista no partido; entenda os motivos para isso na reportagem de Olavo Soares.

Eleições nos EUA. Nesta reta final da disputa entre o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden, fizemos um compilado sobre as pesquisas nos estados decisivos e nossa equipe preparou uma série de reportagens sobre a América de Biden-Harris; vale a leitura. Já a editora Isabella Mayer mostra que Trump, se eleito, deve seguir pressionando Google, Facebook e Twitter com a acusação de censura. Mas milhares de votos feitos pelo correio estão prestes a serem descartados; entenda no texto dos cientistas políticos Michael Herron e Daniel Smith. E uma curiosidade: a votação para sempre é feita primeira terça-feira de novembro; saiba por quê.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Ciências “normais” e de redes sociais. Em novo artigo, a doutora em Filosofia explica por que existem duas concepções antagônicas de ciência. Por falar em ciência, o professor do Instituto de Química de São Carlos da USP Hamilton Varela mostra que o Brasil jogou como nunca e perdeu como sempre na expectativa de um Prêmio Nobel em 2020. Mudando de assunto, o jornalista e escritor Paulo Polzonoff mostra que Mefistófeles não poupa ninguém e revela o preço da aceitação nas redes sociais. Por falar em internet, o colunista Luciano Trigo escreve uma resenha e reflexão sobre “Fake Brazil – A epidemia de falsas verdades”, livro do também colunista Guilherme Fiuza.

Nossa visão

Olhar para o Chile. Normalmente, em muitos países, momentos de grandes mudanças institucionais costumam ser acompanhados da redação de uma nova Constituição, já que o texto anterior costuma ser profundamente vinculado ao regime ora extinto. O Chile, no entanto, não concluíra esse trajeto: o ditador Augusto Pinochet deixou o poder em 1990, mas a Constituição promulgada durante seu regime continuou valendo. Agora vai mudar. Tema para nosso novo editorial: O Chile e sua nova Constituição.

A decisão de convocar a consulta popular não resultou de um consenso sereno entre grupos políticos e sociedade civil a respeito da necessidade de uma nova carta, que obviamente padecia do chamado “vício de origem”; o plebiscito foi a resposta do presidente Sebastián Piñera a uma série de protestos realizados entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.

Para inspirar

Amor de neto. Um garoto de 11 anos mostrou que faz qualquer coisa pela avó. Qualquer coisa mesmo. A criança viajou a pé as fronteiras da Itália, Suíça, França e Inglaterra só para dar um abraço na avó Rosemary, que mora na Inglaterra; confira essa história inspiradora.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]