• Carregando...
Combate ao coronavírus: higienização de ambulância em Curitiba.
Combate ao coronavírus: higienização de ambulância em Curitiba.| Foto: Valdecir Galor/SMCS

Para começar esse resumo de notícias. Países de todo o mundo estão preocupados com a segunda onda de coronavírus. Os Estados Unidos estão com recorde de internados e novas restrições foram impostas. Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, a França ultrapassou 2 milhões de casos e a Itália teve o maior número de mortos desde abril (731 em 24 horas). A mesma pesquisa também mostra que o Brasil deu um salto de transmissão do vírus: de 0,94 por pessoa para 1,10 há três dias.  Saiba mais sobre o aumento da taxa de transmissão no país.

Utilidade pública

Média móvel. Apesar do aumento da taxa de transmissão, o Brasil segue registrando taxas de óbitos por Covid-19 um pouco menores do que entre os meses de junho e agosto, quando as mortes ficavam próximas a mil pela média móvel (que leva em conta a média de óbitos de sete dias). Já o pico de casos ocorreu entre julho e agosto. Veja mais números.

Atualização, paralisação e retomada. Nesta terça-feira (17), o Brasil registrou 35.294 novos casos de coronavírus e 685 mortes pela doença em 24 horas, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, já são 5.911.758, 166.699 o número de óbitos e 5.361.592 recuperados. Capital do Paraná, Curitiba suspendeu as cirurgias eletivas para reforçar os leitos de UTI; confira na reportagem de Marcos Xavier Vicente. Por outro lado, como revelam os jornalistas Maria Eduarda Lass e Roger Pereira, a prefeitura autorizou a retomada das aulas presenciais na rede particular.

Política e economia

Madeira ilegal. Em videoconferência da cúpula dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o presidente Jair Bolsonaro disse que pretende revelar uma lista de países que compram madeira ilegal da Amazônia. O presidente destacou uma operação da Polícia Federal sobre o tema que apresenta oito países europeus como destino; veja quais. Durante a reunião, o presidente também defendeu reformas na Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Organização Mundial do Comércio (OMC); leia mais.

Derrota de Lula. A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou um recurso do ex-presidente Lula (PT) que pedia a anulação do processo do triplex do Guarujá; confira no texto de Kelli Kadanus, correspondente em Brasília. Lula alega suspeição do ex-juiz Sergio Moro e incompetência do juízo original do caso.

Pix e auxílio a estados. Após ser oficialmente disponibilizado na segunda (16), o Pix ainda tem algumas limitações, como agendamento de transferências. Em outra notícia do universo econômico, há uma proposta no Congresso que pode significar um novo auxílio financeiro da União aos estados; entenda na reportagem de Fernanda Trisotto por que isso pode postergar a crise fiscal. Aproveite e confira também na reportagem de Jéssica Sant’Ana, correspondente em Brasília, quais são as prioridades da agenda econômica do governo no Congresso até 2012.

Eleições 2020

Giro pelo mundo

Estados Unidos. Presidente eleito dos Estados Unidos segundo projeções, Joe Biden anunciou nomes-chave para cargos na Casa Branca. A perspectiva é de uma administração “progressista”. Em reportagem, Gabriel Arruda mostra detalhes sobre a tendência da perda de relevância dos valores conservadores nos EUA. No Oriente Médio, foguetes atingiram a embaixada dos EUA em Bagdá.

América do Sul e Oceania. Além do coronavírus, pesquisadores da Bolívia e dos Estados Unidos identificaram a possibilidade de transmissão entre humanos do vírus de Chapare, pertencente ao grupo dos causadores de doenças como o ebola. Confira também o perfil de Francisco Sagasti, novo presidente interino do Peru. Ele é o terceiro em uma semana. Na Oceania, Austrália e Japão estreitaram laços militares com novo acordo de defesa.

Milícia digital

Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida expressou apoio à Gazeta do Povo pelos ataques que o jornal vem sofrendo da milícia digital Sleeping Giants Brasil. Ele condenou grupos anônimos que buscam cercear a liberdade de imprensa. A milícia anônima lidera uma campanha virtual para constranger anunciantes da Gazeta do Povo. Veja a declaração de apoio do secretário do Ministério da Economia. Outras pessoas públicas já declaram apoio à Gazeta e condenaram os ataques por parte do Sleeping Giants. Um exemplo foi Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Reflexões eleitorais. A doutora em Filosofia Bruna Frascola teve uma experiência diferente no primeiro turno das eleições municipais. Ela conta como é passar a eleição em uma favela dominada pela milícia no Rio de Janeiro. Já o cronista e jornalista Paulo Polzonoff escreve sobre fraude ou não-fraude: ele destaca que só existe eleição legítima se o eleitor a considera legítima. E o colunista político Alexandre Borges escreve sobre pesquisas, conspirações e bêbados.

Nossa visão

As vacinas e a empatia. Os últimos dias trouxe notícias importantes sobre a busca de uma vacina contra a Covid-19, com três delas apresentando mais de 90% de eficácia. Cientistas dizem que os imunizantes da Pfizer, da Rússia (Sputnik V) e da Moderna atingiram esse nível. Mas é preciso pensar em por que o presidente Jair Bolsonaro comemorou a suspensão de testes com vacina Coronavac. Tema para editorial da Gazeta do Povo: Vacina e empatia.

O presidente, quando fala da pandemia, demonstra sua grande preocupação com os efeitos econômicos da doença e das restrições impostas para conter sua propagação. Mas, quando diz que “ganhou” com a suspensão dos testes de uma vacina, coloca o seu próprio interesse – já que o principal defensor da Coronavac, o governador paulista João Doria, é seu adversário político – em primeiro lugar, deixando em segundo plano os potenciais benefícios que a aprovação de um imunizante teria para acabar com todas as perdas que descrevemos acima. Ter razão e desmoralizar um adversário político não pode ser mais importante que o fim da pandemia.

Para inspirar

Dos pães para o piano. Um adolescente de Campinas (SP) conseguiu transformar pães em um piano. Isso mesmo. Raul Sá, de 13 anos, mostrou sua veia empreendedora ao passar um ano vendendo pães caseiros e para realizar o sonho de comprar um piano; confira essa história na reportagem de Lucian Haro.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]