• Carregando...
Luciano Bivar, presidente do União Brasil
Luciano Bivar, presidente do União Brasil, anunciou lançamento de “chapa pura”.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O União Brasil, partido em que está o ex-juiz Sergio Moro, anunciou nesta quinta-feira (5) que deixou o grupo formado com MDB, PSDB e Cidadania que visava ao lançamento de uma candidatura única à Presidência. O deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do partido, afirmou que vai encabeçar uma chapa “puro sangue” para concorrer ao Palácio do Planalto. Saiba como essa decisão impacta na corrida presidencial.

Recado da CIA. A agência Reuters noticiou que o diretor da CIA, William Burns, teria dito a representantes do governo brasileiro que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria parar de lançar dúvidas sobre a votação eletrônica. Bolsonaro negou que isso tenha acontecido.

Repúdio a Lula. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado a proferir uma “aula magna” na Unicamp nesta quinta-feira (6). A iniciativa, que não tem respaldo da reitoria da universidade, foi alvo de moção de repúdio por parte de professores. Saiba mais.

Política, Economia e Utilidade pública

Punições a Daniel Silveira. Ao multar o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), o STF deu uma “resposta estratégica” para punir o parlamentar. Essa é a avaliação de alguns juristas. A Associação Paulista de Imprensa pedirá que Bolsonaro também conceda indulto ao jornalista Wellington Macedo.

Gangorra do PIB. Enquanto as projeções do PIB brasileiro para 2022 aumentam há cinco semanas, as de 2023 caem. Entenda por que isso acontece. Com o saque extraordinário do FGTS, o Ministério da Economia espera reduzir o nível de endividamento das famílias.

Giro pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que a Covid-19 provocou 15 milhões de mortes diretas e indiretas em todo o planeta. Saiba quem é o juiz autor da decisão que deve derrubar a lei sobre aborto nos Estados Unidos.

Opinião da Gazeta  

Os preços da Petrobras. Com os preços dos combustíveis ainda bastante elevados, com todas as consequências que isso tem para o custo de vida, chega a ser compreensível que o brasileiro se mostre favorável a algum tipo de intervenção do governo federal na Petrobras para forçar uma redução nos valores pagos na bomba. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A liberdade para administrar a Petrobras como mandam as boas práticas de gestão, sem intervenções populistas, é o melhor para a empresa e para o país. A estatal já passou por um período recente em que a canetada prevaleceu sobre as políticas de mercado: foi no fim do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Insegurança jurídica. Câmara quer barrar reajustes de 2022 nas contas de luz e preocupa setor elétrico

Segurança pública. Alegando “racismo estrutural”, ministros do STJ endurecem regras para abordagens policiais

STF. Nunes Marques pede vista e julgamento do habeas corpus de Allan dos Santos é suspenso

Artigo. A raiva de Xangai pode provocar um incêndio

Colunas e artigos

A ansiedade de uma geração. Pesquisas mostram que a geração Z, nascida depois de 1995, é a mais deprimida, mais ansiosa e mais solitária de que se tem notícia. Uma das razões é a obsessão com a sexualidade. Esse é o tema da nova edição do podcast Ideias.

J.R. Guzzo mostra como o ex-presidente Lula tem mania de grandeza.

Luís Ernesto Lacombe comenta um cartaz exibido nas manifestações de 1º de maio.

Para inspirar

Mármore na cozinha. Uma bancada de mármore na cozinha é uma superfície atemporal. Não importa a cor escolhida, a pedra pode atravessar gerações na decoração. Para garantir que isso seja possível, a Haus traz algumas dicas de cuidados com a peça. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]