• Carregando...
Míssel do Irã lançado contra base dos EUA
Foto que circula na mídia do Irã mostra míssil que teria sido lançado contra base norte-americana no Iraque.| Foto: Fars News Agency

Para começar. As notícias não são boas. Duas bases com soldados dos Estados Unidos e tropas aliadas no Iraque foram atingidas por mísseis na madrugada de quarta-feira (noite de terça-feira no Brasil). O Irã assumiu a autoria dos ataques, e foi além: afirmou que atacará as cidades de Dubai, nos Emirados Árabes, e Haifa, em Israel, se os EUA revidarem.

O país, inclusive, advertiu que pode atacar o território norte-americano. A polícia de Nova York já monitora ameaças. Como efeito colateral, os mercados asiáticos caíram e o preço do petróleo já disparou e a agência federal de aviação dos Estados Unidos orientou as companhias aéreas a desviarem as rotas do espaço aéreo do Golfo Pérsico.

Tragédia. Sobre o espaço aéreo, amanhecemos com a notícia de uma tragédia. Um Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines com 176 passageiros a bordo caiu após decolar do aeroporto Imam Khomeini na capital do Irã, Teerã. Não há sobreviventes e o motivo da queda ainda não foi esclarecido.

Relações Brasil-Irã. Após o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani, o governo Bolsonaro deu sinais de apoio ao ataque inicial ordenado por Donald Trump. É bom saber, portanto, como eram as relações do Brasil com o Irã até agora. E o que mudou com Bolsonaro. Leia na matéria de Leonardo Desideri, de Brasília.

Supremo Tribunal Federal. Com o ano novo engrenando, já é hora de pensar no futuro. Afinal, o ministro Celso de Mello se aposenta em novembro e abre vaga para um novo ministro do STF em 2020: quem será? Até meados de 2019, a indicação do presidente Jair Bolsonaro era quase certa: Sergio Moro, ministro da Justiça. Mas as coisas mudaram...

Para que você se acostume, desde já, com os nomes que podem ocupar a cadeira de Celso de Mello no Supremo, nossa repórter Camila Abrão fez uma lista de quem pode ser o novo ministro do STF: seis candidatos largaram na frente, veja quem são.

Poderia virar série. Dizem que a política brasileira é um prato cheio para um seriado. Vai que agora acontece. Sabe por quê? Um senador do PT quer dinheiro da Netflix para estimular séries e filmes brasileiros. A ideia é que as empresas de streaming incluam uma cota de produções nacionais.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

No novo editorial da Gazeta do Povo, comentamos o novo golpe parlamentar de Maduro, que ordenou à polícia cercar o parlamento e impedir a entrada de opositores na votação que determinaria o novo presidente do congresso local. Confira um trecho do editorial:

A tentativa de conquistar ilegalmente o comando da Assembleia Nacional é a nova batalha na guerra de Maduro para consolidar o poder total no país. Guaidó é o presidente legítimo da Venezuela, com amplo respaldo internacional e o apoio de boa parte do povo.

Para inspirar

Para fechar nosso início de dia, uma notícia inspiradora. Nossa equipe do Sempre Família apresenta a história de uma motorista de aplicativo que ganhou a chance de estudar Direito graças a um passageiro que prometeu pagar seus estudos.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]